quinta-feira, março 14

Receita

A minha mãe, num dia destes, pediu-me para fazer um bolo, que ela tinha ali a receita e nunca tinha experimentado.


Fiz então um:

Bolo Chiffon

É super fácil de fazer.
Usem sempre a mesma xícara.

Numa xícara, colocam 3/4 da chícara com àgua a ferver para dissolver 1/2 xícara de cacau. (usem chocolate em pó, é mais fácil)
Fica a arrefecer.

Numa tigela junta-se 1 xícara e meia de farinha, 1 xícara mal cheia de açúcar, 4 colheres de chá de fermento, 1 colher de chá rasa de sal, 1/2 xícara de óleo, 8 gemas e a mistura, já fria, do chocolate.

Bate-se tudo junto até ficar uma massa uniforme e macia.

Junta-se as claras em castelo dos 8 ovos - só envolver. Nada de mexer e bater à bruta.

Deita-se a massa numa forma não untada.

Depois de cozido, volta-se a forma de boca para baixo e deixa-se arrefecer o bolo até ele acabar por cair sozinho.

Dois apontamentos:
- Eu realmente não untei a forma como dizia a receita, mas como precisei mesmo de o tirar da forma, ele partiu-se todo. Não sei se não dará mesmo jeito untar a forma, ou então, esperam bastante até ele decidir "cair" sozinho.
Convém colocar uma altura entre o bolo e o prato, para este ir arrefecendo mais rápido e não ficar molhado com o quente que vai sair dele, claro.
- Estas medidas, nas formas normais, com "buraco o meio", deu para dois bolos, logo, usei duas formas. Com tanto fermento e tanta clara, só mesmo numa forma gigante para ficar bem lol


Fica super fofo! Super delicioso e nada enjoativo ou demasiado doce (claro que a medida de açúcar foi esta que utilizei, mas a receita tinha mais =P )
A repetir com toda a certeza.
Que delícia!




10 comentários:

Aislin disse...

A minha ex futura sogra fazia este bolo e era simplesmente delicioso! E punha-lhe uma cobertura deliciosa! Sabes, o bolo fica mesmo húmido, molinho, fofo e tão saboroso, acho que é daqueles que até sabe melhor no dia a seguir!!!

Ps- aquilo é pasta portuguesa, trabalha-se tipo plasticina! Eu também não tenho jeitinho nenhum para trabalhos manuais, mas olha, vou fazendo o que consigo!! =)

Também tens cabelo encaracolado? O teu também fica liso quando no dia seguinte passas o pente/escova?


quanto ao açucar pintado: sim, sim, devo ter visto na pinta roxa!! lol!! =) vejo/leio tantos blogs que já nem sei a quantas ando!

A Loira disse...

Tem um aspecto fantástico.

estrela disse...

já fiz uma vez chifon de laranja!
é mesmo muito bom!

Anónimo disse...

Lá bom aspecto tem ele... mas como esta coisa da internet ainda não dá para provar xD.... tenho mesmo de experimentar, né!
Bjocas

Opinante disse...

Bom aspecto :P

Pérola disse...

Vou copiar a receita.

Obrigado.

beijinho

Pérola disse...

Vou copiar a receita.

Obrigado.

beijinho

PINTA ROXA disse...

Já fiz de laranja.
Não Claudia não deitam cheiro nenhum, mas fazem pó com a terra do banho e com os pelos.
Quando deram esta á Joana, ele ficou aqui no quarto verde mas todos os dias tinha de aspirar porque ela é alergica a pêlos, por isso assim que consegui mandei fechar a varanda.
O Tobias é que precisa de mais cuidados, tenho de limpar de 2 em 2 dias para não deitar cheiro.
ainda neste fim de semana o meu primo me perguntou se eu queria o macho chinchila dele pois não tem possibilidades economicas de ter animais e tem logo 5 em casa e agora só ele é que trabalha... enfim é o que mais se ouve falar...
beijocas

Pretty in Pink disse...

Mesmo partidinho tem cá um bom aspectoooo!!

Beijinho*

ádescávir disse...

Tem óptimo aspecto :D Eu acho que uma vez fiz mas não tenho a certeza :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...