terça-feira, janeiro 9

Dos stresses e dos mal agradecidos

Já aqui o disse várias vezes, já fiz textões, desenhos, eu sei lá.

A minha mãe é a pessoa mais importante na minha vida. Não sei o que farei sem ela, que espero que faltem milhões de anos até isso acontecer.

É a pessoa mais doce, mais carinhosa, mais preocupada com os outros, que eu conheço. Que mete todos os outros sempre em 1º lugar. Ela vem lá no fim e é quando vem.

E defendo-a como posso. O mais que posso. Sempre que posso.

E irrita-me, fico bruta, a partir para a violência, ignorante, tudo o que lhe quiserem chamar, quando não a respeitam. Quando a tentar deitar a baixo. Quando a tratar mal. Quando lhe falam mal.

Eu também não sou perfeita, lá está. Às vezes não lhe falo da melhor maneira, mas em termos de brutidão. Nunca na minha vida lhe faltei ao respeito. Mas depois, quando sei que abusei no tom, porque mais uma vez, descarregamos sempre nos nossos, vou lá e tento desculpar-me e compensar.

Como referi, ela oferece mesmooooo muita coisa. Porque tem gosto. Porque adora ver as nossas caras. Porque nos quer mimar. Mesmo que sejam coisinhas de nada. Um afia lápis de maquilhagem. Um pincel. Ela adora dar montes de coisas. E eu e toda a gente, adoramos recebê-las.

Ver, o meu pai, por exemplo, a tratá-la da maneira que trata, porque embrulha umas calças que ele a viu comprar, porque ela é uma atada porque não guardou logo o papel no lixo, etc, etc, etc... Dói de mais!

Ver o meu pai a mandá-la calar, a ameaçá-la porque falou um bocado mais alto do que é costume, dói de mais. Gozar porque ela se engasga. Refilar porque o meu cão é bruto e pisa-a às vezes e ela, óbvio, queixa-se porque lhe dói e ele sempre a dizer que é espectáculo, que exagera, que é mentira... 

Fala mal com ela à frente de todos. Até de pessoas que "chegaram" agora.

Eu fiquei e fico dilacerada por dentro. Morre um pedaço de mim sempre que tenho que ouvir estas merdas para com ela. Estas faltas de educação, estas faltas de consideração por uma pessoa que lhes faz tudo! Posso até dizer, quase que lhes presta vassalagem, pois eles usam e abusam dela!

Eu defendo-a, mesmo não falando com o meu pai, defendo-a.

Eu já a avisei se tenho que me passar à séria da cabeça com ele. Se tenho que envolver mais pessoas nesta história.

Sim, desconfiei de violência doméstica mas ela afirma vincadamente que não.

Mas eu só vos digo, eu que descubra! Eu ou os meus irmãos. O meu pai tem a vida feita num inferno. Isso é a única coisa que vos posso garantir.

Escrevo-vos estas palavras com um aperto no coração e na garganta... as lágrimas a ameaçarem cair.

É que claro, ninguém merece ser mal tratado, sofrer violência seja de que maneira for, mas a minha mãe, mais uma vez, não sendo perfeita, óbvio, ninguém o é, não merece isto!

E nem só do meu pai, pessoa à qual ela faz tudo e vive para ele, a trata mal. O meu irmão vai pelo mesmo caminho. Não "abusa" em certos aspectos, mas também a faz de empregada. Abusa da boa vontade dela. Fala mal, com maus modos, com brusquidão.

Sim, parte de certos comportamentos, são devido a ela. Ela tem culpa. Mas infelizmente já estão enraizados.

 Mas nada justifica esta violência psicológica.

Mas vos garanto também, assim não vai ficar.



8 comentários:

J.P. Alexander disse...

El problema con la violencia y el abuso es cuando se ha sufrido es dificil salir de él aunque no este la persona que nos hizo daño. Y es dificil ver nuestro valor. Te mando un beso

Natacha disse...

Cláudia, violência psicológica TAMBÉM é violência doméstica; não te esqueças disto. E não, a tua mãe não tem culpa - ela é a vítima. Não comento mais nada, para não dizer asneira.

Um beijinho :)

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Fiquei triste ao ler esta tua partilha...
Se ele age e fala assim junto até a pessoas que acabam de chegar ao vosso núcleo, fica reticente... Ao que pode fazer em privado. Vai estando atenta.

Ninguém merece mesmo
Um beijinho

Fá menor disse...

Dói ler.
Poderá hegar uma altura em que será ela a ter de impôr-se, a dar um basta. Mas será preciso querer abrir os olhos, mas o amor é tão cego... Não será muito fácil...
Beijinhos e fortaleza para ambas!

Chic' Ana disse...

Quando magoam as pessoas que amamos, dói, por vezes mais, que a elas próprias.
Não sei muito bem o que dizer, sentar, conversar, será que ajuda de alguma forma?
Beijinhos, força e coragem!

Isa Sá disse...

Nada justifica a violência, e esta vida é uma passagem é pena que haja tanta gente a não respeitar o outro.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Cidália Ferreira disse...

Uma partilha que faz parte -infelizmente- na vida de muito casais. Muitas mulheres são tratadas mais abaixo de animais , quando são criadas para tudo. A Minha Falecida Mãe também sofreu com o meu pai. É Horrivel. Estou contigo! Ninguém merece!
.
Não me sinto perdida no tempo...
Beijos e uma excelente semana...

" R y k @ r d o " disse...

Quem tem mãe tem tudo... quem não tem mãe não tem nada. Infelizmente já não tenho a minha. Maldito covid que a levou.
.
Deixando cumprimentos. Feliz semana.
.
Poema: “ Como não te amar “
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...