quarta-feira, setembro 30

Desafio - 30 Dias de gratidão

 10º Dia Alguém na minha vida

Mais uma vez, não posso apontar só uma pessoa.

Se está na minha vida, é porque de alguma maneira é importante.

Já falei da minha mãe, do meu avô, da minha melhor amiga...

Todos eles são alguém na minha vida.

O meu irmão, a minha irmã, até o meu pai, apesar de tudo.

Os meus meninos, a minha "tia" quase irmã.

Mais uns amigo chegados.

Até o meu Topogigio é alguém na minha vida.

E sou grata diariamente por todos estes "alguens" que fazerem parte da minha vida. Por terem saúde. Por nos apoiarmos uns aos outros. Por termos o nosso trabalho. Por podermos celebrar datas importantes juntos. Tudo.




terça-feira, setembro 29

Das Férias

 Lamento imenso, mas não consegui vir cá antes. Eu pus férias de Quarta a Terça (hoje) e o marido não sabia se conseguia ter férias ou não. Há última da hora lá soube que sim, ia ficar os mesmos dias que eu em casa, excepto hoje.

Correu tudo bem desta vez. Nada de enganos. Até decidimos foi aproveitar mais um dia e em vez de irmos Sexta e subirmos Domingo, só viemos na Segunda.

De Quarta, dos anos dele e dos nossos de casamento... Nesse dia tive uma entrevista que posso já dizer que não deu em nada. Esta gente e o exigir muito e querer pagar ordenados mínimos! Enfim.

O marido foi treinar ainda e depois de me ir buscar, ainda fomos comprar mais umas prendas de anos para ele.

Almoçámos na minha mãe, a "pedido" dele, o que admito, me surpreendeu imenso e ao mesmo tempo deixou feliz.

Depois, ainda fomos passear até Lisboa e viemos para casa fazer as coisinhas para comer.

A ideia era fazer entrada, jantar, sobremesa. As entrada foram tantas, que já não havia barriga para jantar, só para sobremesa 😂😂

Fiz-lhe um gin de melão 

Uma das entradas, um fondue de queijo e claro, sempre tudo bem regado 😂

Ainda comemos camarão e muito pão, daí a falta de fome. Para sobremesa, fiz uns petit gateau e tenho que mostrar numa postagem à parte, porque é a 8ª maravilha do mundo e nunca mais compro petit gateau!

Sexta saímos em direcção a Melides, que o marido queria lá almoçar coelho. Com isto do Covid, o restaurante estava fechado. Fizemos ainda um desvio grande, por causa do coelho, para nada.

Agarrámos em nós e rumámos à estrada em direcção ao 1º sítio onde íamos dormir. Almodôvar.

Comemos a caminho.

Terra calminha, não conhecíamos e achámos gira.


Adorámos o sítio onde ficámos.

Casa da Igreija. Sim, escrito assim mesmo. Com pequeno almoço incluído e ainda tivemos direito a um cocktail de boas vindas. O espaço era novo, todo muito giro mesmo e cheiroso! Adorámos!




sexta-feira, setembro 25

Desafio - 30 dias de gratidão

 9º Dia Uma canção

Estas perguntas, tão simples, tornam-se complicadas.

É que em criança, não me cantavam canções de embalar.

Em adulta, não tenho uma música preferida. Não tenho "A música" da minha vida, que retrata ela toda. Nada. 😂

Em pequenas, lembro-me que gostava imenso de ouvir Eros Ramazzotti. Para uma criança, ouvir estes sons... 😂 E adorava ouvir os sons dos Pan Pipes.

Já agora, pela graça, o meu irmão adorava ouvir Rão Kyao. Quem conhece, está a ver o tipo de música certo?😂 Ainda hoje nos rimos por este gosto tão peculiar 😛

Já a minha irmã, nascida noutra época, gostava de ouvir os Anjos.



quinta-feira, setembro 24

Desafio - 30 dias de gratidão

 8º Dia Uma história

Talvez a da vida do meu avô.

Ele tem um orgulho imenso na história da vida dele e quer sempre partilhá-la com o máximo de pessoas possíveis.

Como já aqui falei, ele já fez tanta, mas tanta coisa.

