terça-feira, março 31

Reduzir a preguiça

No outro dia perguntaram-me se eu tinha dicas para reduzir a preguiça. Não me disseram se era para as tarefas de casa, mas penso que sim, porque ninguém tem preguiça de ir passear... 😂

Eu, já é de mim, não paro quieta. Se não estiver a fazer 50 coisas ao mesmo tempo, parece que o dia não é produtivo. Mas isto sou eu e até se torna cansativo.

Eu mal consigo estar sentada no sofá e começo logo a imaginar coisas que poderei fazer e lá vou eu...

E termino as tarefas todas, mas realizo várias ao mesmo tempo.

Mas preguiçar de vez em quando é bom. Eu também me sento no sofá, deixo-me ficar horas na cama, eu sei lá.... Mas depois faço tudo o que planeio.



Para mim, alguns/algumas pensamentos/acções podem ajudar a reduzir a preguiça e isto é baseado apenas na minha realidade:

Em casa:

- Fazer uma lista das tarefas que quero realizar para esse dia - se não as cumprir, eu revolto-me comigo mesma;

- Eu sou extremamente competitiva. Até sozinha o consigo ser. Ponho um cronómetro (+/-, nada de exageros) e digo: "Ok, tenho X tempo para fazer isto" ou "Tenho até às X horas para ter tudo feito". Comigo resulta sempre;

- Evitar chegar a casa e sentar no sofá - Eu sei, saímos todos cansados do trabalho, mas se se sentarem no sofá assim que chegam a casa, dificilmente depois querem fazer as coisas;

- Se pensarem que quanto mais cedo começarem, mais cedo acabam, talvez vos ajude a começar e rápido aquela tarefa;

- Colocar música. Eu faço as limpezas sempre com música e até parece que despacho tudo mais rápido;

- Pensarem que fazer qualquer tarefa, queima calorias e logo, poderão "perder peso". Aqui, como é lógico, não vão perder kilos em massa, mas imaginem a tarefa de limpar a casa ao fim-de-semana, com música... Perdem peso na tarefa, ainda dançam pelo meio, ficam com a casa arrumadinha e cheirosa e estão a perder calorias;

- Ter uma casa sem tralha e seguir +/- uma vida minimalista, ajuda. Não digo desatarem a deitar tudo fora e terem uma casa tão vazia quanto a minha, mas vou dar o exemplo da minha mãe. Não limpa o pó, odeia. Mas tem a casa cheia de bibelots e afins. Que lógica tem isto?
Eu sei que sou maníaca com as limpezas, decidi não ter tapetes em casa a acumularem mais pó/lixo/sujidade, etc;

Em treinar:

- Mais uma vez, chegarem a casa e não sentar no sofá. Até o meu marido que vai ao ginásio 50 vezes, se chega a casa e põe-se no sofá, dificilmente vai treinar a seguir. Estão cansados, é certo, mas acreditem, não ir treinar não vos vai cansar mais. É mesmo o contrário.

- Ponham um objectivo. Querem perder peso? Querem definir? Querem começar a correr mais? Quanto mais tempo demorarem a começar, mais tempo vão levar a chegar lá. Parece lógico, e é, mas as pessoas esquecem-se disto;

- Se não têm dinheiro para ir ao ginásio, podem treinar em casa. Imaginem os treinos também como uma "obrigação". Eu sei, é contraditório com o que muita gente diz por aí, mas se levarem no mesmo sentido como levam o trabalho, pode ser que a coisa resulte.
Para mim treinar não é obrigação. Adoro, faz-me bem e sem ele é que fico louca. Comecem, obriguem-se. Depois torna-se um hábito bom, saudável e quem sabe, prazeroso.

- Se entrar em casa para se trocarem e saírem logo é o problema, depois de um dia de trabalho, não entrem em casa. Levem logo a mala com tudo e do trabalho sigam para o ginásio, etc;

- Mais uma vez, pensarem que não têm cabeça para ir treinar e não irem mesmo, não é a solução, pois o exercício faz precisamente o contrário. Mentalizem-se que o treinar, seja onde for, só vos vai fazer bem. Acalmam a mente, as preocupações ficam lá fora, libertam as pressões do dia e até ficam mais atentos e com melhores capacidades se vos surgir um problema, porque já deitaram tudo o que é mau cá para fora.

Estas dicas são minhas, não as vi em lado nenhum, não copiei, nada.
É aquilo em que acredito.

Funciona com umas pessoas, não com outras. Realidades diferentes, filhos, trabalhos sempre em pé, etc, são tudo diferentes realidades.
Esta é a minha e para mim funciona.

Espero que ajude alguém de alguma maneira.


5 comentários:

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Excelentes dicas. :)

A música sem dívida que ajuda na realização de tarefas, seja quais forem, até em exercícios físicos. esta concordo inteiramente.

Essa de chegar a casa e sentar no sofá e depois não ter "talento" para fazer mais nada... opa, é muito certo. É tiro e queda comigo :(

Beijinho e boas actividades dentro de paredes :)

" R y k @ r d o " disse...

Olá:- Ao fim de alguns dias tudo o que se faça começa a ser cansativo. Sofá, tv, leitura, música, limpar a casa, dar uma volta ao guarda-roupa, até namorar cansa, lol

O melhor é, para quem não tem, comprar um cão e ir à rua 10 vezes por dia. O pior é se o cão se habitua a tyanta saída, lol

Afinal quem não tem preguiça?
.
Saudações amigas

Marina Maia disse...

Olha descobri varias coisas, uma devo ser a tua mãe porque sou igualzinha a ela, eh, eh. Depois chegar a casa e não ir ao sofá onde já está o marido, conversar um pouco e navegar um pouco na net, sou incapaz, eu bem tento, mas depois penso, que se lixe eu gosto tanto. Estabelecer limites e objectivos, parece-me bem por isso é que faço tudo ao contrário porque o meu objectivo é ser feliz, logo só fazer coisas que me apetece...portanto eu enquadro-me na preguicinha boa, eh, eh. Mas adorei as tuas dicas, chamar-lhes-ia até dicas da Cláudia!!!
Beijinho e continuação de muita coragem!!!

O último fecha a porta disse...

Muito bem.
Olha eu tbm sou como tu. Se me alapo no sofá... esquece é um 31 para me levantar. Podes não acreditar, mas evito ir para o sofá antes de jantar precisamente pq senão dá-me uma moleza... e pior, nunca me deito no sofá, porque me deitar depois não consigo ir para a cama. Adormeço lá!!!
Qto aos treinos, no ginásio vou a aulas. Detesto ir à musculação pq senão não faço nada de jeito. Ou distraio-me ou começo a reparar no que não devo lolol (Esquece esta parte eheheh)

Cidália Ferreira disse...

Ora muito bem...Só não aprende quem não quer! Lol Adorei:)
-
Num reboliço extremo de emoções
-
Beijos, boa noite..." Vai tudo ficar bem"!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...