sexta-feira, abril 19

Das acções

Finalmente vendi as minhas acções! Mexi-me neste campo! Vendi umas, comprei outras.

Aliás, calma. 

Tenho 3 "tartes".

Dessas 3, a 1ª em que investi, tinha 50 empresas. Fiquei com 35. Nada mau. Mas penso que ainda vou reduzir mais. Mas tudo a seu tempo.

Mas não foi fácil. Queria manter um retorno igual ou superior ao que tinha com as 50 empresas. Ele estava ali nos 9,78%.

Consegui chegar aos 10,50%. Quase mais 1%. Nada mau mesmo. Menos 15 empresas e mais 1% de retorno.

Mas muitas contas tive eu que fazer, de percentagens e aumenta aqui, diminui ali.

Duas empresas que queria vender por pagarem pouco, acabei por não o fazer pois, pelo menos com 1 delas, ia perder mais de 2% de retorno. Deixei-a lá ficar e aumentei o valor que invisto na mesma.

Basicamente, com a venda destas 15 empresas, fiquei com 252€ disponíveis para reinvestir nas restantes 35 que sobraram. Neste sentido, como eu invisto 50€ por mês, há aqui um "avanço" de 5 meses! 

E já reforcei a conta das acções com mais 1000€.

Neste sentido, este mês de Abril e talvez Maio, não irei reforçar com os 150€ habituais.

Andava também de olho em mais 5 acções novas e reforçar em todos os portfólios que tenho.

Portanto com os 250€ da venda, reforcei na tarte das acções que vendi. Depois agarrei e das 5 que andava a ver, comprei mais 3. Comprei mais 250€.

Quer isto dizer que daquele reforço dos 1000€, já só tenho 750€ disponíveis.

A brincar, a brincar, já se tem ali, só de dinheiro nosso, quase 3mi€. É muita fruta.

Mas é lindo e bom demais ver os meus "míseros cêntimos" a caírem quase todos dias mas valores de 0,08c, 0,15c, 0,16c, etc. Já se ultrapassou o pagamento de 0,01c há muito tempo. 

Podem gozar à vontade, eu sei que estou no bom caminho.

Os dividendos, este ano, por mês, já me dão para comprar 1 pacote de arroz, 1 de massa e mais qualquer coisa.

Em Março, já conseguia comprar 1kg ou mais de carne.

Mas claro, ainda é pouco e não vou mexer. A ideia é continuar a reforçar e crescer.

Vou dar descanso de 2 meses, talvez, porque realmente este aporte de 1000€ foi bastante e quero ver agora o comportamento das acções novas. Mas a ideia é continuar a insistir. 

Ainda conseguimos investir "só" 150€ por mês. Aliás, vai ter que aumentar devido à compra destas 3 novas acções. Mas qualquer dia só invisto, não tenho dinheiro para pagar as contas 😂 

Neste momento, por causa das ameaças de guerra, está tudo a descer. Uma óptima oportunidade para se reforçar. Mesmo assim, ainda estou com um retorno de 18% mas sei que vai descer mais. E está tudo bem.



4 comentários:

J.P. Alexander disse...

Espero que todo salga bien. Te mando un beso.

bea disse...

Bom fim de semana, Cláudia

A teia dos 20 mais x disse...

Eu não percebo nadinha disto xD, mas vou perguntar:

Sei que é importante ter diversidade, como falaste no outro dia das % de ações e que como eram caras ias fazendo assim, porque não apostar só numa ou duas empresas e ter a "ação" completa?

Olha, é mesmo uma dúvida, não percebo nada disso xD

Que bom que já tens entradas diárias, ou quase, aí tens a tua recompensa!

Um beijinho :) e bom fim de semana

(parece que vem chuva --)

Cláudia disse...

Olá @A teia dos 20 mais x :)

Vou responder aqui porque mais gente pode ter esta dúvida e quiçá, ainda faço um post mesmo.

Imagina, só tendo duas acções, embora até pudesse ter o mesmo valor investido, vamos supor 3k e talvez até desse mais, visto que tinhas muitas acções apenas dessas duas empresas, o risco que corrias era muito maior. Quer em perdas, quer mesmo em risco.

Quer dizer, imagina a guerra. Tinhas uma empresa de saúde e outra era um banco. Há partida, desceriam as duas. Estavas a perder nas duas (em termos de retorno, nada de perder dinheiro). Daí ser sempre melhor diversificar.

Eu ainda tenho muitas, é verdade. Mas eles aconselham a se ter no mínimo entre 20 a 30 acções. E se possível, a tal conversa de "os ovos não estarem todos no mesmo cesto". Uma de saúde, uma tecnológica, ou podes ir pelos mercados, uma Portuguesa, uma Brasileira outra dos EUA, etc, etc, etc.

As minhas neste momento estão a descer bastante, por causa da Guerra e destas novas ameaças, mas ainda assim, ainda me mantenho nos 18%. Imagina, até podia ter sorte e até ter mais %, só com essas duas empresas investidas, mas era preciso muita sorte para as encontrares.

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...