quinta-feira, março 28

Das acções/do meu dinheiro

Ora vamos lá ver se nos entendemos...

Mais uma vez eu repito que, AS MINHAS POUPANÇAS "A SÉRIO", NÃO ESTÃO NAS ACÇÕES.

Sinto que nem em letras grandes o pessoal entende.

Mas eu digo mais uma vez... para o pessoal que está lá ao fundo.

 AS MINHAS POUPANÇAS "A SÉRIO", NÃO ESTÃO NAS ACÇÕES.

Já aqui referi demasiadas vezes que tenho fundo de emergência e poupanças em Certificados de Aforro. E tenho dinheiro em conta corrente. Até demasiado.

O meu investimento em acções é uma coisa à parte. Apesar, claro, de fazer parte das minhas poupanças e das do marido.


Mas pois que continuo a receber comentários de pessoas que, muito provavelmente não investem e não percebem da coisa. E parece que só a verdade delas é que é.

Não, não é mais inteligente eu deixar de ter acções e pagar o Crédito Habitação.

Agradeço a preocupação, mas eu ainda é que sei da minha vida... 😅

Os meus míseros cêntimos das acções, são mais que os míseros cêntimos do Aforro, se assim lhes querem chamar.

Não, os ganhos com as acções não são hipotéticos. Por favor, vão ler, estudar, informar e vejam bem o que estão a dizer. E eu invisto a longo prazo!

Claro que se só comecei há 1 ano, é normal os ganhos serem baixos. Mas posso-vos dizer que em apenas 3 meses em 2024, já tenho mais de metade do valor do ano passado todo!

Por isso se diz que nas acções, é preciso é calma! Não são ganhos para já. São ganhos que virão com os anos.

E eu não me importo de esperar.

E não se preocupem com os míseros cêntimos, estou felicíssima com eles. Todos os dias festejo, como se fossem milhões, quando caem na conta.

E se eu precisar de dinheiro para uma eventualidade, tenho. Graças a Deus!

Sim, sou demasiado poupada! Talvez até demais. Corto em tudo o que posso e não posso e felizmente ainda consigo poupar.

As acções são uma opção para quem tem um perfil arriscado, é verdade. A probabilidade de perder dinheiro é enorme. Mas os retornos, em comparação, são igualmente enormes. E se nunca se arriscar, nunca se sai da cepa torta. Mas não digam que são hipotéticos! Eu não irei vender acções a preço inferior ao que comprei, não se preocupem. Não há esse risco.

Mas também posso dizer, para quem pelos vistos sofre por mim, que a probabilidade de estas empresas irem à falência, é pouca. Posso não saber o que ando a fazer, a 100%, mas ainda vou entendendo minimamente do assunto. Não invisto em unicórnios, invisto em empresas grandes, internacionais e multinacionais, empresas com bom cash-flow, boa tesouraria.

Nunca ninguém ficou rico a ter dinheiro parado na conta ou a tê-lo apenas em Certificados de Aforro.

E se forem a ver, também não é absolutamente seguro, apesar de ser mais que as Acções, óbvio.

Eu aceito os comentários, respondo a dúvidas, tudo... Agora não me venham dizer o que é mais ou menos inteligente, pelo amor de Deus. Se calhar menos inteligente mesmo, é não investirem. Mas não insisto com quem não o quer fazer, pois não?

E não, não é o certo pelo hipotético. As acções que tenho, pagam dividendos. Todos os meses eu recebo um X pelas acções que tenho. E elas têm vindo todas, mas todas, a valorizar. Não é à toa que tenho uma valorização de 20%, bem superior à inflação, à minha taxa de juro, etc.

Se pode mudar? Pode. Mas quando isso acontecer, se acontecer, logo me preocupo com isso.


 

6 comentários:

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

No que respeita a dinheiro, penso que sempre que alguém retira das entradas para poupar/investir/guardar no colchão, etc, etc, tudo é válido. Porque conseguir viver abaixo do que se recebe e retirar esse montinho para o lado seja para lhe fazer o que for já é mesmo muito bom e caminho andado para se levar uma vida mais descansada.

Por isso, respeito muito onde cada um tem o dinheiro. O meu namorado por exemplo, tem milhares dentro de um cofre em casa -.-, sem segurança nenhuma mas fazer o quê né? É onde ele se sente confortável em ter parte das poupanças dele e não o posso obrigar a fazer seja o que for. Respeito, pelo menos poupa.

Sobre quem te faz esse tipo de comentários, é o que acabas por dizer, "estudem", são entradas liquidas e reais na tua conta e o importante nisto é realmente apostares em empresas de mercado que estejam sólidas, tanto no passado como imprescindíveis no futuro, e daí em diante esperar esses retornos.

Beijinho, e boas poupanças/investimentos

E BOOOOA PÁSCOA!!! :)

bea disse...

Mas a Cláudia quer ficar rica?! As pessoas enriquecem de muita maneira, admito que também com acções. Mas talvez a Cláudia queira só ter uma vida mais desafogada. E vai conseguir, ainda é jovem e tem uma vida para tentar.
Boa Páscoa, Cláudia.

J.P. Alexander disse...

Siempre es bueno invertir sabiamente el dinero. Te mando un beso.

Anónimo disse...

Cada um sabe de si.
Conheci quem fez um empréstimo para obras numa casa para arrendar apesar de terem dinheiro em poupanças (não sei de que tipo). Pessoas com bom ordenado, com dinheiro e imobiliário!
Fizeram as contas e viram que iam perder mais juros levantando do dinheiro investido que pagando os juros do empréstimo.
Há pessoas que jogam o euromilhões todas as semanas, mas se investissem sempre teriam um retorno.
Boas poupanças!
SM

Finanças.at.home disse...

As pessoas têm medo do que não conhecem e ao invés de estudarem criticam para que os outros não tenham mais que nós. Infelizmente é uma mentalidade muito tacanha. Eu só tenho a elogiar, parabéns por teres procurado e por estares a conseguir resultados tão bons. E já agora, um post a partilhar onde estudaste e como escolheste a melhor plataforma para investir, era muito bem vindo. 😅

Cláudia disse...

@Finanças.at.home

Obrigada pelo comentário e pela dica!

Vou começar a planear esse texto.

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...