Têm-me perguntado muito como as coisas estão a correr e bem, tentar fazer aqui um resumo.
Não me sinto uma má mãe, para começar.
Mas não sei se estou a fazer as coisas bem 😅
Aliás, eu cá no meu interior, sinto que sim. Mas depois fico na dúvida.
Ele, de há umas semanitas para cá, anda muito neeedy. Muito, demasiado "carente". Calma, eu sei, é um bebé. Mas só quer mama. Chega a estar mais de 1h na mama. Adormece nos entretantos ao colo.
Se o tento colocar no berço ou na nossa cama, com as devidas protecções, começa a chorar e lá regressa ao meu colo.
E se eu não tiver nada para fazer, deixo-o. Tiro-lhe a mama e deixo-o dormir no meu colo, que é tão bom tê-lo ali.
Mas se tento pô-lo na cama, chora muito. E lá vem para o colo de novo.
Nem o pai, quase nunca o consegue acalmar.
Admito que gosto de veja em mim esse porto seguro. Mas torna-se cansativo, claro.
Mas tenho só receio de não estar a fazer as coisas bem.
Que ele não esteja a dormir o suficiente, que de manhã, como está sempre na mama, não durma bem...
Ou que, sei lá. fique de facto mal habituado, apesar de eu saber que ele não vai ter 18 anos e não vai andar a fazer isto.
Mas bem...
As noites às vezes são calmas. Ora que já dormiu várias vezes 5h seguidas e nem 1 mês tinha. Acho óptimo. Como há noites, demasiadas vezes ultimamente, que acorda de 2h em 2h. Ou dorme ali até às 2h da manhã e depois não dorme mais nada.
Sofre muito com cólicas também. Passo a vida a fazer massagens mas mesmo assim, nota-se que sofre bastante. E claro, só a mama o acalma.
Mas bem, há pessoas que continuam a dizer que já devia dormir noites inteiras. Pois bem, ele tem 1 mês e meio e não dorme a noite toda. E sinceramente, está tudo bem. Será no tempo dele. Não sei se é mais rotina que ele precisa, se precisa de dormir mais de manhã, não faço a mínima. Mas de facto, não dorme a noite toda ainda. O que dorme, tirando se acordar de 2h em 2h, acho que já não é mau.
Sigue tus instintos y tu corazón. Te mando un beso.
ResponderEliminarOlá, bom dia
ResponderEliminarSer má mãe é bater, não alimentar, não higienizar e não amar.
Não me parece de todo que sejas isso para o teu filho, portanto és a mãe que ele precisa certamente.
Tem um mês e meio e já querem que durma a noite toda? era bom era, as minhas sobrinhas por exemplo eram assim desde o dia que saíram da maternidade, o meu só começou a dormir noites completas quase nos 2 anos... foi um martírio mas também quando começou a dormir bem foi logo 10/11 horas seguidas.
Faz parte, ele ainda não sabe sequer que nasceu, ele ainda se acha uno contigo, e é importante ele ter esse acolhimento que lhe dás, é mesmo onde ele se sente seguro.
Esteve contigo, com os teus sons, o teu calor, durante 9 meses. É muito tempo.
Ele lá chegará, ao dia que te solta, que dorme sozinho, que dorme noites inteiras... é cansativo? muito, mas ele vai perder isso tudo. Cada criança é uma, não se comparem nem deixes comparar.
Beijinho Grande e SIM!! és uma excelente mãe :)
Olá Cláudia.
