terça-feira, agosto 6

Das consultas

Como referi, desde que falei na gravidez ao médico de família, que passo agora a vida a fazer análises por causa da minha tiroide.

Todos os meses vou ao Hospital tirar sangue e ver dos valores.

Da última vez, os valores desceram, mas não o suficiente e nesse sentido, duplicaram a dose dos comprimidos para a tiroide.

Deram logo a indicação que até 27 de Agosto não posso mesmo engravidar. Se por acaso acontecer algum acidente, tenho que avisar imediatamente o hospital para reverem as doses.

Sério, isto mete medo!

E são estes os "planos". Acaba por ser um bocado triste, parece que de um negócio ou contrato se trata, mas o que tem que ser, tem muita força. Eu agora quero mesmo é cuidar de mim.

Claro, que com este tempo de espera, quero cuidar de mim antes de dar início ao que quer que seja.

Dentista também já está marcado.

Quero ser ajudada por uma nutricionista para ver se não aumento tresloucadamente o meu peso;

Preciso de ir ao Osteopata, ver da minha coluna que me dá dores que, acredito e desconfio, com a gravidez, o peso, devam piorar.

E é isto, mais uma vez. Estou cansada. 

Já disse que estou farta também de tomar comprimidos?

Aff... 😒

9 comentários:

  1. Espéro qu es tes bien. Ten una buena semana.

    ResponderEliminar
  2. Foi nessa imposição de "não pode engravidar até", que infelizmente tenho casos bem próximos que depois "passaram a idade".
    Sabemos que há que garantir a saúde da mãe e do bebé, mas o que te dizem em concreto da tiróide? mantendo a vida saudável que levas continua a ser um impedimento? e a tiróide faz o quê na gravidez? são mesmo dúvidas genuínas, não sei no que implica.

    Sobre o peso, eu ganhei imensa barriga, estava uma bola xD, mas no parto já se perde muito, muito é inchaço que passa com os dias pós-parto, não te preocupes com essa parte :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Cláudia, bom dia. Na gravidez terás direito a 3 cheques dentista, o médico de família irá passar-tos logo no início (é um por cada trimestre de gravidez). Portanto caso não tenhas queixas de maior e quiseres aguardar, sempre poupas essa consulta!

    ResponderEliminar
  4. Sim, a tireoide pode afetar significativamente a gravidez, especialmente em casos de desequilíbrio, causando hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podendo levar a complicações como parto prematuro, problemas no desenvolvimento neurológico do bebê e risco aumentado de aborto espontâneo.

    ResponderEliminar
  5. As hormonas da tiróide são muito importantes, são elas que gerem o nosso metabolismo, fertilidade, humor, e descompensadas, podem causar aborto, ...
    Tive hipotiroidismo no final da adolescência mas passou (tomei medicação). Nos pós-parto foi uma tiroidite, com hipertiroidismo subclinico (TSH suprimida, mas hormonas normais). Não sei se foi por isso que emagreci muito (tbm amamentava), mas nas gravidezes não aumentei muito o peso (nem tive grande fome). A tiroide normalizou com o tempo, sem fazer nada.
    Segue os conselhos médicos, daqui a nada está controlado e tens autorização para engravidar. :)
    Tudo a correr bem!
    SM

    ResponderEliminar
  6. Anónimo 12h20 e SM

    Muito obrigada pelos vossos comentários :)

    É isso mesmo, foi a explicação que me deram.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação à toma diária de comprimidos. É um mal necessário. Penso que tem de ser em jejum e só comer 30 min depois.
      A minha mãe toma há quase 30 anos porque retirou a tiroide (tinha nódulos). Teve a última gravidez há 24, com 44 anos (não planeada). A minha irmã, 24 anos, tbm tem hipotiroidismo. Faz análises e ajustes na dosagem regulares. E fica mais rabujenta qdo as hormonas estão descompensadas.
      Bjs,
      SM

      Eliminar
  7. olá
    Com calma !! tem medico que fazem mais alarme que outros... tens de controlar sim faz parte... mas tem de ser... como ja disse anteriormente depois dessa fase não tomei mais...

    bjss

    ResponderEliminar

E tu? O que tens para dizer?