segunda-feira, novembro 30

Do fim-de-semana

Acabou-se a semana em teletrabalho, mas para a próxima há mais. E melhor ainda, estas duas próximas semanas são mais curtas, por isso, não custa tanto 😁

Sexta, depois de sairmos do trabalho, lá fomos tentar a nossa sorte com as compras de Natal.
Preciso de mais coisas, até para mim, mas quis tratar foi das compras para a casa e algumas prendas de Natal e depois logo vejo o resto. Já despachei a prenda do avô, mais umas coisitas para a mana, para o namorado da madrinha e pronto.
Mas foi um stress do caraças, odeio fazer compras, então fazer compras assim...

Acabámos por jantar lá, claro. Eu, esta pizza 😁

E uma bolachita destas para sobremesa, que deliciosa!

Sábado veio cá mais uma pessoa fazer o orçamento para as obras. A coisa está-se a compor. Devagar, mas a ir.

Após isto, treino. Com isto das coisas fecharem às 13h, é um stress fazer qualquer coisa. Chegámos ao ginásio já passava das 11h e saímos de lá quase a correr, porque era quase 13h.

Fazer almoço, acabar de limpar a casa e a dar-me uma soneira mas aguentei-me sem fazer sesta 😂😛

Montámos a árvore de Natal, acabámos as limpezas e para o jantar consegui fazer logo três receitas para o Insta. Espectáculo 😁

Conseguem ver o filme? É a árvore de Natal deste ano. Adorei este ano. Não sei explicar... Talvez estas flores, que foram as tais que mandei vir de fora. Largam muita brilhantina e dão imenso trabalho a colocar, mas valeu bem a pena.


Domingo foi dia de dormir até mais tarde e devido ao tempo, não fizemos a corrida virtual que estava planeada. 
Fiz mais duas receitas para o Insta e a sério, começo a assustar-me com o meu jeitão para cozinhar e reinventar receitas 😂😛

Foi um fim-de-semana de muitos filmes, especialmente filmes de Natal. E ao montar a árvore, música de Natal a rigor. 
E adorei estar a sofázar, a chover lá fora, manta nas pernas, filme de Natal na TV e chocolate quente (daqueles feitos na máquina, com água, logo, mais saudável 😂) na mão.

Por aí, que fizeram?



sábado, novembro 28

Até já

Fim-de-semana bom. Último de Novembro, faltam 3 semanas para o Natal e não fiz ainda receitas para testar relativas ao mesmo.

E com tanta proibição, irei ter que marcar dias de férias para conseguir ir às compras de Natal. Este Natal e já há alguns que sou eu que compro as minhas prendas e as prendas da minha mãe, o que acaba por ter que haver cá uma logística organizada destes lados... 😂

Bem, este fim-de-semana há treino, há uma corrida virtual de 10km e mais receitas para o Insta.

Os assuntos das obras finalmente parece que estão a avançar, mas já não acredito que antes do Natal tenha algo feito. Mas enfim, ano novo, casa nova 😛

E fiz umas encomendas estrangeiras, de coisas de Natal (já que cá, só por uma das coisas pediam o valor total que eu dei por todas) que já chegaram e se calhar ainda se monta a árvore este fim-de-semana 😁

Por aí, divirtam-se!



sexta-feira, novembro 27

Trouxas de salmão e espinafres

Tinha ainda massa filó em casa e desta compra, fiz boas receitas e correram todas bem. Desta vez consegui trabalhar bem a massa, sem a romper. Deve ser a massa mais complicada que encontrei para trabalhar.

Deram uma bela entrada, ficaram saborosas, estaladiças e saudáveis. Pelo menos mais que qualquer coisa de compra.


Cortar a massa filó em quadrados. Duas folhas sobrepostas renderam 6 trouxas. Colocar o salmão cru, sem espinhas e temperar. Colocar algumas folhas de espinafres. Coloquei, porque gosto, algumas ervas. Uni as pontas da massa e selei com água. Foram ao forno até a massa estar estaladiça.

