Ora vamos lá fazer um balanço da adaptação do meu filho à creche.
Faz hoje precisamente 2 semanas que o comecei a colocar lá, já com 5 meses.
Acho que é muito novo, mas como eu já desconfiava que a adaptação não ia ser fácil, preferi começar já e fazer devagar, devagarinho.
Realmente a mãe sabe. A mãe sabe sempre!
Volto a repetir, a minha ideia é ele ficar lá só 4h. Mesmo essas 4h, vai-me custar horrores, mas tenho que trabalhar. Nesse sentido, tem mesmo que ser.
No 1º dia, chorou de uma maneira horrível e estava tão nervoso, que me chamaram ao fim de 20 minutos.
No dia a seguir, já o deixaram lá ficar a hora toda.
Eu chorei à frente dele no 1º dia, fui chorar para o carro os outros dias todos dessa semana.
Ficava lá a hora toda e não falhava, ao fim de 1h, lá estava eu a tocar à campainha. E o meu filho a chorar imenso.
2ª semana... A 2ª feira custa sempre mais. Ele ficou a chorar.
Mas no 2º dia.... disseram-me que levou bolinha verde, que ficou 30 min sem chorar. Uma grande evolução! 😍
Ao terceiro dia.... se chorou 10 minutos, foi muito. Ficou lá 1h35 porque estava a dormir e eu disse para o deixarem ficar. Foi à aula de música e depois adormeceu.
Claro que isto me vai deixando mais tranquila. Pelo menos não fica tão nervoso e não passa mal o tempo que lá está.
Eu ia lá ficando e ia avançando com os estudos das línguas e lendo.
Mas depois, decidi começar a regressar a casa e fazer as coisas de casa para, depois quando ele regressar, estar a 100% com ele. E assim foi.
Está a ser uma habituação lenta, mas está a acontecer e está a correr bem, parece-me. Não estou nada arrependida de estar a fazer assim e ir colocar o tal mês extra.
E isto acaba mesmo por ser uma habituação dos dois. Ele lá, com imenso barulho, cheiros novos, colos além da mãe e do pai.
Eu, a ter que o deixar cada vez mais tempo e agora ao sair de lá e saber que não estou logo ali a 1min. Mas ainda bem que está a ir devagar. Adaptamo-nos os dois nas calmas.
E melhor ainda, é saber que até ele ter pelo menos 1 ano, vou acompanha-lo muito. As tais 4h, máximo, que preciso que fique lá. Depois, vem para o pé de mim e quando eu sair do trabalho, vamos passear e brincar. Passar tempo de qualidade.
E o resto da semana? Pois que o pequeno apanhou uma constipaçãozita e teve febre baixa. Foi ao médico, está tudo bem, mas decidi deixá-lo em casa. Lá vamos voltar à estaca zero na adaptação, mas seguimos firmes.

Sem comentários:
Enviar um comentário