quinta-feira, agosto 25

Comer fora

Todos gostamos, uns com mais possibilidades de fazer mais vezes que outros, de ir comer fora.

Almoço ou jantar, brunch, lanche, sabe bem. Comer uma coisa diferente, sair da rotina, comemorar alguma data especial, só para não ter trabalho, etc...

Eu também gosto e faço-o! Aliás, acho-o necessário.

Masssssss....

Como já sabem, eu gosto muito de cozinhar. E consigo replicar algumas comidas que como fora. É bom por um lado, mau por outro. 

Bom, porque consigo poupar, sei o que estou a comer, é mais saudável, etc.... mau porque depois para ir comer fora, 1º que arranje alguma coisa diferente, é demorado 😂 e tenho mais trabalho em casa e demora mais.

Mas depois começo a pensar no balúrdio a que está fazer refeições fora.

 

Dou o exemplo do sítio a que fomos no outro dia.

Rodízio de pizzas a 18€ por pessoa!

Malta, 36€ um casal, só o rodízio, é uma fortuna! Estamos a falar de farinha com água 😒

Sei que têm que pagar o pessoal, água, luz, ingredientes, etc... Mas acreditem, ouvi da boca de um dono de um restaurante que, na altura, fazia o rodízio no restaurante dele a 10€ por pessoa, e que ganhava bastante dinheiro, eu imagino este que faz a 18€!

É que 18€ cada um, já estamos a falar ali num patamar de restaurante de uma gama mais alta.

Eu sei que a inflação não está a ajudar, mas a verdade é que anda tudo a aproveitar-se.

O que é que eu pensei?

Que até me lembrar, não me enganam mais.

Eu sei que nestas situações, em que vamos em cima da hora, é porque normalmente o marido vem com desejos dos treinos e vem cheio de fome e estar a fazer em casa nem dá, pelo tempo que se ia perder.

Mas estive a pensar e dá para optimizar, jantar a dois, de amigos, até mesmo para quem tem filhos mas não pode/quer dar assim mais de 50€ para se comer pizza:

Fazer em casa!

Sem grandes stresses, sem grandes complicações.

A base da pizza: agua, farinha, fermento e sal. Não há cá nada de ficar a levedar, esperar a massa crescer, etc. Nada. A ideia é ser básico e matar o bichinho.

Base feita, esticar muitoooo a massa. Como vêem, nesses sítios, as bases parecem folhas de papel. Então, toca de esticar muitoooo. Deixar a base bem fininha. Já que não vai levedar, não vai ser uma massa alta e fofa, então, estiquem-na bem!

Depois os toppings.

Claro que no restaurante é mais fácil haver mais variedade, mas em casa também não me parece que não possa haver.

Barrar a pizza toda com ketchup para "despachar".

Queijo ralado com fartura.

Nas compras, poderão pedir 50g de fiambre + 50g queijo fatiado + 50g de chourição + 50g de paio. Por exemplo.

Até podem comprar mais e congelar, mas penso que 50g ou menos dá para pesar. Ou pedem mesmo só 1 ou 2 fatias. Não há cá vergonhas.

Uma das pizzas que comi, tinha picanha. Comprem um bife. Ou planeiem bem as refeições da semana com base no "buffet" de pizzas, e ainda podem variar mais. 

Compram picanha, carne picada e frango. Retiram uma picanha, 200g de carne picada e um peito de frango. Têm aqui mais 3 variedades de pizzas.

Com as sobras do queijo/fiambre/etc, fazem bifes enrolados, recheados.

Estão a ver onde quero chegar? É que por 36€ ou bem menos, comem mais pessoas, mais saudável e a mesma variedade. 

Porque vamos ser sinceros, ninguém come as 50 variedades de pizzas que existem.

Montam as pizzas como querem, conforme o tamanho da massa, assim têm variedade. Podem fazer às metades, se for num jantar de amigos, ou aos quartos, para um casal, por exemplo.

Uma maneira mais rápida de "arranjar" as bases, é usarem pão de wrap. Sim, leram bem, pão de wrap. 

Sai um bocado mais caro que farinha e água, mas despacham-se também mais rapidamente.

Fica a dica.



2 comentários:

bea disse...

Comer fora é cada vez mais um luxo. Especialmente porque, em geral, a gente não aprecia grandemente escolher em restaurante o que costuma cozinhar dentro de portas (já experimentei e preferi a ementa caseira). Logo, optamos por pratos mais caros e diferentes, o que vai reduzir ainda mais as idas ao restaurante. Por esta ordem de ideias, nunca iria a um rodízio de pizzas, alimento que não faz o meu gosto e, em tempos idos, fazia em casa. Também desisti de todos os arrozes excepto o de sapateira que não experimentei em receita caseira mas não perde pela demora.
E assim vai a vida.
Bom dia, Cláudia

O ultimo fecha a porta disse...

Ora bem, almoçar fora é uma experiência. Não é só pela comida, é por tudo... Não é para ir de vez em quando, porque emocionalmente tbm faz bem!
Rodizio de pizza não me puxa muito porque com pouco ficamos satisfeitos. Antigamente era 10 euros na pizza hut.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...