Ele foi para o seminário, ele foi marinheiro, ele trabalhou nos CTT, ele trabalhou em telecomunicações e ainda hoje, com quase 90 anos, sabe Código Morse. Ele pertenceu à PIDE. Ele esteve para sair do país, se os comunistas fossem para o poder. Ele já passou fome. Muita. Ao ponto de ser um professor a ajudá-lo. Foi professor, deu explicações.

Ele conta muito que o melhor professor que teve, foi um professor cego.

Nunca abandonou a minha mãe e a minha avó nas suas viagens como marinheiro. Elas foram sempre atrás. A minha avó nunca trabalhou para o poder acompanhar e aliás, ele nem queria que ela trabalhasse.

A minha mãe, numa dessas viagens, ficou doente e ele levou-a com eles. Nunca a deixaria cá. Se a filha, pequenina, talvez 3 anos, morresse, morria ali com eles.

Podia, mais uma vez, passar aqui o dia inteiro a falar da vida dele.

Só lamento ainda não ter conseguido levá-lo a uma rádio, para ele falar nem que fossem 10 minutos acerta da sua vida. É o sonho dele.


 

quarta-feira, setembro 23

Desafio - 30 dias de gratidão

 7º Dia Uma tradição

Aqui tenho que falar de duas coisas.

A 1ª, acontece desde que me lembro, é que sempre que algum de nós faz anos, vamos almoçar fora. Já chegou a ser almoço e jantar, até deixarmos todos de jantar e só comermos sopa 😂 Mas o almoço continua de pedra e cal.

Agradeço muitooooo estes almoços/jantares. Sou grata por eles pois estou com a minha família, sinal que estamos todos bem e juntos. Sou gratas por eles, pois é sinal que temos dinheiro para os pagar. Sou grata por eles pois é sinal que estamos vivos, que conseguimos saborear a comida, que vamos passar um bom bocado. Sou grata por eles pois é sinal que quem faz anos, está a comemorar mais um aniversário connosco. Só coisinhas boas pela qual sou mesmo muito grata.

A 2ª, é o dia 24 com a minha mãe. É que venha quem vier, o 24 tem que ser passado com eles. Até pode ser noutra casa, mas tem que ser noutra casa nossa. Na minha (que nunca lá passei nenhum), na do meu avô, não interessa. Tem que ser passado é com eles e com a mesa cheia, como todos tanto gostamos.

O dia 24 para mim é sagrado. Quase mais que o 25.

Antes, ia sempre ajudar a minha avó a fazer os doces. Ia sempre às compras também e é um dia para lá de atarefado. Agora quem faz os doces sou eu. A minha irmã e o meu marido ajudam. O cuidado é mesmo, os doces quase iguais, na sua versão saudável.

A comida é feita com tanto mas tanto amor e cuidado, que estou de coração cheio só de pensar nesta altura do Ano.

Tentamos decorar a casa e a mesa com o pouco que temos, e sentamo-nos lá. Numa mesa sempre farta.

Sou grata e muito pelo nosso Natal. Porque queremos sempre que todos abram muitos presentes. Não é preciso gastar fortunas para fazer do Natal especial e com prendas. Tenho ajudado a minha mãe nas prendas dela, que ela nunca sabe o que dar e eu, sempre com a mente a mil, estou sempre com ideias em mente. Nem sempre é fácil, admito 😛

Sou grata pela comida que está na mesa nessa altura do ano (E todo o ano mesmo). Sou grata por estarmos todos juntos, mesmo que sejamos poucos. Sou grata por podermos oferecer presentes uns aos outros. Sou grata pelo espírito dessa altura. Sou grata pelas risadas. Sou grata pelo amor. 💓



Parabéns a ele e a nós

 O marido faz hoje anos. 36 anos.

Já ando a dizer a meio mundo que ele tem quase 40 😂😂 ele fica todo chateado, mas não digo mentira nenhuma não é? 😂😜

Parabéns a ele e que tenha um dia muito especial. Eu vou fazer por isso. Pelo menos, tentar. E claro, isso significa encher-lhe a barriga de boa comida 😂😂

Claro, o dia hoje é duplamente especial.

É que para além dos anos dele... É o nosso aniversário de casamento. 3 anos!

A sério, nem dá para acreditar que já passaram 3 anos. Nem eu pensei que durasse tanto 😂

Muita coisa aconteceu nestes 3 anos casados. Mas continuo a considerar o balanço positivo.


Um feliz dia a nós.



terça-feira, setembro 22

Desafio - 30 dias de gratidão

 6º Dia Uma tecnologia

O telemóvel. E o computador.

