quinta-feira, agosto 24

A falta de conhecimento faz-nos perder dinheiro

Não que eu seja o suprassumo da coisa. Nem de perto.

Mas fiquei horrorizada quando soube de uma pseudo "poupança" de uma amiga que afinal, ao fim e ao cabo, não era poupança nenhuma e ainda estava era a perder dinheiro.

Esta pseudo poupança tem a duração de 5 anos. Ela faz apenas o reforço com 10€. 

Ao fim do 5 anos, 600€.

Até aqui tudo bem.

O problema foi quando eu percebi que, em 5 anos, o juro que ia ganhar era apenas de 34€!

Mas até aqui ainda era tudo bem... É baixo, já sabemos. Mas os Bancos não dão nada a ninguém, correcto? Embora este mesmo valor, em Certificados de Aforro rende-se 61€ no mesmo espaço temporal... mas....

O pior veio depois.

Ela tem que pagar uma quota mensal de 2€!

2€ em 5 anos são 120€!

"Dão-lhe" 34€ por ela ter lá o dinheiro parado 5 anos e tiram-lhe 120€!

É preciso falar mais?

Pois que ela não tem poupança nenhuma, tem ali uma despesa!

Porque se fizermos as contas entre o que ganha de juro e o que lhe tiram em quotas, ela está a perder 86€!

Resumindo, em vez de 600€, que podia ser uma poupança pequena, mas era dela e era uma poupança, tem 514€. Aqui literalmente mais valia ter o dinheiro debaixo do colchão.

Eu juro-vos que, quando descobri, fiquei chocadíssima!

5 anos a tentar ter uma poupança que lhe desse algo e afinal ainda perdeu dinheiro! Mais a inflação, façam-lhe as contas. Isto devia ser proibido!

Pior, não sei se pode retirar o dinheiro antes do vencimento do mesmo, que só é em Dezembro do ano que vem.

Agora vamos a mais contas.

2€ de quotas entre Setembro 23 até Dezembro 24 dá 32€.

Portanto ela ainda terá que gastar mais 32€ para receber 34€ por 5 anos! Portanto só em 1 ano e 4 meses, ela gasta praticamente os juros que vai receber. Só em 1 ano e 4 meses, o juro dela é reduzido a uns míseros 2€!

Chulos, chulos, chulos!

Até quando isto?



4 comentários:

J.P. Alexander disse...

Es terrible se aprovechan de que uno no sabe. Te mando un beso.

bea disse...

Os bancos roubam descaradamente. Roubam à descarada. Malditos banqueiros e mais a sua indústria de enriquecimento e lucro à nossa custa.

Anónimo disse...

É quem menos tem que mais paga para ter dinheiro no banco.
São valores de poupança muito baixos para ter num banco com cota/comissão.
Ela que veja bancos sem comissões. É preferivel ter uma taxa mais baixa mas não ter encargos mensais.

A teia dos 20 mais x disse...

Então e eu estou igual....
Transferiram -me a poupança a 12 meses já com juros baixos para uma a 3 meses com juros brutos a 0,002%. Também acho que não preciso dizer mais nada né 😐

Óbvio que não vou deixar a poupança ali!

Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...