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sexta-feira, setembro 2

Os 10 mandamentos do bem comer

Meus amores, não sei se conseguirei passar por aqui amanha, mas caso não consiga quero-vos desejar um óptimo fim-de-semana =)

Aqui vos deixo estes 10 mandamentos muito úteis:


Desfrutarás em paz:

A fórmula mágica para desfrutar sem limites da comida consiste em demorar o tempo necessário, sentar-se e saborear cada pedaço. Assim, o estômago "comunica-nos muito antes que já está cheio. Fazer uma breve pausa relaxa o espírito e recarrega baterias para degustar bem os pratos seguintes.

Respeitarás as refeições:

De manhã, o corpo precisa de uma "bomba" de energia. Por isso, é fundamental tomar um bom pequeno-almoço. Se logo de manhã ainda se sente meia a dormir, prepare um batido de soro de manteiga, quefir ou iogurte líquido, sumo de laranja, banana ou pêssego e 1 ou 2 cs de flocos de aveia. Assim, o metabolismo começará a funcionar. A hora limite para comer muesli ou uma sanduíche são as 9 da manhã.
O almoço deve durar cerca de 30 minutos. O ideal seriacomer um prato de massa, risotto ou um pequeno bife. Enchem, mas não dão demasiado sono.
À noite, basta comer alguma coisa leve. Se passar o dia todo sem comer nada, terá um ataque de fome à noite.

Beberás até rebentar:

Com as seguintes bebidas, podem "usar e abusar": água mineral, sumos de frutas e verduras e infusões de ervas e frutas sem adoçar. Beba 2L por dia, no mínimo... Melhor ainda são 3L! É proibido acalmar a sede com limonada e bebidas energénicas (contêm demasiado açúcar e são excitantes). Se gostar destes cocktails, pode bebê-los em vez do café com muito açúcar.

Porás a fome "em apuros":

Combata a fome com a acupressão: pressione, durante 20 segundos, a cavidade entre o naris e o lábio superior com o dedo médio.

Purgarás os teus pecados:

Uma noite agradável com pizza, gelado e vinho tinto em frente à televisão é genial... Mas os remorsos no dia seguinte também costumam ser descomunais. Não justifica  pânico! Estes pequenos "deslizes" podem compensar-sepassando um dia inteiro a beber apenas sumo.

Serão 5 por dia:

Vermelho, amarelo, verde, laranja... As cores das frutas e dos legumes são tão atractivas comoo seu conteúdo. As substâncias vegetais secundárias, as vitaminas e os minerais protegem todo o organismo, activam o metabolismo e fortalecem o sistema imunológico. Coma frutas e legumes pelo menos cinco vezes por dia, quer seja ao natural, em saladas ou em sumos: assim, estará sempre em plena forma e aumentará a sua sensação de bem-estar.

Farás da compra um acontecimento:

Nunca vá ao supermercado com o estômago vazio: é mau para a carteira e fatal para a silhueta. Todos os alimentos lhe vão parecer deliciosos e apetecíveis e vai colocar demasiadas guloseimas e caprichos no carrinho. O melhor é ir às compras com uma amiga e fazer disso um pequeno acontecimento. Por exemplo, dê um passeio relaxante pela zona da fruta, depois de um grande pequeno-almoço. Por lá, encontrará frutas frescas e legumes tenros da melhor qualidade, provenientes de cultvos domésticos.

Lavarás os dentes:

Um pequeno truque contra a vontade de petiscar: depois das refeições, lave os dentes ou masque uma pastilha. Notará uma sensação de frescura e o seu intenso sabor a menta anula a vontade de comer doces.

Tirarás a prova na pele:

Há uma prova simples que indica se bebe o suficiente: estique a pele das costas da mão para cima. Se voltar lentamente para baixo, está desidratada. Beba pelo menos um copo de água por hora.

Fará do aperitivo o seu melhor aliado:

Os pequenos pratos permitem manter bons níveis de motivação, fazem com que os níveis de açúcar no sangue não diminuam e ajudam a que não soframos de ataques de fome. Os aperitivos baixos em calorias são ideias para petiscar e, para além disso, enchem-nos de sushi, macedónia ou um cremoso batido de frutas com iogurte magro. Os caldos quentes também são ideais.


Retirado do livro: Mulher de hoje - Corpo e alma em equilíbrio.

Vá e não digam que não sou vossa amiga =)

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