quarta-feira, outubro 3

Empresas e seus patrões

Quero ver se me organizo para falar disto, pois é um assunto que muitas vezes é debatido mas nada muda.

Claro que vou voltar a falar de trabalho, horários e afins.

Não lhe quero chamar de "mentalidade pequena", mas faz-me confusão a ideia de algumas pessoas...
Num destes dias vi uma Srª a anunciar que precisava de 1 trabalho, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
Muita gente tentou ajudar mas o que me chamou mesmo a atenção foi o comentário, diga-mos que "infeliz" de uma rapariga, que diz e passo a repetir "Que chique! Não quer mais mordomias?"

Depois vi outro comentário em que uma outra rapariga dizia e com toda a razão "É por mentalidades como estas que os trabalhos estão como estão. Os Portugueses já se habituaram a ser escravos".


A verdade é que os patrões sabem da dificuldade que as pessoas passam e sabem que se um não aceitar, outro aceitará e as coisas nunca vão mudar.

Desde quando trabalhar de 2ª a 6ª é mordomia?
Desde quando trabalhar "apenas" 7h por dia é mordomia?

Há que incutir a mentalidade que, ninguém é produtivo 8h por dia.
Ninguém tem cabeça para fazer as tarefas 8h por dia, sem que comece ao fim de algumas horas a divagar ou na conversa... A trabalhar cada vez mais devagar.

Ou continuarem a achar que lá por oferecerem café aos funcionários, torna uma empresa uma óptima empresa para trabalhar.

Por amor de Deus!

Eu própria às vezes peco nas entrevistas porque tenho medo de não ser escolhida por apresentar valores altos (e já me aconteceu!) ou condições acima da média.... Mas o que é certo é que temos que começar a falar.

Sabemos o nosso valor ou não?

É importante para mim e penso que para toda a gente:

-Trabalhar apenas de 2ª a 6ª (venha quem vier, ter folgas rotativas ou uma fixa e outra a rodar não é nada. Nem descansamos, nem fazemos nada de jeito);
-Um bom ordenado é fundamental. Ninguém vive do ar. Ninguém paga contas com pontualidade, espírito de equipa, etc;
-Progressão na carreira e dito de maneira clara (Por causa de eu não falar por medo, é que me encontro na situação que me encontro neste novo trabalho);
- Claro que trabalho as 8h, mas continuo a dizer que se trabalhassemos 7h, ninguém morria e andávamos todos bem mais felizes;
- Uma boa equipa e chefia. Bom ambientes somos nós que fazemos, mas a partir do momento em que as próprias chefias não nos dão liberdade para organizarmos o nosso trabalho como queremos, temos problemas...

Eu sei que estou a falar geral e é óbvio que, por exemplo, toda a gente gostava de ter o fim-de-semana em casa e muitos não podem (pessoal que trabalha em lojas, super's e por aí).
Mas quase que é regra trabalhar-se aos fins-de-semana e quem não o trabalhar é mal visto.

E pior, já se trabalha tanto e mesmo assim olham-nos de lado se chega às 18h e picamos o ponto.

Está muito incutida também a ideia que quem trabalha mais de 8h por dia é que é bom funcionário e que trabalha bem.

Estou cansada de falar destes assuntos, mas penso que quanto mais se fale, mais pessoas falem nele também.


6 comentários:

Margarida disse...

Olá Cláudia!

Subscrevo na íntegra tudo o que disseste! No meu emprego anterior trabalhava de segunda a sábado. Na maioria dos dias entrava às 9h e nunca saía antes das 20h! Ninguém é produtivo assim e ninguém é feliz assim! E reconhecimento? Zero! Nada!

Temos mesmo de falar, de exigir melhores condições de trabalho. Os pais têm de ter tempo para os filhos, em quantidade e em qualidade. Isso significa ter horários de trabalho que lhes permitam conciliar com facilidade a vida familiar e a vida profissional. Significa também que os trabalhos têm de ser facilitados para que os problemas não venham com as pessoas para casa. Enfim, as pessoas têm de ter tempo para estar em família e para o lazer! Só assim teremos pessoas felizes!

