quinta-feira, agosto 10

Do luto

Irrita-me profundamente que não respeitem o meu luto. É certo que estou bem melhor, mas ouvir pessoas a dizer que não devia estar assim...

Cada um sabe de si, cada um tem o seu luto, tem o seu tempo.

Não apresso ninguém, não faço mal a ninguém, não falo disto com ninguém, só gostava que as pessoas tivessem a mesma atitude para comigo.

Se eu tinha uma boa ligação com o meu avô, querem que diga e faça o quê?

Estou a passar pelas fases todas do luto, pelo menos assim me explicaram e deixem-me estar sossegada. Eu é que sei. 

Aqui está a descrição do Google:

"Negação da perda; • Choque da perda; • Tristeza profunda; • Aceitação da perda. Estas fases não são experienciadas de igual modo por todas as pessoas e também variam consoante o tipo de perda. A duração de cada uma delas é variável, no entanto podes ficar “preso” a uma delas."

Acho que estou entre o choque da perda, pois ainda penso que "vou ver o meu avô ao lar" e a "tristeza profunda". Já falo melhor, sem chorar. Mas cada dia é um dia. Há dias que me vou abaixo e sinto um aperto e a vontade de chorar aparece. Mas já mal choro, o que acho que é bom, apesar de tudo.

Mas é difícil, para algumas pessoas, percebem isto ou respeitarem isto.

Eu sei que é normal as pessoas morrerem, mas tenho permissão para ficar triste? Credo...

Uma amiga demorou mais de 1 ano para ultrapassar. A mim, fez há pouco tempo 1 mês... Parece que já sinto a pressão das pessoas de fora para estar bem, aos pulos, feliz e contente. Cada um sabe de si!



4 comentários:

J.P. Alexander disse...

solo tu entiendes tu dolor y lo procesas a tu manera. Te mando un beso.

A teia dos 20 mais x disse...

O luto por si só já é difícil, há que saber respeitar.

Eu só vivi o verdadeiro luto da perda do meu pai 4 anos depois! Foi quando senti, gritei, chorei!
Portanto... vive o teu tempo sem pressas.

Beijinho nesta dor, e um abraço

Anónimo disse...

Bom dia Claudia! Hoje o meu querido pai faria 84 anos! Partiu há 4. É um dia muito difícil para mim, e , cada ano que passa custa mais ainda. Que ninguém diga que o tempo cura. Atenua a dor, apenas . Por isso, faça o luto á sua maneira, as pessoas comentam com boa intenção, pelo menos as que nos são mais próximas, para nos darem animo, mas só cada um sabe o que lhe vai na alma. Eu ainda não consigo pensar nos meus pais sem uma tristeza profunda (perdi os dois num espaço de 8 meses). Ainda não ultrapassei a dor da perda. Cada vez sinto mais que só os nossos pais (e também avô/avó) nos amam incondicionalmente a vida toda! Percebo-a perfeitamente. Guarde no seu coração tudo de bom que viveu com o seu avô! Beijinho

bea disse...

Relaxe, Cláudia, cada um tem o seu tempo que é preciso respeitar. Hoje, tudo se faz com pressa. Parece que até o luto. E a adaptação à perda não é fácil. Mas, quem sabe se as pessoas não estão apenas preocupadas consigo e isso é sinal de interesse e de, portanto, gostarem de si.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...