quarta-feira, dezembro 13

Do novo método de compras

Para mim é novo. Para vocês pode já ser habitual.

Eu explico...

Sempre fiz a lista das compras com base no que me faltava, claro. Mas também de maneira a ter sempre uma "reserva". E as coisas ainda não tinham acabado e lá trazia eu, para prevenir ficar sem essa coisa.

Ter só uma lata de salsicha? Não, tenho duas.
Ter só um lava tudo? Não, tenho 2 ou 3...

E muitas vezes estas coisas ainda não tinham acabado e eu já andava a ver mais, lá está.

Gel duche, idem. Pasta de dentes. Papel higiénico.

Faltavam 5 rolos? Toca de ir comprar mais.

Até que já passada pelo dinheiro que andamos a gastar em compras, tanto eu como o marido, decidi fazer de outra maneira.

Só comprar mesmo quando vejo que já não aguenta mais uma semana! Se vejo que já não dura os 7 dias, então aí ponho na lista. Se ainda der, não coloco ou aliás, coloco na lista da semana a seguir.

Portanto, há coisa de 1 mês que tenho sempre duas listas de compras. Uma que é a certa que é para comprar mas onde vou riscando coisas que vejo que ainda dão para mais uma semana, mas coloco na outra da semana a seguir.

Assim, se acabar, já está na lista e não esqueço de comprar. Se não acabar, risco e coloco na lista a seguir e assim por diante. 

Ainda não consigo dizer se resulta em alguma poupança ou não, pois faço há pouco tempo e pior, em várias compras envolveu compras de Natal e portanto perdi-me ali um bocado.
Separei no meu mapa de controlo +/- os valores que acho que gastei, mas como foi sem certezas, quero esperar mais tempo e tentar perceber se cria algum impacto em termos de poupanças.

Se vamos às compras todas as semanas, não me faz sentido andar a fazer stock. A ver vamos como corre.



3 comentários:

  1. Yo hago lo mismo. Aunque por lo general hago compras para dos semanas. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. É esse o ponto, compras à semana, e realmente stock de pelo menos algumas coisas não faz sentido.
    Bom método, depois partilha, porque tenho a certeza que vais notar diferenças :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Discordo apenas numa questão, há produtos que devemos aproveitar a comprar quando estão em promoção. Por exemplo eu não compro detergente da roupa há quase um ano e da loiça igual, ou seja, coisas que não se estragam aproveito sempre a comprar em promoção.

    ResponderEliminar

E tu? O que tens para dizer?