Nos estudos da felicidade, a Dinamarca está em primeiro lugar. E porquê? Trabalham só de manhã, a escola é só de manhã. E é um dos países mais evoluídos do mundo!

Enfim, parabéns pelo post. Não podemos baixar os braços!

Beijinhos
Margarida

https://minhacasadopatio.blogspot.com/

Cynthia disse...

Isso é uma questão de perspectiva.
"(venha quem vier, ter folgas rotativas ou uma fixa e outra a rodar não é nada. Nem descansamos, nem fazemos nada de jeito)". Estas não são as únicas alternativas... trabalhar ao fim de semana ou com folgas rotativas. Podes ter folgas fixas que não sejam sábado e domingo. E isso nem sempre é mau. Na verdade, o maior inconveniente que vejo em trabalhar ao fim de semana é não estar em casa quando o meu filho não está na escola. De resto, não me chateia assim muito, é um dia como outro e quando não tinha filhos, não me ralava nada de trabalhar ao fim de semana.
Sabemos que há muita gente que gostaria de trabalhar nesse horário que a senhora referiu, mas é, de facto, pouco realista, porque cada vez mais, os patrões/empresas, querem pessoas para outros horários... e se é verdade o que dizes sobre nos impormos para podermos ter o que queremos, também é verdade que não podemos andar 2 e 3 anos, por exemplo, a recusar empregos só porque o horário não nos agrada. Nem toda a gente tem margem orçamental para esse luxo e, assim, aceitam o que há.
Quanto a mim, pessoalmente, não gosto de trabalhar de manhã ao fim da tarde, detesto acordar cedo, não sou absolutamente nada produtiva, nunca me vou habituar a ter que sair cedo da cama e, se dependesse de mim, trabalhava sempre num horário nocturno, tipo 00h/8h. Mas, infelizmente, não posso escolher e, como tal, tenho que gramar, por vezes, com levantar-me antes das 6h da manhã.

Marisa Reis disse...

Já trabalhei num sítio em que sempre que eram 18:00 saía durante 8,5 anos mas sempre que eram 8:45 estava lá (entrava às 9:00), uma vez a patroa disse-me..." à sai sempre às 18:00, não faz nem mais um minuto" e eu só respondi "o horário é das 9 às 18, se eu estou cá todos os dias às 9 também tenho o direito de sair todos os dias às 18, até porque se me atrasar 5 minutos desconta-me meia hora"; foi remédio santo, nunca mais me disse nada...noutro sítio também me disseram que saía sempre às 17:30 e eu respondi de igual modo, "nunca entrei depois das 8:30 pois não? e vivo a 23 km daqui"...
O engraçado é que havia pessoas que ficavam até mais tarde mas a "jogar paciência" mas como estavam lá eram "bem-vistos".

IDireito disse...

Totalmente de acordo mas o triste é que mesmo que nos revoltemos e não aceitemos certas condições por serem desumanas há sempre gente que aceita e assim é dificil as coisas mudarem...
beijinhos
https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

o ultimo fecha a porta disse...

os horários são temas sensíveis, mas há muito a ideia de quem é bom e comprometido fica depois da hora, mesmo que seja ineficiente.

já contei várias vezes a minha experiência traumática em auditoria, numa empresa big-4 bastante conceituada e multinacional. Era um abuso!
Sei que ultimamente a taxa de rotação tem sido muito elevada. com o mercado dinâmico como está no porto, ng aceita os horários e as condições que exigem, mesmo pagando bem.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Essa é uma boa questão… Horários de entrada e de saída.
Não compreendo a mentalidade, mas a verdade é que se x sai a horas é um aproveitador que não gosta de trabalhar e/ou evoluir. Quem sai a x+15min/30min seja o que for depois da hora é o bonitinho e o bom empregado, mesmo que esses 15 min ou 30 in a mais tenham sido de proveito zero.
Conheço alguns assim, que à parte do tempo que ficam na casa de banho ao longo do dia, à tarde ficam mais 20 min +/- (a fazer zeros, e algumas vezes a jogar os joguinhos do pc) e são os melhores empregados de empresa.
Mentalidades…

beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...