Desde que a minha barriga se começou a notar, que tenho recebido alguns olhares e sorrisos no ginásio.
Há quem olhe e nada diga, mas depois há as que olham e... vêm falar comigo.
O meu marido diz que estou muito sociável 😂 mas a verdade é que se as pessoas metem conversa, eu respondo, claro 😅
Já me deram parabéns pela barriga linda (e admito, tem um formato bonito);
Já me deram os parabéns pela força que tenho, pois admito que sinto que os treinos cada vez rendem menos, mas lá estou eu na luta 😅
E já vieram falar comigo, a dizer que é um gosto ver-me treinar (e repito, sinto que os treinos rendem cada vez menos, mas ao menos vou!) mas porque hoje em dia, é tudo gravidezes de risco! Que a Srª em questão notava que custava? Notava. Mas mais uma vez, ao menos eu estava lá. Se eu sei que não levanto pesos como antes e sinto até que estou a perder a força? Não levanto e sinto isso mesmo. Mas estou ali, a treinar, com pesos mais leves e parando muito mais vezes que antes.
A verdade é que não tenho perdido massa muscular.
Mas este comentário da Srª deixou-me a pensar... Ela indicou que na escola onde trabalha, há mulheres grávidas e estão todas de baixa de risco. Que hoje em dia, tudo tem gravidez de risco, mas logo no início! Eu disse-lhe na altura em que falamos que estava grávida já de 7 meses. Que na altura dela, há 30 anos atrás, ira impensável treinar como eu treino... eram caminhadas e e! Mas que hoje em dia, é de louvar ver uma grávida a treinar como eu.
Claro que há mais grávidas nestas condições, ali no ginásio por acaso é que não.
Mas como disse, fiquei a pensar nisto e partilhei com o marido.
Ele pensou no mesmo que eu.
Se calhar por continuar a treinar e por sempre ter treinado (treino há mais de 15 anos) é que a gravidez não é de risco. O meu corpo já está tão habituado, que é o próprio (e só entende isto quem treina a sério) a pedir mais peso, mais cargas. E isto é a mais pura das verdades.
Claro, acredito que hajam mais factores, como não fumar, não beber, ter alimentação saudável e provavelmente outros factores de risco que, graças a Deus, nunca os tive.
Mas eu só posso e consigo treinar assim, porque o faço desde sempre.