Definitivamente a massa filó é uma alternativa bem mais saudável (nem que seja por conseguir usar menos) que a massa folhada. E foi tudo feito no forno. Ouro sobre azul.



quinta-feira, novembro 26

Perguntas acerca deste ano

 Cá está a continuação😀

12 - Como está sua satisfação em termos de contribuição com o mundo?

Acho que não está má. Ando de transportes e a pé. Não sou consumista. Tento seguir um estilo minimalista em tudo. Sou super organizada e tento poupar ao máximo, quer recursos, quer dinheiro, ambiente, etc.
Vou ficar ainda mais satisfeita se conseguir participar num projecto piloto de recolha de resíduos alimentares para compostagem. Até livros, comecei a comprar alguns e-books em vez de livros físicos, apesar de não ser a mesma coisa.
 
13 - Como está a sua família?
 
A minha família está bem e unida, é o que sempre desejo e mais agradeço. Já se passaram alguns 7 meses de pandemia e estamos todos bem e espero que assim continue. Tenho só pena de não ter a minha irmã por Lisboa, mas pronto, falamos todos dias.
 
14 - Como você está em termos de relacionamento amoroso?
 
Ora continuo casada até à data de hoje e já levamos quase 16 anos de relação. Muito ele tem falado de filhos como vos disse e andamos a ver se não nos separamos de vez. Mas existe amor, ai isso existe.
 
15 - Como estão seus relacionamentos, de modo geral?
 
Com a minha família, acho que estão cada vez melhores. Com os amigos é que estão a meio gás. Estou-me a sentir um pouco de parte em relação a tudo, mas enfim. Nascemos sozinhos, morremos sozinhos.
 
16 - Como está a sua relação com a espiritualidade?
 
Acho que cada vez está melhor ou pelo menos tenho ganho cada vez mais consciência. Faço o Reiki, medito quando posso, agradeço sempre. Por tudo e mais alguma coisa. E isso acalma-me e acho que funciona mesmo. Faz-me feliz.
 
17 - Como estão seus momentos de lazer, hobbies e criatividade?
 
Como referi uma vez, parece que deixei de saber o que me faz feliz em termos de lazer, hobbies, etc. Mas quero voltar a focar-me neste campo, porque preciso mesmo. Para além do ginásio, quero ver se me dedico a trabalhos manuais. Pois trabalhos manuais exigem concentração e quem sabe não começo aqui o meu parte-time? A 1ª experiência vai ser o mealheiro da mana e queria mesmo ver se os conseguia vender 😀
 
18 - Você é feliz?
 
Vou sendo. Não acho que seja plenamente feliz, mas quero atingir esse estado. Com calma chego lá. Mas sou feliz porque tenho a minha família comigo, temos saúde, tenho trabalho, comida na mesa, um sítio onde dormir, uma casa a que chamo minha. Posso dar-me ao "luxo" de ter alguns prazeres e portanto vou sendo feliz, sim.
 
19 - O que mais te causou “barulho mental” este ano?
 
Este ano e todos os anos, que a ansiedade já existe desde há muitos anos atrás. Mas o estar só fechada em casa, sem ver a minha família e só ouvir falar do Covid, estava-me a deixar doida. Não saber também se voltava a ter trabalho, mas felizmente voltei. Outro barulho mental, infelizmente, é o marido só falar em filhos e ginásio, admito. Anda mesmo obcecado com os dois.
 
 20 - Que momentos este ano foram memoráveis?
 
Não acho que o ano tenha tido nada de memorável a nível pessoal. Mas pelo mundo, o facto de o buraco do ozono ter diminuído. O facto do Trump ter saído do poder. O facto da poluição ter diminuído tanto em certas cidades... Isso já valeu a pena algumas coisas menos boas.

Continua...


quarta-feira, novembro 25

Trabalho

Se vocês soubessem a raiva que senti...