Penso que aqui tenho mesmo que falar deles.

É que apesar das coisas negativas, que não vou falar delas, trouxe muita coisa boa.

Conseguimos estar sempre contactáveis; Conseguimos ajudar rapidamente quem precisa; Conseguimos falar e ver quem está longe; Conseguimos ler livros, consultar dicionários, etc.

Tudo nestes pequenos aparelhos.

Sou grata pela criação do telemóvel/computador e assim em modo de agradecimento também, porque sem ela não fazíamos metade, a Internet.



Queixas

 Chamem-me "reclamona"😂, chamem-me insatisfeita, o que quiserem.

Só sei que se nos calarmos, aí é que as coisas não mudam mesmo.

1ª situação - Ginásio

Mesmo fechado na quarentena, souberam retirar o dinheiro das quinzenas, que por si só, pagar às quinzenas é mau, e não foi preciso autorização, nada.

Até ia deixar a coisa passar, mesmo eu tendo tido uma redução nos rendimentos e não ter frequentado o mesmo, por causa dos Pt's.

Eis que descubro, eu e centenas de pessoas, que eles afinal não pagaram nada aos Pt's.

Solicitei então que me fosse devolvido o meu dinheiro, respeitante a 5 ou 6 quinzenas.

Disseram que devolver não dava, mas que dava para não cobrarem nas quinzenas a seguir. Ok, pode ser.

Passa a 1ª quinzena e descontam e eu na dúvida, ok, podem ter colocado os papéis mais tarde e não foram a tempo de não retirar. Passa a 2ª quinzena e retiram de novo e eu envio email para o ginásio. Nada.

Mais uma quinzena que retiram e faço reclamação online. Lá entram em contacto comigo e dizem que a administração do ginásio não aprova eu não pagar as quinzenas e dão-me um desconto. Reclamo que não preciso de autorização de como gastar o meu dinheiro. Faço nova reclamação e ficam 2 quinzenas sem retirar dinheiro.

Fico tranquila, ok a coisa está a andar. Qual quê. Passadas essas duas quinzenas, voltam a retirar o valor. Volto a enviar email antes de fazer reclamação e ninguém responde. Agarrei e reclamei online de novo.

Pelos vistos esta quinzena não retiraram, mas como não se dignam sequer a enviar um email, seguiu queixa por escrito para a ASAE.

Parece que andam a gozar. Acho isto uma falta de respeito. Nem dizerem nada, não pagam aos PT's e ainda dizem que não aceitam devolver o dinheiro? Mas o que é isto?

2ª situação - Aluguer do carro em Barcelona

Esta poderá não dar em nada, mas fica o registo e nunca mais me enganam mesmo. É que nos sentimos enganamos por demais e pedi o reembolso de 150€. 26€ que pagámos não sei para quê, nad, pelos vistos e os restantes 124€ por cobrança indevida. Fizeram um upgrade sem autorização, não nos deram  o carro pedido, nada.

Esta vai ser mais demorada ainda e para piorar, tudo em Inglês. Posso não reaver dinheiro nenhum, mas também não sai em branco.





segunda-feira, setembro 21

Desafio - 30 dias de gratidão

 5º Dia Um objecto que uso diariamente

Tantos. Como só um?

Sou grata por todos os objectos que uso diariamente.

Sou grata pela minha cama; Sou grata pela minha tigela que leva com a minha comida; Sou grata pelo meu frigorífico que me mantém a comida sem estragar; Sou grata pela minha escova de dentes; Sou grata pelo meu telemóvel que me permite estar sempre contactável; Sou grata pelos meus tachos que me permitem fazer comida; Sou grata pela minha banheira que me permite tomar banho; Sou grata pelos meus sapatos que me protegem os pés; Sou grata pela minha roupa, que me aquece nos dias frios e protege também... 

Podia ficar aqui o dia todo a agradecer as pequenas coisas, que damos sempre como garantidas, erradamente, e cada vez tenho mais a certeza que só temos é que agradecer tudo diariamente.

Quantas pessoas espalhadas por esse mundo fora, não podem agradecer ter uma cama, um tecto sobre a cabeça ou um simples sapato?



Do fim-de-semana

 Já passou e foi mesmo calminho.

Sexta saí do trabalho e como o marido nada tinha avançado em casa, decidi sentar o sofá. E pouco me levantei de lá. Estava a sentir-me mal e então foi o resto da noite passada ali.

