Comecei com a constipação do costume, supostamente. Mas depois, uma tosse horrível, perda de voz, noites mal dormidas, lá fui falando com vários médicos.
Comecei por ter uma infecção nos brônquios. Só agora começou a passar mas ainda sinto aqui alguma coisa. Portanto, ainda não saiu tudo, mas está a ir. Tosse muito pouca agora e tenho dormido muito melhor, finalmente.
Entre vários remédios que foram tomados, reforçados, trocados... Entre várias conversas com vários médicos e ter ligado para a saúde 24 e terem-me finalmente levado a ser vista por um médico no Centro de Saúde, lá me auscultaram e a infecção parece que realmente está a desaparecer, apesar de ainda ter alguma expetoração.
Estava a tomar um xarope para tosse seca e tive que parar, por causa da expetoração.
Só que, no meio dessas chamadas, um dos médicos disse que a perda de voz podia ser devido a duas situações e eu admito, só me lembro de uma, pois é a que tenho. Problemas na tiroide.
Descobriram-me em Dezembro passado, um nódulo na Tiroide com 2cm. Antes não existia e então, cresceu do nada, no espaço de 1 ano.
E pode ser este nódulo que me está a criar estes problemas todos.
A perda de voz, por estar a tocar nas cordas vocais e o sentir uma coisa na garganta, por estar a tocar na garganta.
E a partir daqui, entrei numa espiral depressiva, pois disseram-me que convinha ir fazer rapidamente um exame. Uma cintigrafia.
Basicamente é perceber que nódulo é este. E se é maligno ou não.
Já me fartei de chorar, mas agora já estou mais calma.
Se for maligno, tenho que operar, claro. E, à partida, sai a tiroide toda e não será preciso Quimio nem Rádio.... Se for benigno, espero que sim, posso não ter que ser operada sequer, só controlar. A não ser que realmente seja o nódulo que está aqui a criar isto tudo.
De uma simples constipação, falou-se do nódulo e agora estou há espera da próxima Terça, que finalmente marcaram o exame, para ver se basicamente tenho ou não um cancro.
Mais uma vez, espero mesmo que não seja nada. Que seja só mais um susto da vida, para ver se eu acordo. E que não precise já de ser operada.
O meu 2023 foi uma valente merda, dentro de algumas coisas boas, claro... Mas o meu 2024 não está a ser melhor. Pelo contrário, até está a ser assustador.
Quero e estou-me a agarrar ao facto de eu ser saudável e sempre ter sido, sou forte e nunca sofri nada mais que estas ditas constipações/gripes... Mas o medo está lá.
Acreditem, tive medo de ligar e marcar o exame, mas teve que ser.
Tenho medo da data, apesar de querer realizá-lo ontem!
A médica que me auscultou já tentou acalmar dizendo que 90% dos nódulos, não são tumores. Aparecem porque sim, alterações hormonais. E que realmente se for algo de mau, tira-se a tiroide toda e pronto, normalmente não se passa mais nada.
Claro, no meio disto tudo, problemas na tiroide fazem o peso oscilar... E isso mexe imenso também com o meu psicológico. Mas uma coisa de cada vez. 1º quero saber o que tenho e se tenho algo.
Só depois deste exame é que poderei avançar para o resto, se tiver que avançar para algo.
Uy espero que estés mejor cuidate mucho. Te mando un beso.
ResponderEliminarEu desejo sinceramente que nada passe de um susto,
ResponderEliminarBoa sorte para o exame e envio as minhas energias positivas todas para ti!
Um beijinho Cláudia
Já fiz duas biopsias, uma a um nódulo mamário (fibroadenoma) e à tiróide (nódulo benigno também).
ResponderEliminarContinuam os dois por cá sem me dar qualquer problema. Felizmente nunca me passou pela cabeça que pudessem ser malignos (e sou bem pessimista noutras coisas!).
Tive hipotiroidismo no final da adolescência (mudei para o litoral e passou) e a TSH suprimida no pós-parto (foi aqui q fiz a biópsia). Felizmente resolveu-se sem ser necessário fazer nada.
Ah... o inverno passado tive uma virose e mais de um mês com tosse! Quando tive covid foi igual. Mas passou.
Não pense no pior. Foi ao médico e sabe as possíveis causas. Faz a biopsia e logo se vê.
As melhoras!
SM
Tenha calma, Cláudia; conheço uma data de gente com problemas de tiroide e são pessoas normalíssimas. Também têm nódulos, mas como não cresceram, fazem a sua vida. Uns estão medicados e outros só fizeram medicação no início da doença.
ResponderEliminarBem sei que é inevitável pensar em todas as hipóteses e que temos certa veia masoquista que nos lembra sempre o pior. Mas, como a Cláudia escreveu, mesmo na pior situação, o caso resolve-se.
Apoie-se em quem gosta de si e lhe está próximo. Não há abraços nem beijos por mail ou voz. Nesta altura, o carinho e a compreensão do momento que vive ajudam muito.
E a força pessoal também.
Boa sorte com isso.
Bem, ainda estou a recuperar os posts em atraso e só agora é que li este; não te preocupes antes do tempo; deves, claro, fazer todos os exames e análises necessários até teres um diagnóstico definitivo, mas sem pânicos; dois casos que acompanhei de muito perto:
ResponderEliminarO meu marido também tem um nódulo na tiroide já desde 2017, fez todos os exames e mais alguns depois de lhe dizerem mil e uma coisas, que era um caroço enorme, que era maligno, isto, aquilo e aqueloutro, de ter cirurgia marcada, fazer consulta pré cirúrgica, de lhe espetarem com iodo e o porem radioactivo e sei lá eu mais o quê, afinal só tem que tomar o Eutirox, um comprimidinho de manhã para regular os níveis hormonais. E nunca mais teve nenhum tipo de sintoma; claro que todos os anos faz consulta e exames de controlo.
A minha avó, há 30 anos atrás, foi praticamente o mesmo filme; internamento, exames, análises, biópsias, ai que é maligno, ai que isto, ai que aquilo; no fim, o belo do comprimidinho de manhã.
Sim, há casos que não é bem assim, mas a grande maioria, felizmente, é de simples tratamento/controlo. Tem calma, ok?
Um beijinho enorme e muita força :)