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segunda-feira, setembro 19

Pouca gordura e muito prazer....

Aqui ficam alguns conselhos para reduzir as gorduras:

Em vez de comer iogurte preparado, é melhor comprar produtos lácteos como soro de manteiga, requeijão magro ou iogurte e misturá-los com fruta fresca;

Para quem gostar de queijo, deve restringir-se aos pobres em gorduras: Romadur, Edamer, Camembert ou Gouda (máximo: 30% de matéria gorda) e o quijo fresco ou fatiado (entre 8% e 10%) também é recomendado. O energético queijo de Harz, de baixíssimo conteúdo gordo, tem apenas 1% de matéria gorda.

Na carne, a gordura é facilmente detectável. O melhor é retirar-lhe os bordos de gordura. Apesar de a pele do pato e do ganso ser muito saborosa, também tem muita gordura, pelo que é melhor deixá-la de lado. A parte menos gorda é o lombinho e, no caso das aves, o peito. O coelho e a caça oferecem carne pobre em gordura.

Os enchidos são uma fonte clássica de matéria gorda. As nossas queridas salsichas são um esconderijo ideal para ela e, quanto mais refinados forem, mais gordura terão. Por isso, tenha cuidado com o salame, a mortadela, o paté ou o salsichão. Pelo contrário, o paio york, o fiambre gelatinoso ou os enchidos de aves são pobres em gorduras.

A "comida de plástico", a pizza congelada ou um saboroso hambúrguer com queijo escondem um importante conteúdo de gordura. Por isso, no caso de pratos preparados, veja os ingredientes e a matéria gorda ou, melhor ainda, renuncie os mesmos.


Alimentos baixos em gordura para petiscar:

O chocolate, o gelado ou as batatas fritas não deixam ninguém indiferente. Mas há variedades pobres em gorduras: as patilhas elásticas, o alcaçuz, as pipocas de milho ou as bolachinhas salgadas contêm muito pouca ou nenhuma. Em relação aos gelados, os sabores de chocolate, noz ou caramelo são os que mais engordam; é melhor tomar granizados ou sorvetes.


Retirado do livro: "Mulher de hoje - corpo e alma em equilíbrio"

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