segunda-feira, outubro 27

Da consulta dos 4 meses

Tivemos esta consulta dos 4 meses no dia 23 de Outubro. Já tinha o rapaz 4 meses e 6 dias 😊

Posso começar por dizer que odiei a consulta. Tudo a despachar, porque estavam atrasados não sei com o quê. Mal tive tempo para assimilar as conversas e colocar questões, nem vê-las.

E sim, tinha questões.

Porquê?

Pois que era altura de pesar e medir o Tomás e... perdeu peso! Não só não ganhou, como ainda perdeu. Estava tudo a ir tão bem e de repente, perdeu peso. Estava com 5kg de novo. Perdeu cento e poucas gramas. E o comprimento, cresceu, mas não o suficiente. E de repente, estava num percentil acima na última consulta e agora foi para o de baixo?

Falei na introdução alimentar, até por causa da creche, supostamente ia iniciar com as sopinhas, mas depois disseram para começar antes com o leite de fórmula.

E eu sem saber porque o meu filho perdeu peso.

E saí de lá sem saber.

Fez os testes normais e foi ouvido e estava tudo bem... mas eu fiquei com aquilo na cabeça. Ele perdeu peso.

Se eu lá na consulta fiz uma força enorme para não chorar... cheguei a casa e quebrei.

Mas porque é que ele perdeu peso? Está doente? E eu sem respostas.

Fomos logo comprar a fórmula e demos-lhe. Não aceitou muito bem, é insistir. Mas ao vê-lo agarrado ao biberão... chorei novamente com medo que ele não estivesse bem.

Até posso dizer que ao escrever estas palavras, comecei a chorar.

O medo que ele não esteja bem, é real. 

O marido sempre a tentar acalmar. Não tem nada. Ele tem um aspecto super saudável, e de facto tem! Mas o meu coração não acalmou.

Depois dei o restinho do biberão, mas ele preferia mesmo era a mama. Fui intercalando os dois.

Não queria deixar de dar mama. Senti-me estranha ao dar biberão.

À noite, já deitados, o marido voltou a dizer algo que não me recordo e lá voltei a chorar. Muito. 

Claro que tentei marcar logo uma consulta no privado. Precisava que o pequeno fosse visto por um médico especialista. Não que não confie no médico de família, mas um especialista poderá talvez acalmar o meu coração.

Fazer análises, qualquer coisa. Quero saber porque o meu filho perdeu peso.

E se continuar a perder peso? 😭 

Disseram-me que já era a minha ansiedade a falar. Talvez.

Mas senti-me mal. Tristíssima. E sim, marquei consulta logo para Sábado, dia 25 de Outubro.

Falarei nela depois. Por agora quero perceber se alguém passou por isto.



15 comentários:

Anónimo disse...

Olá, antes de mais: calma!
Às vezes, há erros nas medições, não disseram para voltar lá só para pesar? A minha bebé, oficialmente, pouco cresceu na última consulta, apesar de se ver que está bem maior (azelhice ao ser medida).
Em relação ao peso, passei por isso até aos 3 meses e ainda está a recuperar percentis. Era uma trinca espinhas e pouco aumentava. Como tinha menos de 1 mês fomos às urgências onde fez análises. Poderia ser uma infeção urinária mas estava bem, devia ser da icterícia. Depois de tanto chatearem compramos LA e davamos depois da última mamada do dia. Nunca substitui pelo LA para não comprometer a amamentação. Só eu sei o que me custava aquele biberão (nunca dei, foi sempre o pai) e os comentários a dizer que o meu leite não era bom (nota-se...). Acreditei sempre que ia conseguir e assim foi (a parte psicológica tem muita importância).
No teu caso, convém perceber se há algum motivo de saúde. Tens a vantagem de já ter 4 meses e poderes iniciar a IA. Quando deres LA amamenta tbm para manter a produção.
Ah, a partir dos 3/4 meses a minha filha passou a distrair-se e tenho de insistir mais para mamar. Será que o Tomás não está mais interessado no que está a acontecer no mundo e mama menos?
Vai correr bem.
Beijinhos grandes para ti e para o Tomás!
SM

Anónimo disse...

Já nao me lembro se na altura a minha bebé perdeu peso, mas por volta dos 4 meses tivemos um episodio bastante chato com o biberao (dava maminha, mas no nosso caso, o principal era a fórmula). Pois, bem, de um dia para o outro a minha bebé rejeitava o biberao, passou a comer menos e, obviamente, fiquei muito aflita. Fomos ao pediatra e estava tudo bem com ela, apenas indicou que poderiam ser os dentes a começar a provocar desconforto. Demos medicaçao durante alguns dias e voltou a beber o seu leitinho normalmente. Fez bem em pedir consulta no privado, nós também vamos quando o atendimento no centro de saude nao responde a todas as nossas dúvidas. Confie no seu instinto

Anónimo disse...

