quarta-feira, agosto 16

1º semestre de 2023

No meu caso não é bem semestre, são 7 meses. Janeiro a Julho, mas a intenção é a mesma.

 Vi, nesta minha querida e neste mesmo post que aqui ponho dela, uma espécie de balanço de meio ano, acerca de gastos.

Já aqui disse que tenho um mapa de excel super completo, onde registo todas, mas todas as compras. Todos os gastos, levantamentos, etc. Não vou ao pormenor, se levantar 10€, de apontar que foram 2€ para cafés, 5€ para tabaco, etc... Registo apenas que levantei 10€ em "coisas minhas" e por aí fora.

Então decidi ver os meus gastos também, aquilo onde "se pode cortar"...

Comida: 1400€ - Já estou cansada de dizer ao marido que se gasta imenso em comida e sim, acho que se pode reduzir, sem cortar literalmente na comida ou deixarmos de comer. Substituições têm que ser feitas.

Combustível: 286€ - Não me parece muito, é o bom de trabalhar perto de casa. O problema é mesmo o preço a que o vendem.

Almoços/jantar fora: 300€ - Acho que é um valor que pode reduzir, mas lá está, são coisas que precisamos fazer. Não pode ser trabalho e casa. Dá uma média de 43€ por mês e está dentro dos valores que dissemos que íamos gastar.

Consultas de Psicologia (5 meses apenas): 325€ - Não acho caro, tendo em conta que se trata de saúde, mas só agradeço a todos os santos, por poder ter agora consultas gratuitas. Já tive 7 ou 8 consultas e nesse sentido, já poupei quase 300€! É muito bom mesmo.

Prendas de aniversário: 200€ - Acho um valor altinho, mas prendas para os meus nunca são demais. Mas tenho que controlar, claro.

 

Se acho que são luxos? Não. Se acho que dá para reduzir em algumas coisas? Acho.

Mas é bom ter esta visão geral. Saber onde gasto ao certo, saber onde talvez possa cortar/reduzir... É muito bom mesmo.



2 comentários:

J.P. Alexander disse...

Animo espero que todo vaya bien. Te mando un beso.

bea disse...

Em 7 meses gasta 1400€ em comida?! Só pode estar a brincar. Faz uma média de 200€ mês, a Cláudia e o seu marido são muito económicos. Pode crer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...