segunda-feira, outubro 31

Casa limpa e saudável no inverno

Agora que vem aí o tempo mais frio, decidi partilhar com voces estas dicas que vi na revista tv novelas:

Deixe o sol entrar. Apesar do vento frio, que está na rua, deve abrir as janelas e as portas pelo menos uma hora por dia. Esta acção permite-lhe trocar o ar viciado pelo fresco. As janelas fechadas tornam o ambiente mais vulnerável ao aparecimento de mofo e ácaros, ao passo que o sol os mata.

Durante a noite, vede as frestas das janelas com a ajuda de feltro ou panos, que lhe vão permitir bloquear todas as entradas de corrente de ar. No dia seguinte, deve abrir as janelas e deixar o ar correr.

Livre-se do pó. Este provoca alergia e, como tal, deve ficar de fora da época fria. O ideal seria limpar o pó todos os dias, mas, se não puder, faça uma limpeza pelo menos três vezes por semana.

A cada 15 dias, arraste os móveis do lugar e remova toda a poeira que se acumulou.

Durante as limpezas, prefira panos húmidos. O facto de usar panos secos faz com que os agentes que causam alergias se espalhem.

Lave os cobertores antes de os utilizar. Depois de estarem arrumados na Primavera e no Verão, os cobertores acumulam bactérias e fungos.

As roupas de inverno também devem ser lavadas e expostas ao sol. Esta tarefa inclui, como é óbvio, as peças em lã.

Mude a roupa da cama com frequência. Deve colocar lençóis novos a cada semana. No que diz respeito às toalhas de banho, o ideal é que depois do banho as ponha ao sol a secar e que as mude de quatro em quatro dias.

Os objectos da casa também devem ser expostos ao sol. O efeito bactericida dos raios solares é a melhor arma contra os ácaros. Travesseiros, cobertores e até o colchão devem ser exposto ao sol pelo menos uma vez por semana. E já agora, preste atenção à "validade" destes objectos. Como acumulam muitos microorganismos prejudiciais ao sistema respiratório, devem ser trocados de tempos a tempos.

Evite tomar banho com a água muito quente e procure não utilizar sabonetes ou cremes perfumados, pois podem potencializar a alergia.

A higiene do seu animal de companhia deve ser efectuada tanto no tempo quente como no frio. Por isso, mantenha a mesma frequência dos banhos dos seus cães e tenha o cuidado de que estes circulem apenas em ambientes secos e limpos.

Os livros, papéis e cadernos devem ser acondicionados em armários fechados. Assim, evita que acumulem poeira.

Tenha cuidado com a humidade. Quando o tempo ficar muito seco, coloque um recipiente com água debaixo da cama. Esta acção vai facilitar-lhe a respiração.

Não coma na cama. Alguns insectos são atraídos pelas migalhas de comida. A saliva, as fezes e o corpo destes insectos são portadores de substâncias que provocam crises alérgicas.

Crie um ambiente acolhedor e coloque sempre uma manta perto do sofá. Vai ver que as noites em frente à televisão se tornam mais agradáveis.

Decore a casa com velas. A pequena chama das velas torna o ambiente mágico e acolhedor. Ainda assim, deve ter cuidado. Coloque as velas em cima de um pires com água para evitar acidentes desagradáveis. E não se esqueça de apaga-las antes de ir para a cama.

Mude a decoração da casa. Opte por cores escuras, tecidos mais confortáveis e abuse das almofadas.

Coloque tapetes nas partes laterais da cama. Não há nada mais desagradável do que sair da cama e pôr os pés directamente no chão frio. Os chinelos também devem estar sempre por perto.

Mantenha um aquecedor eléctrico nos quartos ou na sala. Prefira os modelos a óleo.

Aposte em mantas e almofadas no sofá. Além de decotativas, são aconchegantes e aquecem.


1 comentário:

Xs disse...

Muito bem!
Algumas dessas dicas já eu ponho em prática.
As outras vou adoptar!
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...