Então não é que calhou em conversa (não perguntem qual/como pois nada apontava que íamos nessa direcção) com o meu chefe, se eu iria finalmente ter o meu aumento até ao final do ano, conforme me deu até então indicação, ao qual ele me responde que não?

Mas afinal andam a brincar comigo?
Depois vem com a conversa da valorização e que os Administradores estão cientes do meu bom trabalho.
Que palhaçada!
Estão (só podem mesmo) há espera que eu me passe da cabeça a sério?

Sou Técnica de Contabilidade a ganhar o mesmo que a administrativa que entrou agora! 1,6 meses depois e nada!

E cada vez tenho mais a certeza que chegam ao final deste último contrato e mandam-me embora.

É que cada vez acredito mais que querem de facto que me passe, pois andar "mansa" não anda a dar resultado!

Isto para mim é uma falta de respeito.

Eu controlo as contas dos Fornecedores, faço conciliações e reconciliações, conciliações bancárias, facturação, controlo de dívidas e créditos, agora até resposta a reclamações eu tenho que dar, entre outra funções que me estão inerentes, formação à nova colega... Isto é demais mesmo.

Eu sei que eles se aproveitam da pandemia e do estar complicado arranjar trabalho para não darem aumentos e as pessoas continuarem aqui caladinhas, mas isto é de mais mesmo.



terça-feira, novembro 24

Perguntas acerca deste ano

Vi estas perguntas no blog da Thais e realmente deixaram-me a pensar.

Podem ver aqui: https://vidaorganizada.com/2020/11/16/perguntas-a-se-fazer-para-revisar-o-ano-que-esta-acabando/

Vou fazer em três partes, para o texto não ser enorme.

1- Quais foram os principais aprendizados deste ano?

Sinceramente, acho que foi o facto de ter ganho consciência que não se pode confiar/contar com ninguém a não ser connosco mesmos. Queremos algo? Temos que lutar sozinhos, porque as pessoas dizem que apoiam mas no fundo, não querem saber disso para nada. E ninguém está verdadeiramente preocupado connosco. Até precisarem de alguma coisa.

E que não vale a pena fazermos grandes planos, que vem a vida e troca tudo.

2- Qual foi a melhor coisa que aconteceu?

Não acho que tenha acontecido nada de especial, mas consigo apontar duas coisas. Uma delas, foi no inicio da pandemia ter conseguido manter alguma calma. Calma e estava com o espírito certo. E estamos a passar por isto todos saudáveis.

E consegui manter o meu trabalho, apesar de tudo.

3- Qual foi a pior coisa que aconteceu?

Não sinto que nada de por aí além aconteceu de mau na minha família, trabalho, vida, por isso, e mais uma vez, agradeço.

4- Que desafios você enfrentou?

O ter que estar longe dos meus. E ter que controlar minimamente a minha ansiedade para não passar a vida a achar que tinha covid, devido à falta de ar que a mesma me provoca.

5- Que oportunidades você teve?

Devido ao Lay-off, uma coisa má, consegui descansar e recarregar energias. Consegui limpar a minha casa a fundo, que já precisava. Voltei a pegar no curso do Excel e criei o meu Insta. Portanto, agradeço o lay-off em certo ponto.

6- Como está a sua carreira profissional?

Não está como eu achava há uns anos que ia estar. Pensava que ia estar mais estável, com mais sucesso. Mas sinto que ando a dar passinhos pequenos para lá chegar. Assim o espero.

7- Como está a sua saúde?

Tanto a minha como a da minha família, tirando os nervos e a ansiedade, está boa. E consegui manter o foco no exercício. A saúde mental é que pronto, mas uma coisa de cada vez. 

8- Como estão os seus estudos?

Adorava, por um lado, voltar a estudar. Nem que fosse tirar mais um curso para me especializar um bocado mais em Contabilidade. Mas a falta de dinheiro, tempo para fazer tudo e às vezes, admito, de paciência, fazem-me pensar duas vezes. 

9- Como está o seu equilíbrio emocional?

