Como sabem, cá por casa adoramos viajar, passear, andar na natureza.
A verdade é que, também numa de poupar dinheiro, acabávamos por nunca fazer assim muita coisa.
Mas, desde que nasceu o nosso filho, que queremos que ele viva experiências! E agora sim, faz todo o sentido ir viajar mais, visitar mais coisas, mostrar mais.
Não que eu não queira poupar, porque quero. Mas também quero proporcionar experiências giras ao pequeno. E desde cedo.
Como disse, ele poderá não se lembrar, pois ainda é muito pequenino, mas fica o registo das fotos e lembro-me eu e o pai dele. E eu faço festa por todos 😅
No feriado de dia 1, decidimos ir andar de autocarro com ele, até ao Marquês de Pombal (Lisboa), que ele nunca tinha andado (adorou) e depois, descemos a Avenida da Liberdade (isto já ele desceu e subiu 50x😅) e fomos apanhar o barco para irmos até Cacilhas. Também adorou. Eu ia de pé com ele, à janela e ele todo curioso a ver a água 😂
Passeámos e almoçámos lá também. No regresso, apanhámos o comboio, também novidade para ele. Subimos depois tudo a pé, até casa, fazendo uma paragem para uma bifana 😝
O pequeno adora ver a água, então apanhar o barco até Cacilhas foi o que achámos ser mais giro para ele. O autocarro e o comboio, foi um complemento também.
É claro, nada disto se fez sem gastar dinheiro. Só em transportes, foram mais de 10€. Epá, mas valeu cada cêntimo. Não houve luxos, nada. Adoramos passear com ele, seja no carrinho dele, seja no marsúpio e lá fomos nós.
Eu ia-lhe mostrando as coisas, apontando, mostrando os pombos que tanto adora ver e acha graça vê-los a voar... sério, é bom demais!
Como disse, agora, mais do nunca, faz-nos sentido ir viajar. Mostrar-lhe o mundo. Claro que estamos a aguardar que ele entenda o que é que estamos a fazer, para irmos viajar para onde queremos, tipo viagens de sonho, mas até lá, estas coisinhas vão fazer parte do dia-a-dia dele.
Para o ano, já sei que muito provavelmente vai até Sevilha. Vai-se lembrar? Duvido. Mas lembramo-nos nós. E por aí vai.

9 comentários:
Desconhecemos o que fica no inconsciente das crianças de tenra idade. Mas sabemos, com toda a certeza que o ambiente de calma e amor de que as rodeamos importa na formação do seu carácter. E talvez, quem sabe, assim instile no Tomás o espírito de aventura e curiosidade por ambientes diversos do seu. Conheço um casal que, como já aqui contei, para adormecer e acordar, instalou um fundo de música clássica no quarto do bebé. Isso não só contribuiu para fazer dele uma pessoa calma como talvez tenha determinado a sua escolha profissional e de tempos livres: apesar de ter, para sossegar os pais, um curso que não exerce, seguiu depois a sua preferência, tirou música, é professor disso mesmo numa faculdade e canta em alguns coros; é tenor de timbre peculiar o que o faz requisitado. Será imaginação minha, mas noto-lhe a voz se canta no coro da Gulbenkian.
Boa semana, Cláudia
É das pequenas coisas que se fazem os grandes momentos da vida. Aproveita!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Fazia o mesmo quando os meus filhos eram pequenos.
Até fui a Sevilha com eles e assaltaram-me o carro... mas só levaram o rádio.
Boa semana minha amiga.
Um abraço.
Fomos ao Luso, Buçaco, Conímbriga, Gerês, Algarve, etc, quando o filhote tinha entre 2 e 10 anos e ele não se lembra de nada, nós sim, mas eles não retêm... A partir dos 10 fomos ao Badoca Park, Portugal dos Pequenitos, Buda Eden, Berlengas, aos Açores, etc e aí sim já se lembra.
Olá,
Nada como ver os nossos filhos felizes.
A minha adora ver tudo. No verão foi até Espanha, serra da estrela, Gerês, Bragança, Portugal dos pequenitos, ... Mas, claro, não se lembra de nada. Daqui a uns dias vai andar de avião.
Quando os mais velhos eram pequenos um dos passatempos favoritos era ir para a estação da CP dizer adeus aos comboios. 😅E adoraram ir ao museu dos comboios no Entroncamento (fomos de regional, uma festa!).
Uma vez a professora do mais velho disse-me que tinha miúdos que nunca iam a lado nenhum, já o meu tinha sempre histórias do fim de semana (parques, museus, ...). Coisas grátis mas giras. Qdo vamos para o norte fazemos sempre um desvio para visitar quer coisa. Lá ajudam os avós no campo e vão mil vezes ver se há ovos (adoram).
Estivemos para ir a Sevilha há uns anos mas estavam quase 50 C, optamos por seguir viagem.
É cansativo mas vale a pena. Agora vamos ter de repetir algumas viagens para a bebé.
Bjs,
SM
É muito bom terem esse tipo de rotina em passeios, ele lembranças com esta idade não terá, mas terão vocês enquanto pais e isso também é importantíssimo, não te esqueças nunca de que também tu estás a viver pela primeira vez.
Um dia serão estas histórias que valerão a pena recordar nas noites de natal e etc, de convivio.
E simples não é? (apesar do € gasto), foi um passeio simples que te fez escrever uma recordação tão bonita :)
Beijinho Cláudia
Olá @SM
Tão giro, adoro!
Quero fazer o mesmo com ele. Também já visitou algumas zonas de Portugal, é óbvio que não se vai lembrar, lá está. Mas vale a pena. Ele também adora ver tudo.
Nós é igual, ou ir ao Parque, ir passear para algum lado, qualquer coisa. As auxiliares da creche também já dizem, lá vai ele passear, quando o vou buscar :)
Beijocas
Olá @Teia
Olha, tal e qual. É mesmo isso, é a minha primeira vez, com ele e enquanto mãe e ficam em mim estas recordações e é tão mas tão bom. Jesus, estou cada vez mais apaixonada.
Beijocas
Olá, Cláudia!
Fazem muito bem. O mais importante da vida são as experiências que partilhamos com os que mais amamos.
Beijinhos e boa semana!
:)
Enviar um comentário