quinta-feira, agosto 17

Quanto custa ter um filho?

Sim, sim, já sei, é uma "despesa" à qual não se olha. Se se quer, tem-se e pronto. Eu sei disso tudo.

Mas contas precisam ser feitas, principalmente para tentar não ter a corda ao pescoço.

E como ainda não tomei nenhuma decisão, vou fazendo contas.

E como eu, pelos vistos, há quem também pense nisso.

Vi num Instagram de uma pessoa que fala mesmo de finanças e ela disse o seguinte:


Criar um filho, até aos 25 anos (mínimo!) em Portugal, para um família de classe média-baixa, vai "custar" +/- 236mil€.

Ora isto dá a "módica" quantia de 9440€ por ano ou 787€ por mês!

Quer dizer, tenho noção que os custos não deverão ser proporcionais todos os anos, mas isto é assustador! É que eu ganho pouco mais que isto! 

Como raio poderão ser estes valores reais?

Juro que isto me assustou ainda mais.

Quer dizer que para se ter um filho, temos que nos endividar? Temos que pedir um empréstimo como se fosse uma casa? 

Penso que estes valores estão exagerados, mas.... Se calhar andam lá perto. 

E senhores, eu não tenho 400€ a sobrar todos meses para ter um bebé! Nem o marido outros 400€!

Passa ele fome? Passo eu? 😩



6 comentários:

J.P. Alexander disse...

Es una decisión personal. Te mando un beso y piénsalo mucho.

Inês disse...

Se quiser vestir a criança com roupas de marcas caríssimas, acredito que gaste esses valores, caso contrário, não me parecem reais, nem lá perto. Tenho 2 filhos, 6 e 1 ano e não gasto isso pelos 2. A única coisa que me ocorre é quem pague creches que sei que em algumas zonas são caríssimas e tem que se começar a pagar ainda antes da criança nascer para ter vaga. Eu trabalho por conta própria e vou conseguindo evitar as creches e depois entram na escola pública. Agora também sei que o governo lançou um programa de creche gratuita para todas as crianças mas não sei como funciona. Obviamente que num primeiro filho o investimento inicial é grande, carrinho, cadeira auto, berço, banheira, etc. Mas eu reaproveitei tudo para o segundo por isso o único investimento são umas roupitas e fraldas, pouco mais.

A teia dos 20 mais x disse...

Olá olá,
Sobre este assunto, posso dizer que estou a gastar +/- 150€ por mês. Fraldas, leite, papá de lanche e iogurtes, frutas vou fazendo das minhas, e as sopinhas levam o que nós comemos também. Depende muito de muita coisa. Se só queres dar sopa, frutas, polpas, iogurtes de supermercados, se queres fraldas só do melhor, toalhitas etc etc.
Aqui compramos marca branca, só o gel de duche e creme são de marca e só agora aos 10 meses acabou o primeiro pote de gel de banho e toma banho todos os dias.

Nós meses de troca de roupa, esta última transição para verão precisamos de comprar e gastamos 90€ e deu para 13 conjuntos de verão novos.

Claro que sei que com as escolas e etc, estes 150€ vão ser nada, mas tudo a seu tempo 😊

Beijinho

Anónimo disse...

Melhor verificar bem as fontes de informação. Deve ser uma realidade completamente diferente. Tenho uma de 6 anos e outro a caminho. Nunca gastei nem perto desse valor. Anda na escola pública mas não tenho nenhuma espécie de escalão ou subsídio, ou seja pago tudo o que é da escola. No total, alimentar, vestir, piscina, diria que entre 100 a 150€

bea disse...

Se quer mesmo mesmo um filho, vai ter de encontrar ajudas - uma avó que lhe fique com ele, por exemplo, e já não paga a creche. Coisas assim.

Anónimo disse...

Tenho dois filhos (6 e 9), não recebem abono, mas não acho que fiquem caros. Estão na escola pública e vou gastar 100 € com os dois (almoço + natação).
Se andassem no ATL teria de pagar 90 €/mês para cada um.
Como tenho dois meninos pouco imenso em roupa (compro nos saldos para o mais velho e guardo para o segundo).
As outras despesas vão-se gerindo.

Para quem tem direito ao abono há várias coisas gratuitas: creche, almoços, livros de fichas, (algum) material escolar...

O dinheiro, no meu caso, é o que menos pesa na decisão de ter filhos.
Já a qualidade de sono, as birras, discussões, as doenças (até aos 3 anos ficam doentes com alguma frequencia), a culpa e a responsabilidade de educar uma pessoa... Pesa muito!
Compensa nos mimos e no amor que eles nos dão.
SM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...