ResponderEliminarLi-te e revi-me. O meu menino quando nasceu nas primeiras 3 semanas era tranquilo, dormia de noite umas boas horas seguidas (4-5h). Depois, começou a despertar muito e aí está, a mamar quase de hora a hora, e a dormir bem no colo ou encostado a mim. Claro que me bombardeavam com a saga do ''tem fome'' (ele mamava do meu peito em exclusivo e estava no percentil 85, imagina a fome...) e que ele tinha manhas. O que te tenho a dizer é: são muito pequeninos, estão ainda a adaptar-se ao mundo exterior, o relógio biológico deles está longe de ser regulado, não há ainda sincronização dia-noite e portanto é muito natural que tenham ciclos de sono bem curtos. O sistema neural é ainda imaturo, etc. Portanto, quem te disse que já devia dormir a noite toda, está a passar-te informação que não é de todo correta (apesar de sim, haver bebés que dormem a noite inteira desde muito cedo, mas são a exceção e não a regra). Só por volta dos 6 meses o sono começa a ter ciclos maiores, e por volta do ano durmam sem interrupção. No caso do meu filho, só dormiu um a noite seguida tinha quase 4 anos, nessa noite até quase que ia de hora a hora confirmar que respirava! Segue tranquila, o teu Tomás não tem nada de errado, pelo contrário. E as pessoas têm de parar de pensar que licença de maternidade é férias. O governo paga-nos para estarmos com os nossos filhos, cuidar deles. Hoje, se pudesse voltar atrás, tinha ainda lhe dado mais colo, não me sentiria mal como por vezes senti com a cama compartilhada, etc.
Beijinho.
Olá @Anónimo 09h45
EliminarA mim nunca disseram que tinha fome, mas sim que é manha. Estou tão farta da palavra manha, credo.
Por acaso o meu desceu o percentil e já começaram a falar em suplemento. Ver se bato o pé, não queria mesmo.
Ah sim, são cá umas férias... As pessoas não têm noção, não sei.
É triste esta sociedade.
Obrigada e beijinhos
O meu filho tinha 4 meses quando foi baptizado e foi a única noite que dormiu seguida até aos 2 anos... até aos 10 meses de 2 em 2h estava a acordar para mamar +/- meia hora, depois infelizmente perdi a mama e ele não se adaptou ao outro leite, e sim experimentei várias marcas de leite, acordava várias vezes de noite e tinha de ficar com ele até voltar a adormecer. O que eu quero dizer é que cada criança é única e se há os "anjinhos" que dormem a noite toda olha, os pais são uns sortudos...por ex a minha cunhada mais nova tem uma menina que agora tem 7 anos e era esse tipo de bebé, come e dorme, agora tem um menino com 9 meses que é como o meu filho era...come, dorme, chora, brinca, come....e lá está certinho de 2 em 2h mama pelo menos meia hora.
ResponderEliminarPelo que aqui narra parece-me um bebé normalíssimo. Deixe falar quem fala (vozes de burro não chegam ao céu) e faça como sente ser melhor.
ResponderEliminarUm abraço, Cláudia
It is hard when your baby is so little and wants to be close all the time. My mum says that when babies are small, they just want to be near their mum, and that is okay. It sounds like you are doing a really good job making him feel safe.
ResponderEliminarOlá, Cláudia!
ResponderEliminarOlha, tudo o que se está a passar com o Tomás é normal. O Calor faz muita diferença para a criança. Ou não. O acordar de 2 em 2, é normal. Estranho seria se com mês e meio já dormisse a noite toda...
Claro que estás a ser uma boa Mãe. Também sei o quanto stressante é, a privação do sono.
Desejo-te tudo de bom. Obrigada por dares notícias. Continua assim. Beijinhos
Não há certo nem errado. Vamos tentando.
ResponderEliminarCostumo dizer que o primeiro ano é o ano mais fácil e, ao terceiro filho, mantenho essa opinião (eu sei que há bebés complicados).
O meu filho mais velho com 1 mês já dormia a noite completa e adormecia a olhar para o mobile (comia e dormia mto bem), em compensação dormiu mal dos 9 meses aos 4 anos (teve um problema de saúde). O segundo acordava para mamar mas adormecia bem. Com 1 ano começou a dormir a noite toda (os dois ao mesmo tempo). Mas era um reguila e teimoso (ainda é). Tive noites péssimas qdo adoeciam.
A terceira, 2 meses, acorda (1/2 vezes) mas tbm adormece rápido e não chora muito. As más noites lá virão, no inverno.