Admito que voltou a ficar mal. Sinto que voltei a bater lá no fundo e está difícil voltar à superfície, mas eu consigo. As discussões com o marido têm sido muitas, quer pelo assunto filhos, quer outros assuntos, a instabilidade que se vive, tudo me está a pôr para baixo.

10- Como está o seu senso de legado?

Sinto que ainda não cheguei onde quero, mas também estou a caminhar para lá. Passinhos pequenos. Quer seja pela questão da alimentação no meu Insta, quer pelas soft skills que tenho, pela preocupação pelo ambiente ou luta pelas injustiças, acho que estou a caminhar no sentido certo. O não mentir, ser directa... Sim, acho que estou a ir no sentido certo.

11- Como estão as suas finanças?

Quase tem sido chapa ganha, chapa gasta. Tanto eu como o marido andamos a ver se conseguimos reduzir algumas despesas, principalmente com a comida, mas não está fácil. Mas em termos de poupanças, para a idade que tenho, acho que não estão más. Mas definitivamente, ou ganho mais ou não sei 😔

Continua...



segunda-feira, novembro 23

Do fim-de-semana

 Sexta saí do trabalho e tive que ir às compras para a casa, se não ainda se morria à fome 😛

Os planos indicavam que não havia disponibilidade para ir nenhum dia do fim-de-semana às compras e então lá fui eu. Foi super cansativo fazer as compras todas e carregar com tudo, até tive que ir buscar o carro que não dava de outra maneira, mas senti que me despachei mais rápido e não gastei tanto dinheiro como se o marido também tivesse ido.

Sábado ele foi correr de manhã e eu fui treinar. Grandes treinos ando eu a fazer e ando mesmo a notar diferenças. Ando a trabalhar mais braços e costas e está a dar resultado.

Vim para casa avançar com as limpezas, ele lá chegou e nem almoço se tinha feito. Lá tivemos nós que encomendar... 😒
As coisas ao estarem fechadas ao fim-de-semana à tarde trocam-nos um bocado as voltas, mas nada que com organização não se resolva.

O resto do dia foi passado entre acabar as limpezas, ver filmes e sofázar 😁

Claro que as receitas para o Insta estão garantidas 😛

Domingo éramos para ir correr de manhã, mas quando acordámos vimos que quem ia connosco teve um contratempo e então acabámos por descansar mais um bocado. Que bem que soube, só vos digo.

Acabámos por sair para o marido ir comprar umas coisas e voltámos para casa. Mais umas receitas feitas, mais filmes vistos.

E..... Comecei com o mealheiro da mana!

Para acabar, só por volta das 20h é que fomos correr 😁

Por aí, que se fez?



sábado, novembro 21

Até já

Mais um fim-de-semana que pouco ou nada se pode fazer.

Vai haver mais um treino e esta semana foram apenas 3. Mas Domingo tenho uma corrida virtual e portanto acaba por compensar.

E ajuda a não estar fechada os dias todos em casa.

Claro, para a semana começa o tele-trabalho o que pode ser que me ajude a descansar um bocado mais e este fim-de-semana tem assim um gostinho especial.

Quero ver se é desta que consigo dar início ao projecto "mealheiro da mana" 😁

Mais receitas para o Insta e acho que é tudo.

Por aí, divirtam-se com cuidado.



sexta-feira, novembro 20

Chamuça

Foi a 1ª vez que fiz e correu bastante bem 😀

Ficaram mesmo boas e melhor de tudo, não são fritas 💪

Saltear uma mistura de legumes, todos picados, num fio de azeite.Temperar com sal, cominhos e caril. Retirar do lume após estarem cozinhados.
A parte mais "complicada" é fazer o "pacote da chamuça".
 
Cortei a folha da massa filó em rectângulos. Dobrar o rectângulo ao meio. Começar a "enrolar" em forma de triângulo, como se costuma fazer com os sacos, sabem?
 

 
Encher com o recheio dos legumes numa das dobras que vejam que está fechada no final e selar a chamuça com água. Bem selada para não sair o recheio.
Foram ao forno até estar a massa estaladiça.