Sério, mesmo sentindo que vou ficar sem ele, apesar de toda a carga negativa que isso me trouxe...
Sou muito agradecida, pois já temos creche para ele.
Como?
Uma prima do marido, comprou uma creche e uma das vagas ficou para nós.
Sim, se assim não fosse, só para Setembro de 2026 é que teria vaga e isto, se tivesse.
Temos mesmo tido muita sorte com tudo, por isso é que eu agradeço diariamente tudo e mais alguma coisa.
Parece que vale mesmo a pena agradecer e sermos gratos pelo que temos.
E sim, esta prima com a compra da creche, foi uma das pessoas que, ao ver-se desempregada, comprou a creche e agora tem este negócio dela. Parece que dali devem vir mais, mas já deu o salto.
E esta isto que eu queria para mim!
Mas bem...
A creche para o pequeno, já temos.
É perto da nossa casa, +/- a 2km daqui. Rapidamente me ponho lá. Tem espaço exterior, embora quando ele entrar, não vá usar, digo eu, pois já é Inverno.
Já dei o nome dos meus pais e meu irmão para, caso nós não possamos, o irem buscar.
Ainda não vimos actividades, mas se forem ao mesmo preço das que andamos a ver cá fora (natação, por exemplo), aproveitamos e faz tudo pela creche.
Já me disseram é que convém ele ir para lá, para aí em Setembro, nem que seja só 1h, para "reservar" mesmo a vaga. Ainda terá só 3 meses, mas vai ter que ser. 1h por semana ou 2h, apenas mesmo para marcar presença.
Bem, pensando bem, até para ele (mais eu, talvez) se habituar ou para nos habituarmos, é melhor começarmos assim. 1h ou 2h por semana.
Vai-me custar imenso deixar lá o meu menino. Mas nem devo vir a casa. Fico logo ali à espera.
A ver vamos... Mas pelo menos, é menos um stress que temos, em relação a onde o colocar.
Agora estou a stressar mesmo pois não me vejo a largar o meu menino. Não vão cuidar como eu. E se ele estiver lá o tempo todo a chorar? E se não se adaptar?
Juro, até já chorei por causa disto.
Acho que nunca desejei tanto que me saísse dinheiro, como agora. Ou ter o meu próprio negócio... enfim 😔
Se for possível, nos dias em que eu estiver em casa, vou tentar deixa-lo aqui comigo. Ir para a creche mesmo que com 6 meses, é muito pequeno. Vou ver se se aguenta até 1 ano. Já que trabalho em casa maior parte dos dias, quero mesmo ver se consigo ter o meu filho comigo. Caso não dê, fica só lá de manhã e chega. Se não, como acho que já disse, tiro licença sem vencimento e fico com o pequeno em casa. A chorar o dia todo é que não quero mesmo.
5 comentários:
Engraçado como a vida passa rápido, ontem foi o último dia do meu filho na ala da creche ,em setembro já passa para o edifício do lado, o jardim escola.... :( foi emocionalmente triste.... bastante. Uma despedida.
Sobre o acesso à creche, para mim foi desgastante, ora tinham vaga, ora não tinham, eu a ter de ir trabalhar e a ver que não tinha onde o deixar. Aqui só fazem a adaptação uma semana antes de entrar, 1.º dia 1h, 2.º dia 2h, 3 e 4 dia meio tempo de dia e no 5.º dia fazem o período inteiro, acho bom. O meu entrou a 8 dias de fazer 5 meses.
3 meses acho muito cedo, mas se é o que optam aí... lá terás de cumprir, mas acho muito cedo mesmo. Aos 5 por ex já comem papa ou sopa, aos 3 só leite, acho estranho...
Vai correr tudo bem, eles adaptam-se melhor que nós acredita, e o meio social faz realmente muita diferença neles.
Se tens possibilidade de te aguentar até ao ano com ele em licença sem vencimento aproveita, tira sim, nada como viver com eles esta primeira fase, mas como és super imprescindível no teu trabalho na minha opinião deverias falar com o teu chefe e expor, ou trabalhar de casa (que te permite ficar com o Tomás e trabalhar na mesma), ou a licença sem vencimento, acho mesmo que ele ia optar pelo trabalho em casa porque todos iam ficar a ganhar com isso.
Mas, agora que és mãe, o teu coração já fala mais contigo, vê o que seria melhor para ti e para ele e tomas a tua decisão em conformidade com isso.
Um beijinho :)
Que bom ter já resolvido a questão da creche. E poder ambientar a criança (e a mãe) aos poucos parece-me um bom método.
Vai agora ficar a chorar o dia inteiro, Cláudia. Todos nos habituamos à separação. Mas sou a pessoa menos dotada para falar sobre o assunto :); nesse tempo, queria mesmo era ir trabalhar.
Como vê, há problemas que se resolvem quase por si e não vale sofrer por antecipação.
E como se porta o cão com o Tomás a roubar-lhe as atenções? Em geral os animais gostam bastante de crianças.
Um abraço
Os meus filhos foram com 7 meses e queria fazer o mesmo com esta. Tenho a vaga garantida a partir de setembro mas vamos adiar o máximo possível.
Tentei ficar com o mais velho em teletrabalho e cheguei ao ponto em que nem trabalhava bem nem era boa mãe, por isso foi para a creche. Desta vez, em princípio posso ficar em teletrabalho mas não quero ficar sempre em casa. Vai para a creche nem que seja a part time (logo vejo). Se fosse agora era fácil, ela é tranquila, mas qdo começar a gatinhar ninguém a segura. ☺️
Um dia de cada vez. Mas custa tanto pensar que me vou separar dela... daqui a pouco mais de um mês regresso ao trabalho.
Bjs, SM
Que bom que arranjaste creche, e de ser em pessoas da tua confiança. Se ele começara ir uma hora por dia, ou por semana, vai-se habituando e tu também. Custa bastante sim, mas Guerreira como és, é mais uma "batalha" a vencer!
Beijinhos
Olá @SM
Se der em part time e a adiar ao máximo possível, também prefiro, sim. Ele é mesmo muito pequeno e só quer o meu colo, fora daqui só chora, por isso...
Mas sim, acredito que depois a gatinhar e tudo mais, seja mais complicado para trabalhar, mas lá está, pelo menos que seja mais velhinho. Acho que tanto para ele, como para mim, é melhor.
E sim, estou com esse mesmo sentimento de tristeza ou sei lá, só de pensar em separar-me dele. É que são meses seguidos, 24h...
Beijocas
Enviar um comentário