terça-feira, fevereiro 18

Educação da criança

Fico contente por ver que o marido e eu estamos ali em pé de igualdade.

Concordamos com maior parte dos assuntos.

Também quer incutir responsabilidades na criança, com a casa e não só, dar o exemplo com o gosto que ele ganhou pela leitura de livros, estar em contacto com a natureza, etc.

Se nós seguimos um estilo de vida que nos agrada, é óbvio que será esse estilo que iremos incutir na criança.

Vida saudável, desporto, natureza, educação, responsabilidade, regras. Pouco contacto com telemóveis e tv.

Claro que isto é tudo muito giro, mas no dia-a-dia, principalmente a parte da tv, não sei como será.

Ou como ele diz, deixarmos de ver tv no telemóvel, durante as refeições.

Só temos uma tv em casa e está na sala. As refeições são feitas na cozinha, logo, vemos as séries no telemóvel.

Mas com a criança, não queremos isso, pois não queremos que se habitue a comer a olhar para uma tela.

A ideia é boa, adoro, quero, mas a verdade é que poderá não ser assim tão fácil de pôr em pratica, mais por nós que pela criança... Até comecei na brincadeira com ele e perguntei "então e fazemos o quê? conversamos?" 😝

Claro que, quando a criança falar, a ideia é mesmo essa. Mas até lá...

Como se costuma dizer, de boas ideias está o inferno cheio 😂

Mas só pelo facto de estarmos alinhados, é meio caminho andado!



7 comentários:

  1. São dinâmicas fáceis de implementar vais ver, primeiro porque mesmo que o bebé ainda não fale, a partir dos 4/5 meses vai fazer refeições, tipo a papa as sopas... e não vais conseguir mesmo que queiras estar a ver as séries no telemóvel, é toda uma aventura, e mesmo que o bebé não responda, vocês vão falar muito com ele xD, torna-se engraçado, vais ver na prática depois.

    Mais grandito a tv vai dar jeito, nós notamos evolução no nosso com o que vê também, ele é curioso aprende muito a ver desenhos, nem tudo é mau, é preciso é dosear também, mas nós temos deixado ver, foi natural. Ele até vê noticias normais connosco, e diz "o sr", "o menino" "olha o carro"... ajuda-os também.

    Sobre o incutir tarefas, concordo, o meu participa em tudo e acho que isso vai muito das dinâmicas das famílias, se gostam de fazer as coisas juntos ou se são mais individualistas.

    Adoro, tens trazido temas muito bons :)

    Beijinho grande!
    p.s. saí lá com a publicação de gênero sff <3

    ResponderEliminar
  2. Com a criança pouco tempo terão para ver séries no telemóvel. A não ser que ela seja um come e dorme. Ainda assim, pode crer que não precisa falar para vos retirar tempo. Na hora das refeições uso talheres e não telemóvel. Vai ser assim com a Cláudia, o marido e o rebentinho verde.

    ResponderEliminar
  3. Ansiosa para saber se é uma mini-Cláudia ou não :) o meu só teve tablet aos 9 anos, a tv era com regras e o tlm á mesa nunca existiu e ainda hoje não existe, a cozinha é para as refeições e para falarmos sobre o nosso dia, a sala é para o descanso, jogos e tv. Alerta: nem que quisesses não ias conseguir ver nada com um bebé.... :)

    ResponderEliminar
  4. Há coisas que provavelmente não vais conseguir implementar como idealizaste, mas há sempre espaço para irmos melhorando e mudando. Tenho-me tornado uma mãe diferente ao longo dos anos, vamos agindo também conforme as nossas aprendizagens na maternidade. Mas sem dúvida que estarem alinhados é a base de tudo :)

    ResponderEliminar
  5. Siempre es bueno tener prioridades. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia.
    Este tema é particularmente importante e acho que há coisas que devem mesmo ser discutidas ainda antes de se engravidar porque podem haver diferenças que não são mesmo conciliáveis. Até acho que há temas que devem ser discutidos ainda antes de a relação se tornar mesmo séria, em relação a dinheiro e outros temas importantes. Conheço quem se tenha chateado a sério porque um dos pais queria batizar a criança, e o outro não. É só um exemplo. Ainda bem que estão de acordo, obviamente que vai sempre haver pequenos assuntos nos quais discordam mas se o principal estiver alinhado o resto resolve-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá @Inês

      Por acaso temos estado super em acordo com muita coisa. Ainda bem :) A ver vamos quando discordarmos :P

      Beijinhos e obrigada

      Eliminar

E tu? O que tens para dizer?