Tive a saga do suplemento (dei e deixaram de me melgar). Com 1 mês ainda não tinha recuperado o peso e estava com icterícia. Com o reforço de LA lá passou. Amamentava normalmente (nada de substituir) e o marido dava LA a seguir, não afetou a produção de leite. 2 semanas depois já engordou bem e paramos o LA.
A rotina... Tentamos! Toma banho depois de fazer cocó (qdo calha). Durante o dia vai dormindo, à noite dorme na cama dela. Quando há choros inexplicáveis deito-me com ela no meu peito e/ou dou a mama. É milagroso!
A única chatice é ter de gerir os filhos mais velhos. Desde que começaram as férias escolares tem sido uma aventura. 😬
PS. E agora que escrevi bem dela, vai começar a dormir mal. 😑
Bjs,
SM
Olá @SM
ResponderEliminarAcredito que o 1º ano seja mais fácil numas coisas...
Depois quando crescem, ficam "fáceis" outras coisas.
Eu vou hoje ver se insistem com a fórmula. É que ele ganha peso e bem. Ganhou 1kg em 1 mês, acho bom!
Sim, eu também dou mama, muita. E o "problema" está aí... é ele querer sempre tanta mama :)
Beijocas e tudo a correr bem
Não achei que fosse um problema, como te disse o meu filho mamava meia hora seguidinha de duas em duas horas, se por acaso ele esticasse essas horas quando era a vez seguinte havia leite a jorrar como repuxo (ele tinha direito a tratamento hidratante facial).
EliminarEngordando 1 kg já nao insistem. Haja vantagens em passar o dia a mamar. ☺️
EliminarTudo a correr bem!
Bjs,
SM
Olá!
ResponderEliminarSegue o teu instinto e ignora o que dizem os outros. É um recém-nascido e precisa da mãe. Há quem considere os primeiros três meses do bebé como o quarto trimestre da gestação exactamente por isso. Os meus filhos também mamaram sempre que quiseram e não são manhosos por isso. É cansativo, extenuante, mas vale a pena. E vi num comentário anterior falares no percentil. Ignora isso. Se ele está bem, a crescer, a atingir outras metas de desenvolvimento, caga no percentil. Desculpa a linguagem. Eu com a minha primeira filha fui tão mas tão massacrada com o raio do percentil, estava no 3-15, e eu sempre recusei dar suplemento. Eu era magra em pequena, o meu marido ainda hoje é. Ela não tinha a quem sair gorda. Mas sempre foi crescendo ao ritmo dela. Ainda hoje é magra, mas não come porcarias. Papa sempre foi caseira de aveia, nunca bebeu leite achocolatado, provou doces para ai aos 3 anos ( e nem uma bolacha Maria lhe dava, não imaginas o massacre). O meu filho faz 3 anos em Agosto e também não come doces. Dão-lhe chocolates e porcarias que acabam no lixo, porque mesmo a irmã, hoje com 8 anos, come muito pouca quantidade. E sabes o que te digo? Mesmo com percentis baixos, não estão magros ao ponto de se ver os ossos. Estão super saudáveis. Nunca mas nunca precisei de ir a uma urgência com infecções respiratórias, nem gastroenterites nem nada, são muito saudáveis mesmo. Nada lhes pega. Quero lá eu saber do percentil! O meu filho ainda nem 3 anos tem e faz cambalhotas como gente grande, vai comigo para o ginásio e tanto ele como a irmã fazem inveja a muitos adultos com a força que têm (a minha filha anda na ginástica artistica e tem uma musculatura espectacular!). Na minha folha cheguei a sair de uma consulta a chorar por me fazer sentir péssima mãe por insistir no aleitamento materno exclusivo. Mas depois lá processei e insisti. Mamaram ambos até à volta dos dois anos e foi o melhor que fiz, por eles e por mim! Se ele está bem e tu também, ignora essas histórias.
E quanto ao dormir, não te quero desanimar mas a minha filha só começou a dormir seguido aos 6 anos!
