quarta-feira, abril 17

Outra questão

A Finanças.at.home, que admito, tenho pena que não tenhas blog, que tudo o que é finanças, eu adoro ler e saber e aprender 😁 perguntou o seguinte:

"...um post a partilhar onde estudaste e como escolheste a melhor plataforma para investir, era muito bem vindo."

 E aqui está ele.

Atenção que isto não é nada mais que a minha opinião. Não é aconselhamento.


Em relação à plataforma...

Escolhi, quando ainda só falava da coisa, a Degiro. Comissões baixas, como se quer. Mas depois, andei por lá e achei a plataforma confusa. Tem muitos ETF'S, verdade, mas eu não estava a perceber de todo como é que a coisa se dava. Como comprar, como analisar minimamente...

Até que vi a plataforma Trading212. Adorei. Super simples e intuitiva. Também de comissões baixas. Tem logo lá uns mapas que dá para controlar e analisar e achei esta, para mim, a que se enquadrava mais.

Apenas isto.

Mas em termos de plataformas, têm várias e vai também variar do tipo de investimentos que queiram fazer.

A Trading212, mais para acções.

A Degiro, achei mais para ETF's.

Há outras, como a XTB que penso ser mais para forex, bitcoin.

Não sei em relação às outras, mas esta onde estou, tem a parte boa de dar para comprar parcialmente acções. Imaginem, posso investir apenas 1€ e compro a proporção de uma acção. 

Se uma acção custa 1€, compro-a toda. Se custa 10€, compro 10% da acção. Portanto, fico com 0,10€% de acção. E é assim que tenho vindo a aumentar a minha participação em algumas acções e é este o motivo de receber poucos cêntimos. Para já, invisto pouco. Depois, como são empresas caras, só tenho proporções e não acções inteiras.

Em relação aos estudos...

A verdade é que sinto que ainda preciso estudar mais. Mas senti que, já por ter 35 anos, se nunca mais avançasse, há espera de estudar mais e saber mais, nunca mais saía do sítio. Então avancei, arriscando em empresas que conheço e grandes!

Mas claro, já li vários livros, mas a verdade é que nenhum ensina a investir. Nenhum ensina a fazer uma análise fundamental, que basicamente é isso que pretendo aprender a fazer. Mas sigo alguns economistas no LinkedIn, investidores, analistas financeiros e eles vão falando de acções e eu vou lendo e assimilando algo.

Depois, já tinha ideia de empresas em que queria investir. Mas tudo grandes empresas! 

Arrisquei em 1 empresa e 5 fundos, que nem sabia bem o que estava a comprar... A verdade é que até os fundos estão a correr bem. Só esta 1 empresa que arrisquei à toa, sem a conhecer, é que a vou vender a perder dinheiro e estamos a falar de 3€ 😂

Normalmente, quando se fala em investir, vem toda a gente falar em livros como:

- Pai rico, pai pobre;

- Penso e fique rico;

- Segredos da mente milionária;

- O homem mais rico da Babilónia;

- Ganhar dinheiro;

Existem milhentos livros do assunto mas atenção, grande parte destes livros, referem-se ao básico das finanças. Eliminar dívidas, 1º das que têm juros mais altos ou as mais pequenas, dependendo dos valores, para poderem depois começar a abater nas dívidas mais altas, depois criar fundo de emergência, depois poupar 10% ou 20% do ordenado, pagarem-se a vós próprios primeiro, etc, etc...

Muitos destes livros também falam de mentalidade. Ter uma mentalidade positiva em relação a tudo, criar extras, ter dois trabalhos se for preciso, etc, etc...

Apenas 1 livro que li e não aconselho pois é demasiado técnico e mais uma vez, a análise fundamental não ensina, foi um livro chamado "Bolsa". 

De resto, foi como disse, sigo pessoas que sabem e leio imenso na internet. 

Estou eu a tentar criar o meu próprio manual de análise fundamental e também tenho um ou dois sites que ajudam com números das empresas e é assim que vou fazendo.

Mas desenganem-se, não sei muito ou aliás, nada sei. Decidi foi arriscar em empresas sólidas e quase monopólios da coisa. Tem muito pouco por onde errar.



5 comentários:

J.P. Alexander disse...

Siempre es bueno oir tus consejos. Te mando un beso.

A teia dos 20 mais x disse...

Fogo, espectacular!

Obrigada por esta partilha, abordas um básico que faz diferença para quem quer iniciar.

Sobre esses livros, acho o mesmo, é o básico da análise pessoal financeira, todos dizem o "mesmo", e isso temos muito na internet. Bem dito avançar de tecnologia que nos permite esse acesso.

Continua, adorei

Beijnho

Isa Sá disse...

Confesso que já ouvi falar nessas plataforma, mas nunca usei.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

bea disse...

Passo. Não entendo tal linguagem. Espero não vir a precisar de a estudar.
Um bom crepúsculo, Cláudia.

Finanças.at.home disse...

Olá Cláudia,

Muito obrigada pela resposta. Está muito bem explicado 😊
Eu uso a degiro mas só invisto em ETFs. Daí a minha questão. Quando passar para as ações tenho de analisar também as plataformas. Mas antes, acho que preciso perceber um pouco como se analisam as empresas onde queremos investir.
Sinto o mesmo em relação aos livros… É quase tudo sobre poupança, fundo de emergência, roda dos ratos…
Quanto ao blog… EU adoro ler blogs, faço-o todos os dias. Mas escrever neste momento ocupa tempo que não tem sido muito. Vou colocando alguma coisa no instagram para me auto motivar 😊

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...