sexta-feira, maio 31

Quando é suficiente?

Desde há uns tempos para cá, que andava com uma questão na cabeça que nem eu estava a encontrar solução.

Aliás, nem eu estava a conseguir fazer dela uma pergunta com lógica. Não estava a conseguir explicar-me.

Ao pensar em poupanças e nos esforços que faço, dei por mim a pensar, quanto é suficiente? Ou quando será suficiente?

Quanto dinheiro é suficiente ter no Banco/Correctoras/em casa para achar que tenho um valor jeitoso caso aconteça algo? Quanto dinheiro é suficiente para acalmar com tanto corte, contas, ginástica?

Sinceramente, nem sei bem se é esta a questão que quero colocar, lá está, mas é a única maneira em que consigo colocar aquilo que +/- sinto cá dentro.

Andava a pensar, pensar... Não chegava a conclusão nenhuma.

Eu acho que já tenho um valor muito bom, mesmo. Se ficar desempregada, sei que tenho mais de 6 meses que posso viver com as minhas poupanças, apesar de abominar a ideia! 

Se algum eletrodoméstico se avariar, tenho dinheiro para comprar outro na hora, a pronto, apesar de não querer que nada se avarie! 😂

Pus-me a pesquisar na internet:

- Entre os 20 e 29 anos de idade, a pessoa deve ter 25% do seu salário anual atual poupado.

- Entre as idades de 30 e 35 anos, 100% do seu salário anual atual.

- Entre 35 e 40, o número aumentará para o dobro do seu salário anual atual.

- Entre 40 e 45, três vezes o seu salário anual atual seria necessário.

 

Visto assim, estou dentro dos parâmetros dos 35 aos 40 anos. Até ligeiramente superior.

Tenho 36, por isso, estou bem.

O meu fundo de emergência, existe e se tirar este valor do bolo que referi acima, tenho um fundo para 12 meses, praticamente.

Mas como já referi, tenho tudo junto, poupanças, fundo de emergência, tudo.

Continuei a pesquisar e pensar nesta resposta a esta pergunta confusa, até que cheguei a uma conclusão. Super simples e à qual eu já tinha resposta, é o meu objectivo de vida, mas não sei porquê, nunca pensei nela...

O valor em poupanças/Investimentos/etc, só será "suficiente" quando me permitir viver dos dividendos. Quando eu vir que tenho um extra bom para pagar as contas e não me chatear com isso.

Claro, até isso acontecer, a continuar assim, é capaz de demorar muitos anos, mas o tempo vai passar mesmo de qualquer maneira...

Mesmo que receba metade das despesas em dividendos, já é uma ajuda. Não precisar de trabalhar mais ou tanto para poder continuar a ter o mesmo nível de vida.

E é isto. 

A minha ideia era, por volta dos 50 anos, passar a trabalhar apenas em part time. Deixar de viver nesta correria!



3 comentários:

J.P. Alexander disse...

Ojala lo logres. Te mando un beso.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Olha assim sendo estou dentro do que é suposto, fico feliz e entusiasmada por saber pelo menos.

Sobre viver de dividendos é o que tu dizes, o tempo vai passar na mesma e mais vale apostar mesmo nestas nossas idades, mais tarde vamos agradecer.

Beijinho Cláudia, bom fim de semana:)

Sofia disse...

A isso chama-se fire :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...