quarta-feira, setembro 11

Finanças pessoais

Como já sabem, adoro o tema. Leio muito acerca do mesmo e gosto quando têm dúvidas e me vêm questionar. Tento explicar com palavras básicas ou até com exemplos.

Todas as perguntas são válidas, atenção. Ninguém é obrigado a ter interesse ou a saber o mesmo que eu ou outra pessoa. Mas cálculo que, quando me perguntam, querem a minha opinião sincera.

Eu sei que há muita gente que nada sabe. Mas realmente ver "isso de perto", assusta-me.

Imaginem o cenário:

"Ah eu trago para casa 800€ limpos. Pagando as contas todas, sobram-me 100€."

Ok, perfeito. De 800€ limpos, consegues poupar mais de 10% do teu ordenado. Claro que o óptimo ia ser mais, mas 100€ já é mesmo muito bom.

Tudo muito bem se a conversa ficasse por aqui. 

O problema é que estes 100€ não foram para poupar, para criar um fundo de emergência, nada. Foram para se colocarem num empréstimo, porque "tinham dinheiro".

Claro que tentei explicar que, se ganhas 800€ limpos e te sobram 100€ e os poupas ou investes, sim, sobram-te 100€! Mas se agarras nesse dinheiro e vais-te pôr a comprar coisas que "precisas" às prestações, lamento, mas não tens 100€. Tens zero. Ainda por cima é literalmente zero, que a pessoa disse que não conseguia poupar nada.

Se não poupam nada, não têm 100€. Mais uma vez, não têm nada.

E infelizmente sei que há muita gente a pensar assim e a confusão que me faz!

Pior, é ouvir quando me dizem "ah mas paguei em prestações, sem juros, não tem mal nenhum".

Claro que os vendedores afirmam isto, pois querem vender. Claro que, se PRECISAREM mesmo de algo, é preferível pagar tudo sem juros, óbvio! O problema é que sei que foram compradas duas coisas que não era claramente necessárias. Eram um capricho.

Tudo o que compram em prestações, tem mal! Pior se não é uma coisa necessária e pior ainda se não poupam nada.

Claro, foi mais forte que eu e questionei se por acaso ficassem sem trabalho e subsídio de desemprego, se tinham dinheiro para fazer face às despesas todas. E durante 6 meses?

Recebi um silêncio muitoooo barulhento, pois disse tudo.

É muito difícil mudar estas mentalidades, ainda para mais em pessoas mais velhas. Eu tento, a sério que sim, mas juntar esta mentalidade a um perfil consumista, é a desgraça total.

Não sei como mais ajudar, a sério. 

Mas retirem da cabeça que se pagam todas as contas e ficam a zero, sem poupar nada, como é este caso, que têm 100€ no final do mês, pois não, não têm nada.

Ter é poupar ou investir. Ter é conseguir pagar as responsabilidades todas, fazer o lazer e ainda conseguir poupar algo. Isso sim é ter.

A triste realidade que muita gente, talvez demasiada gente mesmo, pensa que ter passivos é ter alguma coisa...



5 comentários:

J.P. Alexander disse...

Siempre hay que cuidar el dinero. Te mando un beso.

" R y k @ r d o " disse...

Quem ganha 800€ e consegue poupar 100€, é um prodígio.
Cumprimentos

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Ui, esta tua publicação daria aqui pano para mangas...
Para já uma pessoa que leve "apenas" 800€ limpos para casa precisa de ter muito cuidado com eles. Porque ao preço que as coisas estão já é preciso manobrar bem esse dinheiro.

No entanto, se consegue pagar tudo com 700€ ótimo, lá está sobram os 100€ e bem sabemos o quanto é bom conseguir poupar isso mensalmente. Mas se ao sobrarem vão para um empréstimo, então não sobra nada não. Porque esse empréstimo tem de ser visto como uma conta obrigatória durante o tempo que estiver em vigor.

Olha, é chato é, passar por estes exemplos, mas infelizmente é mesmo o que mais por aí se vê. E essa não resposta aos 6 meses de necessidades em caso de desemprego diz muito da tal “corda ao pescoço” que os portugueses sempre tiveram fama. Temos uma cultura que é chapa ganha/chapa gasta, mas porquê? Pois… Não sei. A necessidade de se mostrar? Para fora? Deus me livre, prefiro ter o que comer, e bem.

Beijinho Cláudia :)

Anónimo disse...

800 €, hoje em dia não é nada. Então 100... basta ir ao supermercado e já voaram!
Tive um namorado assim e, pior, criticava-me porque não comprava um telemóvel melhor. Usa o dinheiro da poupança, dizia ele.
Foi um dos motivos para passar a ex. Eu tenho casa própria, carro, dois filhos, poupanças e ele continua a viver com a mãe.
Cada um tem o que semeia, ou, neste caso, não tem.
Bjs, SM

Cláudia disse...

Olá @SM

Ai meu Deus, é tão isto! Se calhar por isso é que muita gente está como está.
Passo a vida a ouvir coisas dessas "compra um telemóvel mais caro e pagas em prestações e pronto" ou "Mas devias ir viajar, mexe nas poupanças, tens €"... Que irritação!
E normalmente é isso, vem de pessoas que nada têm ou estão endividadas que dói.

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...