Olá @Inês
EliminarSempre bom ler estas realidades que, para mim, é que são as reais.
Um bebé dormir a noite toda, por exemplo, é a excepção à regra.
Eu cá continuo a dar de mamar em livre demanda e ele, em 1 semana, fui lá ontem, ganhou mais 240g. Ora, não é nada mau. Já ia preparada para me recusar a dar fórmula.
Nós também queremos fazer esse tipo de alimentação com o pequeno, mas também ainda nem começámos e já ouvimos bocas e pessoas a quererem fazer o contrário, até irrita. Só fazem com que eu deixe de confiar neles.
Não dormir uma noite seguida, não me incomoda de todo. O que incomoda é não dormir sequer que ele anda cheio de cólicas ou sei lá que é isto.
Beijocas e obrigada
O não dormir em algumas fases pode ser normal, são cólicas, picos de crescimento, saltos de desenvolvimento... tudo junto, às vezes. Quanto à alimentação, prepara-te porque aí sim vai ser a luta. O meu filho nunca comeu fritos por exemplo. E se vamos a uma festa ou assim e todos os meninos estão a comer e eu a ele digo que faz doi doi na barriga, as pessoas reclamam comigo porque uma batata frita não faz mal a ninguém. No outro dia foi a cabeleireira que lhe queria dar um chupa chupa e eu recusei. Parece que sou um allien ou sei lá. E atenção. É impossível manter isto para sempre e por exemplo, há excepções. Eu digo à minha filha que se for a uma festa de aniversário de uma colega pode comer o que quiser. Um dia não são dias e não quero que se sinta excluída. Mas sabes o que acho engraçado? Ela ganhou muito cedo a noção do que é saudável e não é. E até saber por si, andava constantemente a perguntar: mãe, isto é saudável? Aquilo é saudável? Achava uma piada enorme. Quando eu ia ao supermercado ela pedia brócolos, framboesas, enquanto os outros miúdos se agarravam às porcarias todas. E lá está, ela hoje em dia já come. Até em casa. Mas não preciso de esconder doces, como algumas amigas, que dizem que se não esconderem os miúdos comem tudo de uma vez. Ela antes de comer pede, e normalmente vai buscar tipo uma goma ou assim uma coisa pequenina. Gelados cá em casa são sem açúcar, por exemplo, e vamos fazendo estes esforços. Mas quando são pequenos e negas uma bolacha maria ou um iogurte de aroma porque está cheio de açúcar, parece que tu é que estás mal. Ou quando proibes na escola de dar leite com chocolate e só aceitas leite simples, todas as outras mães reviram os olhos. Quero lá saber...
EliminarOlá @Inês
ResponderEliminarEu já vi que vou passar a vida na luta :P
Toda a gente tem opinião para tudo o que não interessa, é impressionante.
Exactamente, também vou tentar seguir essa linha de raciocínio. Nós cá em casa também raramente entram doces e afins. Até digo mais, normalmente é a minha mãe que se põe a comprar bolachas e isso... Farto-me de refilar que não queremos mas lá vem ela...
Com o pequeno, estou a ver que vai ser igual.
Olha Inês, força nisso, errada não estás.
Eu bem digo, vamos passar a vida na luta, mas estou como tu, nem quero saber.
Mas se eu, quando é comigo, levo com revirares de olhos, imagino com a criança...
Beijocas
Pois. Aqui a sorte é que trabalhamos por conta própria e eles estão a tempo inteiro connosco. Não vão para creches, nem para avós ou amas que não respeitam a vontade dos pais. E sei que há muitos por aí. Mas vais ficar parva, nas reuniões da escola é ver a professora a reclamar com os pais por mandarem kinder Buenos e hambúrguers do mcdonalds para o lanche da manhã dos miúdos. Nem imagino l que aquelas crianças comem...
EliminarOlá @Inês
ResponderEliminarTão bom! Eu queria tanto isso! Ficar em casa com ele... :/
Estou a entrar em stress de o ter que colocar na creche tão pequenino!
A sério? Mas isso lá é alimentação? :/