Esta questão não veio em modo de pergunta para ter publicação, mas achei melhor, pois mais pessoas podem ter a mesma dúvida.
A A Teia dos 20 Mais X (que mais uma vez, agradeço) colocou a seguinte dúvida, que é válida como qualquer outra:
Sei que é importante ter diversidade, como falaste no
outro dia das % de ações e que como eram caras ias fazendo assim. Porque
não apostar só numa ou duas empresas e ter a "ação" completa?
Vamos lá e atenção, é a minha opinião e alguma base naquilo que leio, claro.
Imaginem, só tendo duas acções, embora até pudesse ter o mesmo valor investido, vamos supor 3k e talvez até desse mais anualmente em termos de dividendos, vai sempre depender do dividend yield da empresa, o risco que corriam era muito maior.
Porquê?
Imaginem a guerra. Tinham uma empresa na área da saúde e outra era um banco. Se as duas acções desvalorizassem, isto é, ficassem a um valor abaixo daquilo que as compraram, estavam a perder nas duas (em termos de retorno, nada de perder dinheiro e aliás, continuam na mesma a receber também dividendos). Daí ser sempre melhor diversificar.
Eu ainda tenho muitas, é verdade. Mas eles aconselham a se ter no mínimo entre 20 a 30 acções para se ter uma diversidade completa ou entre 10 a 25 para investidores iniciantes.
É a tal conversa de "os ovos não estarem todos no mesmo cesto". Uma de saúde, uma tecnológica, ou podem ir pelos mercados, uma Portuguesa, uma Brasileira outra dos EUA e sempre, de preferência, de diversos sectores como referi. Até podem investir só em Bancos, se assim o quiserem, apesar de lá está, ser sempre mais arriscado, mas arriscavam em Bancos de diferentes países.
As minhas neste momento voltaram a subir. Passei de 24% para perto dos 18% em 1 semana +/-, por causa da Guerra e destas novas ameaças, mas ainda assim, mantinha-me nos 18%. Agora voltei a subir para os 23%.
Imaginem até podia ter sorte e até ter mais % de retorno, só com essas duas empresas investidas, mas era preciso muita sorte mesmo para as encontrarem.
Os famosos Unicórnios. Ou as famosas Tenbaggers ou 100baggers.
Empresas que valorizaram 10% ou 100% mais de quando as compraram. Um autêntico achado e que só as descobrem alguns tempos depois 😊
Como inicialmente investi pouco, 50€ para 50 empresas diferentes, só comprei 1€ de cada acção de cada empresa. Dependendo do valor de 1 acção, conseguia adquirir apenas 0,1% ou 0,23%, etc, etc. Depende sempre do valor a que está a acção. Sim, compro por fracções. Não tem mal nenhum. Está logo a render dividendos. Agora que invisto mais, já começo a ter acções completas de várias empresas e há outras empresas sobre as quais tenho mais de 80 acções. Devagar se chega lá.
4 comentários:
Muy interesante uno debe tener cuidado con las acciones. Te mando un beso.
ahahahha, engraçado hoje falamos uma da outra nos nossos blogues.
:)
Obrigada, esse exemplo de duas empresas únicas e em caso de alguma catástrofe, seja natural ou não, se vir a perder, é bastante elucidativo.
Beijinho
Olá, Cláudia!
Sim, não convém ter os ovos todos no mesmo cesto e nós, como novatos nestas andanças das ações e afins, procuramos sempre conselhos no Contas Poupança, onde começámos a entender melhor esse mundo.
O que todos devíamos ter desde pequenos, era literacia financeira. Tenho a certeza que este mundo seria muito melhor para todos, se soubessem gastar e poupar melhor.
Beijinhos!
:)
é a lógica de diversificação do risco.
Enviar um comentário