quinta-feira, maio 23

Dividendos

É muito, muito giro, ver a evolução brutal nos dividendos.

O 1º ano, como é normal, investia pouco e tinha pouco acumulado e receberia 1c/2c. Na loucura lá alguma pagava 5c e eu ficava toda contente.

Tenho pena de ter perdido o meu mapa antigo de excel, para poder-vos dar uma relação dos dividendos, mas como não tenho, fico-me pelo que tenho.

E é tão bom!

Com a acumulação do valor investido + dividendos reinvestidos, em apenas 4 meses de 2024, atingi praticamente o valor de 2023 inteiro! Em 2023 recebi 17€ (mais coisa, menos coisa) e apenas em 4 meses de 2024, já bati este valor. Ou vá, por apenas 0,82c não o atingi em 4 meses. Mas foram 4 meses e 4 dias 😂

E era aqui que queria chegar. Eu sei que, quanto mais investir, mais vou ganhar. E quanto mais juros eu reinvestir, mais ganharei ainda.

Este bolo é bom, mas bom!

Imaginem, eu em 2023 demorei 4 ou 5 meses a passar a receber 1€ ao mês do total de dividendos pagos. Agora ultrapasso os 2€. E nos meses em que as empresas onde tenho mais acções pagam, ainda mais atinjo.

Agora em 2024, o valor mínimo que recebi num mês, foi o Fevereiro e recebi mesmo assim 1,92€. Em todos os outros, ultrapassei os 3€.

Se quando comecei, investi 1€, para comprar percentagens de acções, ao fim de 12 meses tinha 12€ investidos. Sem investir mais, houve ali uma altura em que já tinha 12,20€ investidos. Porquê? Por causa dos dividendos que eles me pagam e eu reinvisto. Então além do euro que investia sempre, mensal, rendiam também os mais 0,20c que fui colocando ao longo do tempo dos dividendos ganhos.

É isto a que chamam a 7ª maravilha do mundo. O juro composto. Ganhos sobre não só o que investimos, mas sobre o que já ganhámos também.

A título de exemplo com os dividendos, numa empresa tenho 1,31% acções, pagou-me 0,22c.

Noutra, que tenho 0,69% de acção, pagou-me 0,32c.

Tenho outras ainda a pagar menos que isto, claro. Mas têm aqui dois exemplos que acho bons.

Não sei quanto estas pagavam de início, mas ver que agora recebo no mínimo este valor para estas duas, é mesmo bom demais.

Não são acções de pagamentos mensais, mas fico muito feliz mesmo, porque em 2 dias apenas, os dois primeiros dias de Maio, já tinha 54c.

Acho que Maio é o mês de pagamento de acções Portuguesas. A ver vamos quanto vai cair 😁



4 comentários:

J.P. Alexander disse...

Me alegro por ti. Te mando un beso.

bea disse...

Sempre ouvi dizer que as acções tanto sobem como descem. Lembro-me de um investimento feito por meu pai que deu mal e perdeu tudo na esperança de que subissem. Isso nunca lhe aconteceu, Cláudia?

Cláudia disse...

Olá Bea :)

Até à data, ainda não. Uma vez que só perdemos o dinheiro se as vendermos abaixo daquilo que as comprámos. Até à venda, nunca há perda.

Mas tenho uma empresa apenas, investida totalmente ao calhas que sim, está a desvalorizar muito. Mas são 10€. Não me enervo muito :P

Beijocas

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Acho ótimo, descreves perfeitamente a evolução.

É dinheiro +/- seguro e vê-lo realmente crescer é ótimo. Não te deixes influenciar (que sei que não) por comentários de ser pouco, porque o pouco a pouco faz o muito, como digo tantas vezes.

E já tens valores bem bons, para um ano apenas.

Beijinho e continua!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...