terça-feira, agosto 27

Nutricionista

Decidi ir a uma nutricionista. 

Mais uma vez, com o assunto bebé na hora do dia, esta ida era inevitável.

Aliás, este era um dos motivos. Ou o principal, pois quero ver se o aumento de peso é regrado e se recupero rápido depois do parto.

Mas a verdade é que cada vez tenho mais dificuldade em perder peso. Ok, posso não precisar de perder peso como já me disseram, mas apenas mantê-lo, mas mesmo assim...

Eu sei que treino e tenho muita massa muscular. Até tenho gostado do que o espelho me mostra, mas, apesar de também ter noção que o número na balança é apenas e só isso, um número, que não reflete absolutamente mais nada, a verdade é que me faz confusão ver lá o número 70! Sim, tenho 70kg e apesar de quase ninguém me dar esse peso, é esse o peso que tenho.

O que assusta aqui? É que com a gravidez, este peso vai aumentar e no mínimo devo ficar a pesar alguns 80kg! É assustador. Eu sei que depois, em princípio, dá para recuperar, mas claro que tenho receio.

E porquê, perguntam vocês?

- Porque sempre tive alguma dificuldade em perder peso e agora noto mais;

- A minha família toda sofre de obesidade e alguns, mórbida (sim, fui a única, até à data, que se conseguiu manter assim e mesmo assim, se parar de treinar, engordo com o ar!);

- Sempre foi um problema para mim, o meu peso ou como eu lido com ele. Não vou falar em distúrbios alimentares, graças a Deus nunca os tive, mas os psicológicos estão cá!

- Dado o historial da minha família, os problemas de saúde, etc, este assunto ainda é mais sensível para mim;

- Nunca me aceitei totalmente e daí falar que a nível psicológico, o ganho de peso mexe comigo e é uma peça fundamental não o ter em excesso para me sentir minimamente bem.

Então decidi ir, por vontade própria e um bocado por insistência do marido, por causa do assunto bebé.

A 1ª consulta foi no dia 24 de Agosto.

Estava nervosa, como fico sempre, quando vou ao médico. Parece sempre que me vão cortar alguma parte 😂

Esta 1ª consulta foi no Privado, com seguro, mas graças ao meu Médico de Família, arranjei uma outra Nutricionista por 10€ a 1ª consulta. Se correr bem com esta mais barata, continuo com ela. As consultas seguintes serão a 7,5€. Perfeito mesmo!

Mas como não sei, por ser mais barato, se tem os mesmos cuidados que o privado, irei às duas e logo me decidirei. 

Ora então e esta 1ª consulta?

Fui lá no dia 24, como disse. Sábado, depois de almoço.

1º apontamento. Senti que me estava a despachar. Qual privado qual quê, tratamento mais cuidadoso, Nada disso.

Falei de tudo o que como no dia a dia sem dizer quantidades, já que eu peso a minha comida, mas ela não perguntou... e basicamente, depois de me pesar e colocar a minha altura num ficheiro, lá falamos um pouco. Disse que eu tenho 30% de massa gorda e para o meu peso, corresponde a 20kg!
Que estou no limite máximo da gordura que uma mulher da minha altura deve ter.😕

Achei isto estranhíssimo, uma vez que treino, a gordura à volta dos orgãos é nenhuma mas enfim, lá continuamos. 

Eu disse-lhe que treinava mas pelos vistos, a ela isso não interessa. Disse que eu não era desportista. Ok, posso não ser. Não sou profissional é certo... Mas não deixo de treinar 4x por semana! E são treinos intensos, não são treinos de ioga ou caminhadas, mas mais uma vez, ela não quis saber!
Daí ter dado tanta gordura.

Passou-me um plano alimentar que, sinceramente, não parece se adaptar ao meu estilo de vida. Mas prometo que vou tentar cumprir, pelo menos até ir à outra nutricionista ou, caso me mantenha nesta, até lá volta, daqui a 1 mês e meio.

E um plano, meio feito. O que mais uma vez, mostra falta de cuidado. Cada pessoa é uma pessoa e cada pessoa tem que ter o seu plano e não um em barda para 500 pessoas... enfim!

A ideia é neste mês e meio eu perder 3kg de gordura.
Admito que o plano até não é muitoooo diferente do que costumo comer, sinal que até mal não estou, mas as quantidades são menores e posso dizer que passei o 1º dia cheia de fome!

Algumas alterações a serem feitas, principalmente os "erros" que ia cometendo e não pensem que um erro é comer uma sobremesa, não. O erro é comer pão, por exemplo, ao lanche.

Juro que vou tentar, mas de facto o 1º dia, que foi ontem 😂, enervou-me a fome. Mas sei que o corpo também tem que se habituar e tem que haver força de vontade!

Ela disse que, se eu sentir fome, posso comer gelatina. Tenho ali gelatina zero e prometo que vou tentar.

Mas de facto, deixou muito a desejar!

Vou-vos mantendo a par...



4 comentários:

Anónimo disse...

Também tenho o mesmo peso, varia entre 68-72 kg. Grávida cheguei aos 80 kg e não estava gorda. Meses depois estava com 60, mto magra. Tenho 1.78 m.
Em relação a nutricionistas, pela minha experiência, nem sempre olham para a pessoa. Fui a uma dietista que não me proibiu nada do que eu gostava mas disse-me para comer menos quantidade (qdo preciso é assim que perco peso). Já a nutricionista proibiu-me de comer de madrugada (comia pq amamentava e estava mto magra). No tempo certo deixei de comer de madrugada.
Se gosta de pão coma metade do habitual. Não é só cortar para emagrecer, temos de gostar do que comemos. Esse é um dos motivos do fracasso das dietas.
Boa sorte!
SM

Cláudia disse...

@SM

Obrigada pelo teu comentário! É verdade, o pior das dietas, principalmente as restritivas, é isso mesmo, demasiadas restrições em vez de redução de quantidades e em proporção.
Se eu comesse 5lg de pão por dia, ok, até se justificava, mas não é o caso.

Vamos lá ver como corre.

Beijocas e obrigada

bea disse...

Vai tentar não é Cláudia? Se não der, muda.
Também me aconselharam um nutricionista, mas por outros motivos que não o peso. Vou experimentar no mais barato e depois logo se vê.

J.P. Alexander disse...

Cuídate mucho. Te mando un beso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...