Olá Cláudia.
Antes de mais: calma! Eu sei que quando é o nosso filho tendemos a não conseguir afastar-nos da questão para analisar de forma racional. A pesagem e a medição pode nem ter sido bem feita, face à pressa com que estavam. Ia sugerir marcar nova consulta de enfermagem, para repetir as medições, mas efetivamente eu procuraria um pediatra para com calma poder analisar isto. Eu também achava que a minha médica de família na altura era boa médica, mas só quando passamos por uma consulta com um pediatra vemos que é diferente.
Muito provavelmente pode ser o stress desta nova fase (retorno ao trabalho, entrada na creche) que tenha interferido com a produção de leite.
A fórmula existe e ainda bem que existe (seja porque não se quer amamentar, seja mesmo quando se mostra efetivamente necessária para complementar o LM), mas custa-me que os profissionais de saúde mandem dar logo à primeira contrariedade, até porque depois é um dos fatores que desincentiva a amamentação e leva muitas das vezes ao desmame.
Espero que esta nova consulta ajude a esclarecer todas as dúvidas e a encontrarem as respostas que precisam.

J.P. Alexander disse...

Espero que tu niño este mejor. te mando un beso.

Anónimo disse...

Bom dia! è normal que os bebés não aumentem sempre, há meses assim. Afinal, não são máquinas programadas... . Isto pontualmente claro. Não se assuste, vai voltar ao normal, mas não ande com a "paranoia" de o pesar todos os dias, sei do que falo. Vá dando leitinho mais vezes... Beijinhos

Cláudia disse...

Olá @SM

Voltamos lá já dia 4 de Novembro. E entretanto já fui ao Pediatra mesmo. Diz que está tudo bem com o meu pequeno.

Eu também quero continuar a dar mama, mas tenho receio que ele é que comece a rejeitá-la. Mas eu vou insistindo.
A mim também custa dar o biberão, mas como um deles, é dado à noite, sou eu a dar que assim vou logo adormecendo-o.

Ah sim, ele agora quer é ver o mundo. Noto que sim, se distrai muito mas pronto, vai comendo. Eu acho que isto já é dos nervos. Estou com pouca produção.
E pior, é que continuo a perder peso e até como bem. Tenho mesmo que começar a ver isto :/

Beijocas e obrigada

Cláudia disse...

Olá @Anónimo 09h20

Ainda bem que por aí estava tudo bem. Também já fomos ao pediatra e também indicou estar tudo bem com o pequeno.

Dentes também já pensei nisso, mas a enfermeira disse que não eram ainda.

Acho que é mesmo de mim, a produzir pouco, devido aos nervos. E não, não me estou a conseguir acalmar :(

Obrigada

Cláudia disse...

Olá @anónimo 09h53

Verdade, o Pediatra viu que havia logo ali valores que estavam mal. Foi mal pesado há 2 consultas atrás +/-
Já foi lá ao Pediatra e ele disse que estava tudo bem. E vamos voltar à enfermeira agora dia 4 de Novembro.

E sim, acho que estou com menos produção, devido aos nervos, mas não estou a conseguir acalmar.

A mim também me custa dar a Fórmula. Preferia até tomar um estimulante, para produzir mais leite. Mas para já não indicaram isso.

Cláudia - eutambemtenhoumblog

Cláudia disse...

Olá @Anónimo 10h10

Exactamente, passo a vida a dizer isso.
Há mulheres com a minha altura com mais e menos peso que eu. Mas como é um bebé, só espalharam foi o medo, sinceramente. E acho mal falarem logo da fórmula. Até para mim, deviam era ter feito logo exames, para ver se está tudo bem com ele.

Ah não, isso não. Estou a tentar levar um dia de cada vez, mas o pesar.

Obrigada

Anónimo disse...

