terça-feira, março 17

Sopas

Eu desde que comecei a minha dieta há, sei lá, 2 anos ou mais, que comecei a comer ao jantar sopa.

Quando era mais nova tinha esse hábito, depois cresci e ai que não gosto nada disso, mas com a ideia voltou a "mania" e por aqui ficou.

Normalmente a minha mãe faz a sopa de maneira a que dure alguns dias.
Compra já uma mistura congelada e quando acaba uma sopa, põe uma panela gigante com os legumes preparados para sopa lá para dentro, é ferver, deixar tudo ficar molinho e passar tudo.

Faço sempre, mas sempre sopa de legumes.
Sem batata, sem arroz, sem massa, só legumes.


O problema agora que tenho sentido e apesar da sopa ser feita e logo congelada quando arrefecida, é que esta se estraga!
Aliás, não se estraga logo, mas ultimamente farto-me de comer sopa já assim com um trago a azedo....

Já me ando a chatear, porque é montes de sopa que fica assim!

Será que é por ser com legumes congelados?

Que raio se está a fazer mal?

Juro-vos, já me ando a stressar.
Por um lado não quero deitar tanta sopa fora, mas por outro, custa-me imenso estar a comer e quase virem as lágrimas aos olhos =P

Bem eu digo, que nada me matará. Pior que as baratas eu lol


13 comentários:

Unknown disse...

Bem isso é de facto muito estranho, talvez esteja ficar demasiado tempo fora do frigorífico. Confesso que não sou a melhor pessoa para dar dicas, que eu só sei o básico na cozinha XD

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Te disse...

Hummm, não faço ideia porque é que isso acontece. Cá por casa a sopa dura o tempo normal que sempre durou 3/4 dias no máximo e já a esticar.

estrela disse...

se é logo congelada é realmente estranho azedar!
tenta que a tua mãe faça para menos dias pode ser que assim não se estrague. o Dr. OZ diz que devemos comer os restos apenas com 4 dias a contar o dia em que é feito porque depois ganha bactérias! 5º dia é para deitar fora!

Anónimo disse...

Olá!
Cá por casa também tenho reparado nisso.
Também pensei k fosse dos legumes congelados.

ádescávir disse...

Que estranho =/ experimenta fazer com legumes frescos e vê se acontece o mesmo. Eu tenho feito sopa de duas em duas semanas. Congelo em doses individuais e NO DIA EM QUE VOU COMER é que descongelo. No único dia em que pus a descongelar na noite anterior, ela tinha um sabor "diferente" e a sopa é toda igual, pode ser de estar tanto tempo fora do frigorífico.

Maria disse...

Será que é a tua combinação de legumes? experimenta com outros...

Opinante disse...

Que estranho...

Anónimo disse...

Olá Cláudia,
Eu não faço com legumes congelados, mas quando faço o puré não coloco tempero nenhum, e não congelo o puré, por isso vou variando os legumes finais e também não ponho batata.
Margarida

ádescávir disse...

Entretanto já passaram anos (exagerooo!) desde do comentário que fiz ontem, mas só quando já estava a dormir é que me lembrei do resto do comentário: Eu nunca aqueço a sopa no microondas. Meto numa panelinha e levo ao fogo até ferver ligeiramente. Depois mexo bem e passo para uma tigela :)

PINTA ROXA disse...

Tambem me aconteceu isso, mas penso que foi numa sopa que teve pouco tempo de cozedura. Tambem começei a comer sopa ao jantar mas depois vá vem o bom do pão com chouriço ( e nem gostava de chouriço) o pão com queijo, o pão com manteiga... lá se vai a dieta :)
não não faço dieta mas como sopa

Anónimo disse...

sopa... ultimamente não tenho comido sopa.. mas também, como vegetais de tantas formas!! :P

A sopa cá em casa azeda quando fica muito tempo sem ir ao frigorifico... quando congelava também ficava com um sabor esquisito quando desongelava... e fazemos com legumes frescos.. portanto não sei :/

Anónimo disse...

sopa... ultimamente não tenho comido sopa.. mas também, como vegetais de tantas formas!! :P

A sopa cá em casa azeda quando fica muito tempo sem ir ao frigorifico... quando congelava também ficava com um sabor esquisito quando desongelava... e fazemos com legumes frescos.. portanto não sei :/

Avelã disse...

Eu como sopa diariamente e gosto :) também é hábito, sempre comi. Às vezes com batata, outras sem, às vezes com feijão ou assim, outras não, às vezes «de bebé» e outras com repolho por triturar... The options are endless :P
Por acaso há algum tempo tinha exactamente o mesmo problema. Fartei-me de procurar pela internet e não encontrei solução :P mas congelas a sopa?... Eu só ponho no frigorífico, não gosto da sopa congelada. E congelada ela estraga-se? A sério?... Que estranho :P
A minha também ficava azeda o tempo todo, mas eu nunca a como, basta sentir um cheirinho a estragado :P não dá, acho horrível. A minha avó é perita em achar que as coisas estão sempre boas, mesmo que tenham pelinhos e bolor a sair por todos os cantos, mas pelos vistos não é hereditário.
Não noto grande diferença entre vegetais congelados ou frescos, embora tenha chegado a suspeitar de uma courgette-podre-ovelha-negra no meu depósito de courgette para sobreviver na época das não-courgettes. Acho que o mais importante é pôr na prateleira mais alta do frigorífico (se for no frigorífico) a uma temperatura adequada e sem estar a abrir a porta muitas vezes, usar recipientes de qualidade (nota-se imensa diferença, às vezes a mesma sopa estraga-se em 2 dias num recipiente barato e dura 5 num tupperware), dividir em doses pequenas (não sei como fazes, mas antes era normal pôr num (ou 2) recipiente(/s) grande(/s) e ir tirando, assim estraga-se mais rápido), esse tipo de coisas. Também não sei se esperas até arrefecer para refrigerar/congelar, mas já me disseram que era melhor mergulhar os recipientes em água fria para arrefecer rápido e não estar à temperatura ambiente durante muito tempo. Também convém não pôr aqueles ingredientes mais perecíveis, tipo tomate (mas também não sei quem é que põe tomate na sopa (gaspacho não conta como sopa, é mais sumo :P)). Não tenho nenhum truque mágico, mas com isto tudo até fica boa. Ah, e aqueço ao lume, numa mini panelinha adorável. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...