quarta-feira, novembro 27

Ordenado

Acho graça, muita gente tem mesmo uma ideia errada do ordenado que eu ganho.

Pensam que, por estar numa empresa privada e por ser Técnica Financeira, que ganho bem.

Neste Sábado, a minha cunhada a falar dos ordenados no Estado, que um Técnico Superior ganha mal.
Eu comentei que, apesar de não ser nenhuma fortuna, para mim já era bom.
1200€ dão +/- 900€ limpos fora o subsídio de almoço, que esse sim, é bem baixo.

Ela acha pouco, eu disse que sim, lá está, não é nenhuma fortuna.

E ela a insistir que no privado pagam mais.

E eu a tentar-lhe fazer ver que não em "todos os privados"...

Ao que ela se vira e diz "mas tu queres ir para o Estado e ganhas mais que isso".

Pois, filha, quem me dera!

Assim que lhe disse, e não tenho problemas nenhuns em dizer aqui também, que nem 650€ limpos trago para casa, ela ficou chocada.
Claro, a este valor acresce subsídio de refeição, que é igual ao do Estado. 4,23€.

É que chocada é mesmo a palavra indicada para a reacção dela. Ficou de boca aberta, incrédula com "tanto" ordenado.

Eu sei, há muita gente a ganhar menos, há casais com filhos onde ambos ganham isto...
Mas é baixo. É pouco.
Não me acho mais que ninguém, mas ainda "perdi"  anos numa faculdade que até à data pouco me serviu...

Mas sim, tenho recebido várias propostas também a oferecerem o ordenado mínimo a exigirem mundos e fundos.

É isto.


5 comentários:

Ricardo disse...

Bom dia,

estou a comentar porque sou funcionário público nesse "belo" ordenado de 1201,48€ brutos.
Mas com o subsídio de alimentação e sendo solteiro não vai além dos 920-950€/mês. Por isso, "não acresce" subsídio de alimentação aos 900€.
Era apenas para clarificar isso.
E sim, há no privado quem ganhe muito menos. Mas também quem ganhe muito mais. Creio que o problema estrutural do nosso país é mesmo esse. E também entrar em guerras permanentes entre "privado" e "público". Até porque a realidade de que no "público" não se trabalha já é do século passado (literalmente! não esquecer que estamos no século XXI). Agora trabalha-se bastante e ganha-se pouco para o tipo de trabalho que se faz - sobretudo os técnicos superiores.
Além de que, quando os mais velhos se reformarem (esses sim com ordenados superiores) ver-se-á que a média de ordenados na administração pública baixa. Além disso, quando noticiam ordenados médios contam com todas as profissões que prestam serviço público. E nem todos têm os mesmos benefícios.

Isa Sá disse...

Os ordenados em Portugal são muito baixos...infelizmente.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Olá Cláudia,

Este é o tipo de conversa que me irrita muito. Não é apenas em alguns privados que se paga mal, é em praticamente todos.

Quem está no publico queixa-se de tudo e mais alguma coisa, inclusive do trabalho que lhes vamos dar quando temos de recorrer aos serviços de estado para resolver alguma coisa. Mal eles sabem (ou sabem) a luta que no privado se estabelece para conseguirmos um emprego mesmo que a troco de 20 ou 30 euros a mais que o ordenado mínimo... Pois é... Sei bem o que são esses 650€ limpos...

Entristece, mas também não morremos de vaidades de riqueza, nem alimentamos manias, pena que muitas vezes se podia, apenas, viver um pouco melhor.

Beijinho

o ultimo fecha a porta disse...

De facto ganhas muito pouco para uma pessoa licenciada. Não faz sentido, ainda por cima com os custos de vida na capital.

Como alguém dizia acima, mesmo ganhando mais com os descontos é uma limpeza. Apesar de não me poder queixar muito, desconto uma barbaridade. Sinto que trabalho para o Estado.

Marisa Reis disse...

É como te disse, eu tenho 18 anos de experiência, uma Licenciatura em Informática de Gestão e o que me oferecem é sempre o SMN, se peço 800€ parece que estou a pedir um balúrdio, as caras são tão engraçadas que se por vezes dá vontade de rir, para não chorar, nas entrevistas…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...