Calma...
O corpo produz o que o bebé precisa. Se vires que não chega oferece mais vezes ou estimula com a bomba. Acredita no teu corpo. Regra: primeiro a mama, depois o LA.
Quanto à tua perda de peso também é normal (e ainda bem que é assim), provavelmente ainda vais perder mais. As gorduritas que ganhamos na gravidez servem para isto, se não as tivermos vai o que sobra e, claro, sai da nossa alimentação (come mais vezes e durante a noite, se tiveres fome, bebe água e toma um multivitamínico para lactação).
Como sabes já é o terceiro bebé que amamento mas tbm tenho medos e dúvidas. Dos miúdos, até aos 6-8 meses perdi peso e fiquei bem magrinha (espero não emagrecer tanto desta vez). Recuperei sem fazer nada de especial e aos 15 meses já estava com o meu peso normal apesar de ainda amamentar. Qdo o meu segundo filho tinha 6 meses fiz uma avaliação numa nutricionista e, apesar de estar com baixa massa gorda, levei uma descasca por admitir que tbm lanchava de madrugada. Mande-a passear e continuei a fazer o mesmo. A regra era clara, se amamentava, e estava magra, tinha de comer (sem exagerar, claro).
Desta vez, como engordei mais na gravidez, só atingi agora, 5 meses, o meu peso. Fiz análises à tiróide e estou com a TSH quase a 0 (igual ao pós parto anterior, foi temporário) é bem provável que emagreça mais.
Mas mesmo qdo eu parecia um palito andante tinha imenso leite e bebés com bom peso (e muitas criticas a dizer que eu fazia dieta ou estava doente).
Por isso calma que vai correr bem.
Força! Vais conseguir.
Bjs,
SM

Anónimo disse...

Cláudia, dar formula não é um problema, pode sim ajudar a resolver um problema. Nem todas as mulheres conseguem amamentar em exclusivo por várias razões, e não há outra opção a não ser a fórmula. Não veja isso como um drama, por não ser capaz..., é a realidade de muitas mães. Também há bebés que pegam melhor no biberão e vão rejeitando a maminha. O que é preciso é que se alimentem bem. Nos dias de hoje há muita pressão sobre este tema, mas cada bebé, cada mãe são um caso específico. Graças a Deus que temos boas fórmulas para os nossos bebés crescerem fortes e saudáveis! È a minha sincera opinião. Beijinhos/Dulce (anónimo).

Cláudia disse...

Olá @SM

Também já ouvi essa, sim. Lá está, ele continua com livre demanda.

Gordura corporal também tenho e bem pensado, deve ser mesmo ainda para proteger o corpo, se não, já tinha emagrecido ainda mais. Eu ao fim de 2 meses, acho eu, já tinha o peso antes de engravidar. Agora já está abaixo.

Infelizmente não posso comer á noite, pois como tomo comprimidos da tiroide, tenho que estar em jejum.

Beijocas e obrigada

Cláudia disse...

Olá @Dulce

Sim, não é um problema no real significado da palavra. Mas psicologicamente, afectou-me.
Vamos lá ver como ele reage em termos de peso, na próxima consulta.

Beijinhos, obrigada

A teia dos 20 mais x disse...

Olá Cláudia,
Boa tarde

A mãe sente, e se sentes estás no teu direito de tirar as dúvidas que tiveres.

Mas vou dar-te o meu exemplo na mesma, vale o que vale (nada xD) a enfermeira dizia-me "enquanto ele cresce não engorda", (e tu sabes, e vês, ele é super alto), mesmo que crescesse pouco ela justificava com isso, "enquanto ele cresce não engorda", e não estando em caso de "alarme" médico em termos de peso eu fui sempre levando como natural. Fui sempre dando peito sem limite, como tu própria fazes.

Sobre dar fórmula, bem me lembro desse sentimento e olha que já lá vão 2 anos e meio, aquele primeiro biberon foi um nós na minha garganta. É horrível o que sentimos como mães e impotentes neste tipo de coisas. Mas a olhar a esta distância posso dizer-te que, o nosso coração se acalma por mais tarde percebermos que fizemos o melhor para e por eles. Doeu dar aquele primeiro biberon? muito! se hoje olho para aquele momento e penso, foi o melhor para ele? penso e não me arrependo.
Se continuas com leite e ele a mamar sempre que quer, a fórmula é um reforço e não o principal, e é isso que importa.

Tiveste estas questões todas do retorno ao trabalho, e novas adaptações (apesar de estares por casa na mesma), pode ter sido sobre isso e a produção do teu leite ter tido uma quebra qualquer, quem sabe? ou mesmo dele ter crescido e o peso oscilar por isso, quem sabe?
Eles também têm os picos de crescimento deles, não fiques demasiado presa a este momento isolado.

Mas se te sentes mais descansada, na próxima consulta tenta abordar as questões em que ficaste com dúvidas agora, ou mesmo ligando para o centro de saúde e pedir para falar com a enfª de família. A minha atende e por telefone resolvo muita coisa :)

Beijinho :)

O ultimo fecha a porta disse...

Não consigo ajudar, mas já tens alguma luz nos comentários anteriores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...