Sábado já estando melhor, fui treinar.

Depois do treino, comecei com as limpezas em casa. Ainda voltámos ao sofá para acabar de ver um filme.

Compras para a casa, mais limpezas e receitas desta semana feitas. Tenho mesmo que vos colocar a par das maravilhas que tenho feito.

Ainda consegui meditar e acabei mais uma noite no sofá.

Domingo, acordei e fui para o sofá 😁😂

Pequeno-almoço tomado, sofá de novo e vimos uma série super interessante! Apenas 6 episódios (acho) de 1h cada a falar do acidente de Chernobil. É que foi mesmo interessante e educativo. Infelizmente, só veio mostrar que a política está metida em tudo e parece que é a única coisa que interessa...

De Domingo, tirando o almoço, a única vez que me levantei do sofá, foi  para ir correr 10km e que bem que soube. Eu preciso descansar e preciso de aprender a fazê-lo e é bom fazê-lo e não me posso martirizar por isso. Mas passar um fim-de-semana quase todo no sofá, ou pelo menos um Domingo inteiro no sofá, é coisa que me deixa doida. Não gosto.

Como podem ver, foi um fim-de-semana de muitooooo sofá!

Não houve praia, houve corrida mas não com o pessoal, o que acabou por reduzir e muito o tempo "perdido" e houve descanso.

Por aí, que fizeram?


 

sábado, setembro 19

Até já

 Querias praia? Então toma lá com chuva até mais não, para ver se acalmas😒

Conclusão?

Talvez fique por casa o que acaba por não ser mau, pode ser que descanse... 😛

Mas claro, vão haver limpezas à casa, treino no Sábado, ida às compras para a casa.

Supostamente ia haver uma corrida no Domingo, mas a continuar assim, não contem comigo. Praia também não há pelos vistos.

Receitas novas para testar e prontinho, para a semana entro de férias de novo 😝 mais 5 dias. Mas só na Quarta-feira, calma.

Por aí, divirtam-se!



sexta-feira, setembro 18

Desafio - 30 dias de gratidão

 4º dia Um pequeno acontecimento

Não sei bem o que querem aqui, com este pequeno acontecimento... 😛

Talvez o ter-me formado. Que quando foi a bênção das fitas, foi uma choradeira pegada 😂😂 E vi o orgulho nos meus familiares 💖

Não digo que tenha sido o dia mais feliz da minha vida, acho que ainda não se proporcionou, mas foi para lá de feliz 💝

Por terem estado lá as pessoas que mais amo. Por ter corrido tudo bem 💕



Receitas saudáveis, Fit e proteicas

Não é fácil. Nada fácil.

Passo a vida a pesquisar e a misturar receitas daqui e dali e a dar depois o meu toque.

Quase todas as receitas que faço têm dois objectivos:

1º Continuar a comer de tudo sem engordar (tanto);
2º Que tenham proteína.

Nem sempre é fácil a parte da proteína. Ora porque a que tenho em casa é específica e sabe a baunilha, ora porque não posso mesmo colocá-la porque não consigo incorporar de algum modo.

Ou tentar usar legumes para fazer doces e aqui a parte interessante é "enganar" miúdos e graúdos nesse campo. Comem legumes, sem saber que o estão a fazer.


 

É preciso alguma criatividade, tempo, paciência, mas ando a adorar, como já referi, o que ando a fazer. Pena não andar a ter tanta visibilidade como quero.

Já várias pessoas me perguntaram quem come tanta receita que faço e se não me canso de estar sempre a inventar receitas diferentes.

Ora... Não e.. não 😛

Quando faço estas receitas, faço pequenas quantidades e ao tornarem-se saudáveis e proteicas, o marido come mais. Aliás, basta ter o meu marido em casa e sai mais barato alimentar um burro a pão de ló.  Ele come mesmo muito. Mas principalmente as receitas são pequenas. Não faço quantidades industriais.

Depois, estar sempre a variar é que me motiva. Já farta de comer sempre a mesma coisa estava eu. E ele. Isto veio ajudar a inserir mais leguminosas na nossa alimentação, a evitar comer tanta carne, a experimentar coisas novas e assim, andamos mais motivados com a alimentação.

 

 Como podem ver pelas imagens, como me fartar disto? Só o aspecto das comidinhas... 😁