Como já aqui referi, ando a pensar seriamente no assunto e cada vez mais a sério. Aliás, a decisão está praticamente tomada.
Já falei com o médico de família e calhou falar com esta médica a que fui (otorrino) acerca disto.
Sinceramente, tive a certeza absoluta, se já não a tivesse, que há médicos que nasceram para ser talhantes.
Então ela vira-se para mim, após eu dizer que estava a pensar nisso, que era melhor estar quieta, que aos 36 é arriscado para mim e para a criança e que podia vir torto o bebé.
Que mais valia comprar um cão grande.
A sério, se não fosse o facto de eu ter ficado completamente parva, teria respondido.
Imaginem que era um sonho mas só agora o podia mesmo realizar?
Imaginem que tinha tido um problema e só agora mesmo o tinha tratado e só agora podia engravidar? Ou tentar, pelo menos?
A médica não sabe do historial de ninguém, para estar com estas conversas!
Fiquei mesmo parva.
Eu sei que tenho 36 anos, eu sei que a gravidez, já por causa da tiroide, é de risco e sei que a qualquer altura, o bebé poderá ter problemas, mas dispenso mesmo este tipo de conversas. Pode dizer absolutamente o mesmo, mas de outra maneira!
Sei de grávidas mais novas que eu, que abortaram sem explicação. Sei de pessoas que abortaram por o bebé ter problemas e elas eram mais novas que eu!
Sei que a idade já começa a "pesar" neste campo, mas também sei que há milhentas variáveis que podem fazer acontecer o que acabei de enumerar em mulheres mais novas.
Saí de lá cheia de medo, óbvio, apesar de saber que sou saudável, que cuido de mim e que estou já a planear tudo e a tomar as medidas e precauções necessárias.
Desde os meus 25, mais ano, menos ano, que sei que ia ser difícil engravidar, por causa da tiroide. Desde essa idade que sei que provavelmente ia ser gravidez de risco, mais uma vez, por causa da tiroide.
Eu sei dos riscos! É claro que não quero morrer e é mais claro ainda que quero ter (se vier a acontecer) um bebé saudável. E é óbvio que vou ser seguida!
Tantas mulheres a engravidar na minha idade e mais velhas ainda, tantas e a correr tudo bem... Porque raio esta parva veio com este tipo de conversa?
Haja paciência!
Uy ve con otro medico. Te mando un beso.
ResponderEliminarHá médicos que nunca o deviam ser, tratam as pessoas como se de números se tratassem infelizmente.
ResponderEliminarEspero que consigas realizar esse desejo e que tudo corra bem.
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Bom dia Claudia! Eu acho que tem apenas de procurar um bom obstetra, experiente, profissional, atencioso..., se não gostar nas primeiras consultas, tente outro, o importante é sentir que vai "ficar em boas mãos". Como disse, alguns não nasceram para serem médicos/as. Boa sorte! Com a sua idade, tudo é possível , viva o sonho! Dulce
ResponderEliminarQue comentários da treta dessa médica.
ResponderEliminarEra tão bom que os problemas fossem todos por causa da idade.
Quando tive o segundo filho, 34 anos, no curso de preparação, era a grávida mais velha mas a única que não estava de baixa.
Agora tenho 41 anos, dois filhos e queremos o terceiro. Confesso que estou receosa (mesmo se tivesse 20 anos tinha medo), mas as médicas (ginecologista e médica de família) apoiam-me a 100 %. Estou a tomar os suplementos e depois logo se vê.
A minha mãe (operada à tiroide aos 30s), avó, tia, prima, foram mães depois dos 40s e correu bem!
É óbvio que comigo pode ser diferente, nada está garantido, mas não é por isso que deixamos de tentar.
Que corra tudo como deseja!
Felicidades!
SM
Hoje estou de férias, e nem era para vir ler e comentar, mas , não me posso conter, depois deste teu relato.
ResponderEliminarA gravidez é sempre um processo de risco, seja em que idade for. 36 anos e quê? Estás velha para ser mãe? Cada vez mais se adia a maternidade por questões de vida e o sistema de saúde sabe disso e está aliás preparado para isso, foi-o fazendo ao longo das última década pelo menos, preparando-se. Nada de novo, ser-se mãe cada vez mais tarde. Essa médica deve ser mais uma das tantas parvas que se encontram por aí.
Sobre as tuas questões de saúde, não te acomodes a isso, ou a pensar que por si só já vai ser um drama. Tenho nódulos numa mamã que me avisaram logo que con as alterações hormonais da gravidez e pós parto podia piorar... Tender a ser outra coisa depois. E cá estou, na mesma com. O controlo habitual, claro.
É como tu dizes, és saudável, Tomás conta da saúde, não te limites a essa opinião.
Uma gravidez devidamente vigiada e cuidada é sempre o princípio máximo para que corra bem.
Um beijinho, e fiquei muito feliz com esta tua partilha e vontade
Olá!
ResponderEliminarinfelizmente existe médicos que não tem o verdadeiro DOM!
Não sei qual o teu problema de tiroide mas não tive problema nenhum..
Muda de médico até encontrares alguém que verdadeiramente te deixe tranquila e em quem confies... o resto é mesmo só isso resto.. não dês valor... beijinho
Vida
Meu Deus realmente de medico nao tinha nada de certeza!!!!
ResponderEliminarÉ isso: procure um bom obstetra e que lhe ofereça confiança. Ele vai acompanhá-la de acordo com a idade que tem. Talvez um primeiro filho aos 36 anos baralhe alguns médicos que têm na cabeça idades fixas para procriar. Como se já não bastasse a natureza a fazer das suas de vez em quando e a estabelecer-nos prazos:). Se é o que deseja, vá em frente, todos sabemos que a tendência é que nasçam cada vez mais tarde. Gostaria de ter sido uma mãe jovem, mas também não me aconteceu. Há muito factor que a vida introduz e nos leva a ir por inusitados caminhos. Boa sorte, seja qual for a sua decisão.
ResponderEliminarAi miúda... que comentário da treta!
ResponderEliminarÉ o que te disseram acima... procura outro médico. E muda se não gostares, o importante é sentires-te segura e confiares num especialista que te siga de A a Z.
Tanta mulher a ser mãe aos 50... minha nossa e 36 é para esquecer? Jezz! Lamento teres ouvido isso. Coragem e que corra tudo bem*
BeijinhoS*
Vegalachas
Efectivamente essa não é uma médica, é uma operária fabril que não acredita no produto que faz...cuidar de um ser humano não é para todos...
ResponderEliminarFico muito feliz por quereres ser mãe, não é nada tarde, hoje em dia cada vez é mais comum, ainda ontem falava com a mãe do meu afilhado mais pequeno que foi mãe aos 33 e foi tudo perfeitamente normal há já 11 anos...
Boa sorte seja qual for a tua decisão.
Olá!
ResponderEliminarAconteceu, aqui onde trabalho, uma epidemia (se pode-se assim dizer) há uns 24 a 25 anos atrás, em que várias mulheres engravidaram depois dos 40 - sério, foram umas 5, e todas as crianças nasceram saudáveis.
Tenho uma Tia, que engravidou aos 39 (o marido 49) - a "menina" já casou, tem gêmeos e todos estão bem, sei que há muitas histórias a serem contadas, e cada uma tem sua página...
O que eu digo a você: escute seu coração.. minha terapeuta diz que devemos escolher o que nos faz "menos mal" e de certa forma, o que nos faz mais feliz..
Seja FELIZ!!!
FLYRoBrasileitra