Disse-vos que o meu irmão tinha ido parar ao hospital.
Foi por duas vezes em menos de 1 semana.
O problema? Rebentou, das duas vezes, veias no nariz.
Graças a Deus que foi no nariz e que saiu tudo. Não quero pensar se fosse noutro sítio....
Como o susto foi valente e ele tem "apenas" 37 anos (faz em Janeiro), penso que abriu um bocado os olhos. Principalmente por ter ido 2 vezes lá parar, de urgência.
Ele tinha a tensão a 22/14! É super alta!
Eu claro, aproveitei a deixa e comecei a fazer das minhas.
Isto pode ter acontecido por uma montanha de coisas, atenção. Ele trabalha 12 horas por dia e descansa pouco, ele carrega com pessoas ao colo, portanto no mínimo 50kg, de um lado para o outro, a alimentação não é das melhores, etc.
Eu claro, acredito que foi tudo junto, mas há coisas que ele pode mudar.
Comecei pela alimentação. "Dei-lhe na cabeça", a ele e à minha mãe, que a alimentação tem que mudar, que não dá para continuarem assim, que têm que se preocupar mais com eles, que eu não estou lá em casa e não consigo controlar tudo, mas sempre que sei de algo, refilo.
E é aqui que esta mudança de mentalidades entrou e não é nada fácil!
Ele só comia fritos e gorduras, coisas cheias de sal....
Do dia para a noite, convencê-lo a tentar comer melhor.... socorro! A ele e à minha mãe, que é tão mais fácil fritar coisas....
Já nem digo para deixar de comer carne, mas começámos pelas frituras.
No dia a seguir a isto fui lá a casa e fiz-lhe dois hamburguers grelhados. Temperei com pouco sal e apostei nas ervas e no alho.
Comeu e nem um "ui" se ouviu.
Como não posso estar lá sempre a fazer comida, agarrei e disse à minha mãe para começar a fazer grelhados, cozidos, guisados...
Todos os dias lhe pergunto o que comeu e o que fez para o almoço/jantar dele.... Tenho ouvido coisas boas. Bifes grelhados, strogonoff guisado, carne picada, tudo colocado em cru.
Parece que as coisas começaram a mudar! Finalmente!
Ele tem 37 anos. Não é velho, nada disso. Mas a verdade é que já não tem 20. E o corpo não reage da mesma maneira, com os anos a passarem. Há que cuidar!
Muitos dos nossos problemas é mesmo devido à alimentação e esses valores de tensão são de fugir. Espero que essa mudança continue, para o bem de ambos.
ResponderEliminarÉ muito bonito ver essa preocupação Cláudia e mais ainda é eles ouvirem-te e se irem adaptando depois de "anos" de habito.
ResponderEliminarMuitas vezes as coisas acontecem para nos fazer mudar, talvez tenha servido para vos mudar a todos :)
Que o teu irmão melhore a saúde :)
Beijinho
Não é fácil mudar mentalidades!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Tem mesmo de ser! Também tento ter cuidado com a alimentação mas confesso que de volta e meia como "porcarias".
ResponderEliminarBeijinhos/ A Filha
Bolas, as melhoras para o teu irmão e boa sorte :)
ResponderEliminarBeijinhos, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.com
É díficil mudar velhos hábitos. Mas devagar se vai lá!
ResponderEliminarAs melhoras do mano.
Visita o sítio da Mamã Coruja.1
Eu também tento evitar os frutos e as gorduras, cá por casa é quase tudo grelhado, estufado ou se é na frigideira leva muito pouco azeite(por ex bifes de peru com cebola, pimento e cogumelos). Mãos como carne de carneiro, borrego, vaca, por causa do colesterol e porco como pouco porque me incham os dedos. Comemos muito peru, frango, coelho e por vezes pato. Como o filhote adora salmão com massas coloridas, carapaus, douradas, grelhadas ou no forno, e bacalhau com batatas e bróculos fazemos várias vezes peixe.
ResponderEliminar