sexta-feira, junho 28

Da consulta no hopital

Dia 27 de Maio lá fui eu.

Mostrei os exames e análises que tinha e como já tinham passado quase 6 meses desde que os fiz, toca de os fazer de novo.

29 de Maio voltei lá, para fazer análises. No mesmo dia ligaram-me e, se supostamente é para engravidar, tenho que começar a tomar comprimidos, pois tenho um valor alto, que não pode estar alto. Se fosse para continuar assim, estava bom. Como se falou na gravidez, este valor tem mesmo que baixar. E se não baixar, não há cá bebé para ninguém.

A 17 de Julho volto lá, para fazer análises e ver se o valor desceu. Se não, ajustar a medicação. Consulta será por telefone novamente.

A 5 de Agosto volto, para ter consulta com ecografia.

Como referi, se eu não quiser/quisesse engravidar, os meus valores tinham que ser controlados, mas estava tudo bem.

Oficialmente tenho uma Tiroidite. Pelos vistos está "adormecida".

Se alterar alguma coisa, a probabilidade é ficar com hipotiroidismo.

Uma vez que a conversa gravidez está no assunto do dia e uma vez que se trata de um hospital público, a eles, não mostrei dúvidas. Disse que queria engravidar e acabou.

Porquê?

Porque se eu não quisesse engravidar, estava tudo bem, mas querendo, o caso já muda de figura. E se eu fosse para ali falar com dúvidas, mandavam-me para casa até decidir e os problemas ficavam por resolver. 

Pois que tenho uma coisa com um valor nos 2,6. Não sei se é porcento, se é batatas. É 2,6. E para se engravidar, tem que se ter menos de 2,5.

Então, se o valor estivesse superior a 2,5, teria de tomar comprimidos para que este valor baixasse. A gravidez só pode avançar se este valor baixar. E já iniciei os comprimidos, no dia 1 de Junho.

E, uma vez que tenho problemas deste tipo, terei que ser seguida mensalmente! E provavelmente fazer análises todos meses, no hospital. 

Dizem que a gravidez, para já, não será de risco por causa da tiroide. Mas se este valor não baixar, trás problemas para a criança.

A ter tantas dúvidas se avanço, se não, e ainda ter que levar com estes filmes, acreditem, não está a ajudar.

Mas sinto mesmo que estou a chegar ao meu limite. Ou é este ano ou possivelmente não é nunca. Porque eu tenho que encarar este meu problema, como um problema de saúde. Ok, pode não ser grave, para já, mas não deixa de ser um problema de saúde. E com a idade, é provável que piore.

E é isto. Ser seguida. Exames e mais exames e análises. Ver se sempre faço a ecografia para ver se tenho que fazer outra citologia, para ver se o que retiram dos nódulos, dá um resultado negativo.

E isto cansa. E tenho que, infelizmente, arrastar a minha mãe comigo, nestas coisas, pois não posso ir sozinha. Ora não há lugar, que aquele hospital é caótico ou por causa dos exames em si, que tenho mesmo que ir acompanhada.

Mas é isto. Preciso me tratar ou ver no que posso melhorar e tentar ter a melhor qualidade de vida possível.



5 comentários:

  1. Espero que todo vaya bien con los exámenes. Te mando un beso y cuidate mucho.

    ResponderEliminar
  2. Não sei que valor é, mas é uma diferença mínima para o "limite" que têm como seguro. Vais conseguir "tratar" ;)

    A tiroide está ligada em trio, tiroide-mama-ovários, o nosso corpo é uma incógnita, não sabia que funcionavam conjuntamente, até ao momento em que após mais de 10 anos a fazer anualmente vigia ao peito (que agora já é de 6/6M) me foi pedido exames específicos à tiroide só para ver se estava tudo ok, fiquei de boca meio aberta, não fazia ideia que dependem e trabalham umas com as outras.

    Se neste caso tens, por si só, problemas na tiroide é bom que se fale e que realmente sejas bem acompanhada, o bem do bebé é nós estarmos bem também. Acredita, vai correr bem :)))

    Beijinho, e bora lá a mais bebés na família :)

    ResponderEliminar
  3. oi oi

    eu tenho hipertireoidismo!! ou seja mais acelarado que o normal!! emagreço com a facilidade que todos querem :-( menos eu...

    Durante a gravidez tive de ser mais vigiada e ir alterando a medicação, fazendo ajustes...
    De resto tdo tranquilo ! a Deusa não tem dilema nenhum e eu já nem tomo medicação... os valores são altos na mesma mas é o meu normal!!
    P
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ter a melhor qualidade de vida possível, é um bom argumento. Se envolve análises e etc, sem dúvida muito maçadoras, paciência. Com ou sem gravidez precisa tratar-se, Cláudia. Porque o "mais tarde" já tem as suas complicações próprias e vão aumentando com os anos. Trate hoje o que é de hoje. Digo eu.
    E tenha um fim de semana repousado.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Se for bem acompanhada, tudo corre bem! Aminha filha tinha alteração valores tiroide devido á ansiedade no inicio gravidez, tudo regularizou. Confie médicos e vá em frente! Felicidades!
    Dulce

    ResponderEliminar

E tu? O que tens para dizer?