quarta-feira, junho 22

Do avô

Anda impossível.

Nós sabemos que a idade vem e as coisas tornam-se mais complicadas, quer a nível de mobilidade, perda de controlo sobre o corpo, problemas visuais, auditivos, etc... A cabeça que já não é a mesma, a paciência também não, estamos cientes disso tudo.

Mas...

Ele também não facilita a vida a ninguém.

E eu ando preocupada com a minha mãe. Não sei até quando ela vai aguentar. 

Agora o meu avô deu de esconder as carteiras dele. Tem duas, uma pequenina para o dinheiro, outra só para os documentos dele.

No outro dia, escondeu a carteira dos documentos na fronha da almofada que ele usa. Depois, não sabia dela. Nem a minha mãe sabia que ele as escondia lá.

Pois que andou feita louca a correr tudo, porque ele tinha perdido os documentos todos e agora tinha que ir fazer tudo de novo e até algum dinheiro a carteira devia ter. Na rua, no café e lá e casa e nada da carteira. À noite, ao preparar-lhe a cama, lá notou uma coisa rija na almofada e deu com a carteira.

No outro dia, escondeu a do dinheiro mas depois queria-a e não a encontrou (e ela estava lá). Pois que começou a atacar o meu irmão, a dizer que ele a tinha tirado de lá, que o tinha roubado, etc.

A sério, os filmes andam a ser mais que muitos, a nossa paciência também tem limites, principalmente para estes filmes/acusações.

Sabemos que ele está muito velhote, mas isto são acusações graves e pior, vai-se pôr a dizer isto na rua, aos "amigos" e estão a imaginar a fama que devemos ter, não é? É uma vergonha. Ele até pode pensar o que quiser da família toda, mas chegar ao ponto de ir contar mentiras aos de fora, isso já é demais.

E a minha mãe é que leva com isto tudo. Seja com as más línguas, seja com o cuscos, seja com os filmes do meu avô... É tudo em cima da minha mãe.



6 comentários:

Isa Sá disse...

Não é fácil, mesmo, lidar com as perturbações das pessoas muito menos quando nos são próximos.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Situações mesmo muito desagradáveis possa... :/

A idade também pesa é verdade, ele nem deve ter consciência da gravidade dessas acusações.

Beijinho, e tudo a correr pelo melhor

bea disse...

Sua mãe é decerto mulher de grande arcaboiço, Cláudia. Mas os cuidadores deveriam poder tirar, de quando em quando, uns dias de férias para repor energias e não pirar. Os mais velhos conseguem ser intratáveis em algumas ocasiões. Felizmente nem todos são de carácter retorcido.

Cidália Ferreira disse...

Cláudia, é normal da idade... Mas quem toma conta sofre bastante com todas as acusações. Muita gente não imagina o que se passa . Mas julgam. Tem de haver paciência. Pode ser demência.

Eu por norma ando acompanhar a minha filha em venda ambulante. Um dia uma cliente nossa (que tem alzheimer) durante o atendimento avisamos a Senhora que não devia de andar com tanto dinheiro na carteira, pois mora numa rua muito problemática. Azar o nosso, ou o meu. Nesse dia ela perdeu a carteira, e foi a casa da minha filha acusar-me de lhe ter roubado a carteira. Fui chamada lá a casa, fiquei em choque, mas não conseguia convencer a Mulher que não tínhamos sido nós (eu). Nisto até a fui levar a casa porque a mulher não estava bem. Passado uns dias a carteira apareceu na casota do cão dela. Ou seja, ela deixou cair da parte ed dentro dos portões e o cão arrumou. Conclusão ainda bateu ao cão. Ela teve a humildade de me pedir perdão. Mas eu nem a condenava por saber da doença dela. Não sei se alguém soube sem ser o marido que só soube depois quando já tinha aparecido.
Os problemas das pessoas acarretam muitas consequências!

-
Pode chover sobre o tapete elegante

Beijos, e uma excelente semana.

- R y k @ r d o - disse...

A idade traz doenças, algumas muito graves, que tornam muito complicado/difícil lidar e cuidar. As pessoas - familiares - andam a trabalhar e daí ainda uma maior dificuldade.
Requerem muita compreensão e paciência.
.
Uma quarta-feira feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Ana Isabel Ribeiro Gonçalves disse...

As situações que relata aconteceram com a minha família materna,em particular com a minha madrinha que estava mais tempo com os meus avós, sendo o doente o meu avô. E claramente tudo indica que o seu avô tenha demência, sendo Alzheimer a mais conhecida. Se já tem diagnóstico e é devidamente acompanhado em neurologia, ótimo. Se não falem com o médico de família ,expliquem o que se passa e exijam exames e encaminhamento para a especialidade. Se é seguido em qualquer outra especialidade hospitalar exponham a situação e peçam encaminhamento interno para neurologia e,aí costuma ser muito mais rápido que via centro de saúde. Se for demorado e puderem dispender algum dinheiro numa consulta particular, pelo menos até vir resposta do público façam-no. Por ele,pela sua mãe e por vocês enquanto família. Infelizmente são situações com agravamento para o doente e de desgaste físico e mental para quem cuida deles. Existe um livro que aborda a temática desta doença chamado "Piso 3, quarto 313" e ajuda imenso.
Peço desculpa pelo texto extenso, mas tendo-me identificado com o seu relato não consegui ficar indiferente. Se estiver errada, aceite as minhas sinceras desculpas, pois a intenção foi ajudar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...