quarta-feira, maio 20

Formação

Há dois Sábados atrás, fui à tal formação dos bolos.

Acabei por ir sozinha e, por um lado, ainda bem.

Foi a minha amiga que falou na formação e acabou por não se inscrever devido a problemas pessoais. Se ela não tivesse falado, eu nem me tinha dado ao trabalho de pensar nisso, de certeza. E se eu não me tivesse logo inscrito, provavelmente por ela não ir, ia acabar por não ir também.

Assim, fui, que paguei logo tudo e espero ir a mais, quer ela vá ou não. Realmente só custa a 1ª vez.

Foi uma formação gira, apesar de se colocar pouco a mão na massa. Vê-se mais do que o que se faz, mas valeu a pena. Viemos de lá com uma fatia de cada bolo feito, as receitas dos mesmos e coloquei algumas questões. Como eu estou mais virada para os bolos saudáveis, as questões que coloquei foram nesse sentido. Tenho realmente que continuar a praticar e ir testando. Já testei alguns bolos, nunca ficaram a 100% de altura ou aspecto, mas temo-los comido a todos, que sabem sempre bem 😂

Acho um workshop caro, digam o que disserem. Sim, temos que pagar a formadora, o tempo dela e os ingredientes, electricidade, etc. Mas se vos disser que, se fossem todas as pessoas permitidas, entravam ali 950€ por 4h, quer dizer, não é?

Bem, mas gostei. Se vale a pena? Vale, em parte.

Éramos apenas 4 pessoas. Só eu e outra Srª era a primeira vez assim num workshop.

É provável que eu vá fazer mais um ou dois. Quero tentar meter as mãos na massa com o buttercream e fazer bonequinhos.

Claro, havia já uma formação no final do mês, mas não posso que é caro, lá está.

Vim de lá também com um frasco com líquido para fazer red velvet. Estou doida para fazer a minha versão mais saudável, talvez em cupcakes, para não ter ali bolo para 50 pessoas 😛

Como trouxe as receitas, quer dos recheios, coberturas e dos próprios bolos, tenho um ponto de partida.

É que se vê muita coisa na net e digo-vos já, há muita coisa que dizem que é boa, mas vai-se a comer e não presta. O sabor é estranho. Já tudo o que faço, se não tem um sabor que eu ache que é bom, nem publico as receitas. Com estas receitas de base, como referi, tenho um ponto de partida. 

Já sei fazer os bolos normais. Agora, é tentar adaptar para a minha realidade. Ir testando com outras manteigas, com adoçantes, etc.

E, se as coisas correrem bem, gostava de ser eu a fazer o bolo de anos do 1º aniversário do meu filho. Não vou fazer festa, depois explico, mas quero comemorar, claro! 

E se a minha irmã vier a Lisboa nos anos dela, gostava de fazer um red velvet naked para ela. Se vou conseguir? Não sei. Mas tenho que tentar até lá e ir testando.

E uma amiga também disse, se eu até lá me orientar bem, que me pede a mim o bolo de anos dela.

Fiquei super feliz! Será por aqui o meu caminho? 

Só pedir ais céus para não engordar 50kg no meio desta brincadeira toda 😛


 

9 comentários:

bea disse...

Bolos e doces caseiros fazem a minha preferência, mas como profissão, a pastelaria não me seduz.
Mas, se a Cláudia tira disso uns cobres e gosta, por que não?!

Inês disse...

Olá! Eu também gostava de fazer uma formação assim mas sinceramente não tenho paciência. E olha sempre fui eu que fiz os bolos dos meus filhos. E agora há uns anos, dos adultos também, descobri um bolo que fiz por brincadeira no aniversário do meu marido e tenho a família quase toda a pedir para eu fazer. O meu afilhado até me pede dois, um desaparece logo na festa e assim fica com outro para comer depois. Mas olha mais uma vez a minha irmã e a inveja dela, toda a gente adora o bolo (fiz anos dia 14 e fiz o bolo e toda a gente gabou e repetiu) mas ela deve sentir-se ofendida com isso e no último ano o meu cunhado e mesmo o meu afilhado já não me pediram o bolo, acho qud por influência dela. Enfim, é triste. Ela lá começou a dizer que dispensava a camada de massa folhada, e mais não sei o quê. A verdade é que comeu, repetiu, ainda pediu mais creme de pasteleiro. Olha, ridículo. Com isto quero apenas dizer que não precisas de grandes coisas para fazer os bolos do teu filho. Eu decoro com chantilly, tenho saco de pasteleiro, já comprei folha de hóstia com desenho à escolha da mais velha e fica melhor que muitos bolos de pastelaria. Pode não ficar tão perfeito mas fica bom. A mãe de uma das amigas dela até já me pediu para fazer o bolo da filha dela também... boa sorte com isso. Por aqui a sorte é que o único bolo que gosto é salame. Ah ah ah

A teia dos 20 mais x disse...

Olá olá,

Tenho uma amiga, que conheci nos tempos de estudo, tiramos as duas a mesma formação superior, e por brincadeira ela foi a um workshop desses, de bolos, olha começou a fazer um atrás do outro e adivinha?? É disso que vive, tem agenda completamente lotada.

Nunca sabemos do que nos pode valer no futuro, por isso acho muito bom que faças formações e gostes, pena é os preços sim...

Beijinho :)

Cláudia disse...

Olá @Inês

Pois foi, Parabéns atrasados! Espero que tenhas tido um dia feliz :)

Aiii, tens que me dar essa receita desse bolo, se puderes, claro :)

Eu já tenho uma ideia do bolo para o Tomás, mas tenho que ir maturar a ideia.

Olha, mais uma vez, isso é triste. Ao menos que não tivesse comido ou repetido. Nem vale a pena ligar, não é? :/

Modéstia à parte, toda a gente adora o meu salame! Leva côco.

Beijocas

Cláudia disse...

Olá @Teia

Juro-te, que inveja da boa. Quem me dera! :)

Beijocas

Isa Sá disse...

Força nisso!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Inês disse...

Bom dia, claro que dou as receitas, mas olha que não são nada fit. Ah ah ah. A dos bolos de criança é um pão de ló que fica mesmo fofinho e normalmente faço recheio de morango, este ano a minha filha embirrou que queria recheio de chocolate, fiz com recheio de brigadeiro e toda a gente adorou na mesma. O de adultos é uma receita de bolo de amêndoa com creme de pasteleiro e massa folhada, e coberto com amêndoa tostada. Esse é que todos lambem os dedos. Quanto à minha irmã, enfim, é o que já falámos...

Inês disse...

Ah, e acreditas que apesar de adorar cozinhar, principalmente doces, nunca fiz salame? Se calhar é porque como mas não adoro, tipo não me imagino a comer um salame inteiro. No máximo compro uma fatia mas se comer para aí de 2 em 2 anos é muito...

Cláudia disse...

@Inês

Não te preocupes, eu adapto ao meu "fit" :P
Também uma vez ou outra, posso dar-me a esses pecados :D

Pela descrição, devem ser mesmo bons!

Em relação ao salame, olha que os de compra, acho-os demasiado doces. Mas o meu, ai o meu :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...