quinta-feira, outubro 2

Bebé normal

Sempre partilhei aqui convosco alguns dos comentários que sempre ouvi em relação à maternidade e ao bebé.

Sempre disse que não ligava, e não ligo, mas sempre me fez confusão ter que os ouvir. 

Mas eu sempre fiz o que o meu coração mandava e tenho a certeza que está tudo certo.

Até os parabéns recebi do médico, pelo desenvolvimento do pequeno. Que estou a fazer um óptimo trabalho. Isso deixou-me feliz, claro, apesar de não precisar de validação, é bom ver um profissional a reconhecer quando as coisas são bem feitas. Ainda para mais, com um bebé.


Mas como também sempre disse, normalmente não faço as coisas de cor. Leio. Muito. Há bases para algumas das respostas que dou ou decisões que tomo. Não sei, vou à procura.


E lá está, cansada de ouvir dizer que é estranho um bebé de 2/3 meses não dormir a noite toda, isso não é a regra. É a excepção.

Por acaso o meu filho, a partir +/- dos 2 meses e 1 semana/ 2 meses e meio, começou a dormir perto de 5h, às vezes 6h seguidas, de noite. E isso para mim é óptimo. Claro, para bebés, "dormir" a noite toda significa isso mesmo. 

Mas mesmo assim, pessoinhas não estavam satisfeitas - como se fossem elas a acordar 😒 - e lá vinham comentários tipo "nada mau"... 

Depois, a questão de eles fazerem da mama, chucha. 

Já sabendo que não tem mal e sempre o permiti, apesar de que é cansativo e se eu conseguir, acabo por o retirar da mama, apanhei um texto que fala disso mesmo.

Os bebés usam a chucha para substituir a mama e não o contrário. (eu sei, parece que mais ninguém sabe 😑) e é normal eles fazerem aquilo a que se chama sucção não nutritiva. Que é esta famosa frase de fazer da mama, chucha. É estar a chuchar "só porque sim", sem estarem a beber leite.

Este movimento acalma, adormece-os, tira dores... mas há sempre uma alminha que acha isto tudo errado.

Mais uma vez, eu estou tranquila. Ler textos de profissionais e ver que estou a fazer as coisas bem, oh, música para os meus ouvidos.

Se por acaso estiver a fazer alguma coisa mal, a responsável sou eu e o meu marido. Ninguém "sofrerá" as "consequências" (que para já, não estou a ver quais) a não sermos nós e quiçá, o pequeno Tomás.



7 comentários:

J.P. Alexander disse...

Espero que tu y hijo estén bien. Te mando un beso.

A teia dos 20 mais x disse...

Olá,

Então o meu filho deve ser um anormal...só começou a dormir a noite toda perto dos 2 anos. (agora dorme 11h seguidas)

Enfim...
Ainda vejo imensa gente ao meu redor, ou mesmo figuras públicas a dizer que têm filhos com 5/6/9 anos e não dormem a noite toda, devem ser outros anormais. Eles ou os pais uns incompetentes que não os fazem dormir. (ironia)

O meu usa chucha ainda de noite, apesar de lhe a tirar assim que adormece, ela fica na cama e ele põe e eu volto a tirar quando o vou ver. Mas é algo que lhe quero mesmo tirar. Mas uma coisa de cada vez.... (que já quer dormir no quarto dele, e ... tem de ser com calma todo o processo desta nova fase diferente, para ele e principalmente para mim).

Beijinho,
e viva os nossos filhos (A)normais

Marisa Reis disse...

Quando me diziam que era impossívelo meu filho mamar meia hora, que ele estava a fingir eu só respondia, pois, por isso é que ele aumentou de peso 600 gramas esta semana é por estar a fingir.... Agora com outro neto que faz um ano na próxima semana e que também mama meia hora, isso já é normal, porquê? Porque um era filho da nora e o outro é filho da filha.....

Ana Lucia Nicolau disse...

muito bom texto, gostei muito, abraço!

bea disse...

Sempre achei isso mesmo, que a chupeta é um substituto da mama (ou do biberão) e que a sucção e a preeensão são duas habilidades com que a criança nasce, tem de exercitá-las, são a sua forma de ligação ao mundo; no caso da mama, à mãe.. Não sei o que viu o médico no seu bebé, o pediatra dos meus filhos nunca me deu parabéns, apenas conversava comigo, instruía e esclarecia dúvidas - além de observar a criança, claro. Portanto, Cláudia, é mesmo de ficarem contentes pelo desenvolvimento do Tomás.
Um dia bom para os três

Anónimo disse...

Ignora!
Os meus rapazes nunca quiseram chupeta e adormeciam a mamar. Fixe, o "problema" era meu. Passaram horas na mama qdo estavam doentes, antes assim que os ver a chorar com desconfortos.
A menina já aceitou a chupeta (não passa o dia com ela) mas adormece na mama na mesma. Tbm adormece se lhe der a mão.
Quando me perguntam se ela é calma digo sempre que sim (não interessa se é verdade ou não). Para mim é a bebé mais linda, fofa, sorridente e calma que conheço. 😍E cagona tbm (vou à falência com as fraldas).
Os nossos filhos serão sempre os melhores do mundo (mesmo qdo se portam mal).
Bjs para o Tomás, o bebé mais amoroso dos seus papás.
SM

Cláudia disse...

Olá @SM

Exactamente, anda tanta gente preocupada e é isso, o "problema" é nosso...

Por acaso com o calmo, que me irrita, digo a verdade. Tem dias. Mas mais uma vez, parece que são eles que acordam também :P

Beijocas e obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...