quinta-feira, maio 7

Falafel no forno

Andava doida para experimentar fazer falafel em casa.

Eu admito, antes não comia grão. Quando comia nos hambúrgueres com batata doce, estava o sabor disfarçado pela batata.

Uma vez, já casada, o marido decide fazer sopa de grão e espinafres. Duas coisas que como mas...
Mas mesmo. Até provar a sopa. A sopa parecia doce! Fiquei super fã e eu própria já fiz uma sopa de grão.

Desde essa sopa que ando a apostar mais em grão na minha alimentação.
Parece que efectivamente o meu paladar está mais habituado aquele sabor característico.

Ainda não o comi só cozido, mas hei-de arriscar 😂
Até lá, vou fazendo estas experiências.

O meu falafel no forno (que adoro o frito, mas faz mal).

Aqui, antes de irem ao forno

Ingredientes e preparação:

Usei 1 lata pequena de grão, escorrido. Aproveitei a água para fazer outra receita.
Pus o grão na 1 2 3 e coloquei salsa, 1 dente de alho, +/- 1 c. de sopa de cominhos em pó, outra de açafrão e outra de pimentão doce.
Uma pitada de sal fino e piquei na 1 2 3 até ficar uma pasta moldável.
Juntei no fim caril em pó, sem ser do picante.
Misturei tudo novamente e formei bolinhas, que depois espalmei numa espécie de mini hambúrgueres.
Levei-os ao forno +/- 20/30 minutos, a 220º.

Provei-os ainda "crus" (o grão de lata está cozido, claro) e estavam divinais. Estava doida para os comer já depois de irem ao forno.

Não desiludiram.

 Aqui já feitos, que lindos

Um aberto. 
Penso que dá para perceber que ficaram fofos por dentro e com uma espécie de crosta por fora. 
Muito bons mesmo.


7 comentários:

bea disse...

Não sou fã de falafel. Mas gosto de grão. Nas sopas e como de tradição portuguesa, num prato simples com bacalhau cozido e desfiado e ovo, salsa, cebola picada azeite e vinagre que substituo por limão.

Isa Sá disse...

Nunca comi!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Isabel Jesus disse...

Eu adoro falafels!
Aprendi a fazer quando dividi casa, era das melhores receitas da minha colega de casa! :)

" R y k @ r d o " disse...

O aspecto é de fazer crescer água na boca. Imagino que dar-lhes uma dentadinha seja uma maravilha

Um dia feliz

Cidália Ferreira disse...

Esses bolinhos ficam com um aspecto delicioso!
Quanto à sopa. já fiz de lentilhas e espinafres. Fiquei fã também. Recomendo :)
Obrigada pela receita e sugestão!
-
Esculpir um novo resumo.

Beijo e uma boa tarde! :)

Marina Maia disse...

Nunca provei falafel, mas grão adoro e agora pensei que há muito tempo não como grão com bacalhau e ovo cozido, adoro!!!

O último fecha a porta disse...

Estava a ver o que lhe dava côr tão amarela :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...