terça-feira, março 14

Jovens e as poupanças

Fiquei muito contente quando fui a casa da minha tia.

A filha dela, que vai fazer 17 anos, disse que não gostava de gastar dinheiro. Não é como eu, super poupada ou "mão de vaca" como me chamam muitas vezes, mas em comparação com os amigos, até se torna poupada.

Disse que tinha uma pequena quantia que gostava de investir. Como se trata de um primeiro investimento, incentivei-a a investir nos certificados de aforro. É certo que o valor que é, ao fim dos 10 anos, vai dar uma quantia muito pequenina e pode desincentivar, mas a verdade é que parado ainda desvaloriza ou perde valor com a inflação. Posto isto, ando a insistir um bocado com ela para o criar.

Mostrou tanto interesse em ouvir-me que acabei por lhe indicar podcasts e contas públicas do Insta para seguir e começar a familiarizar-se com termos básicos.

Depois falei-lhe da bolsa. Mostrou interesse em investir também. Fiquei mesmo orgulhosa da minha menina!

Disse-lhe que tenho um livro da bolsa, mas como acho que é massudo e com termos muito técnicos, aconselhei a começar por baixo e isso é o básico. Se não percebe os certificados, por exemplo, não é altura de lhe dar um livro tão técnico.

Mas já lhe disse que lho empresto, assim que me mostrar que está empenhada na coisa.

Adoro falar destes assuntos e sinto-me quase uma especialista (não se deixem enganar, ainda tenho muitoooo para estudar e instruir-me). Usei termos técnicos. Ela estava encantada a olhar para mim, apesar de eu ter noção que era quase "um burro a olhar para um palácio". 😂


4 comentários:

J.P. Alexander disse...

Prestar a veces es mala idea terminas perdiendo el amigo. Te mando un beso.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

É muito bom ver essa geração interessada por dinheiro. Mesmo muito bom!

É raro que deem valor às coisas e ao seu custo e valor.
Fizeste bem em aconselhar o melhor que podias, na volta ela fala na escola Às amigas e etc e provoca interesse em outros :)

Beijinho

Anónimo disse...

Na faculdade tive uma cadeira de economia e gestão, uma cadeira chata, mas que tem utilidade. Poderia haver mais cedo e com exemplos práticos.
Tenho dinheiro em poupanças desde os 12 anos. Os meus filhos têm desde que nasceram. Os meus pais deram o exemplo, guardando todo o dinheiro que nos davam ou ganhavam (abono incluido), apesar do baixo salário que tinham. E é isso que eu faço aos meus filhotes.
Os meus irmãos também tinham, mas, pelo menos um deles, "investiu" em carros e computadores (que acabaram na sucata). A educação financeira era a mesma.
Infelizmente a maioria dos jovens (e adultos também) pensa a curto prazo e gasta tudo o que tem e, pior, não tem.

Cidália Ferreira disse...

A educação bem debaixo! É sempre bom quando o poupar está no sangue dos mais novos!!
.
Coisas de uma Vida
.
Beijo. Votos de uma excelente semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...