quarta-feira, maio 6

Parabéns avô!

Como já referi, é o único que tenho ainda vivo. As avós já foram embora, o avô paterno também.
O meu último avô é o materno e espero que se mantenha por cá por muitos anos.

Adorava que comemorasse os 100 anos, admito.
Levava-o à televisão ou a um programa de rádio. Ele tem esse sonho.
Se alguém que me lê, souber como realizar este sonho dele, principalmente o da rádio, ficarei eternamente grata.

Adorava também juntar a família toda e fazer uma grande festa. Mesmo os 89 anos, é motivo para comemorar e muito.
Gostava de lhe fazer uma surpresa com toda a gente. Os 90 seria a data ideal. Mas lá está, não quero arriscar e perder essa oportunidade.

Mas.....

Parabéns avô!


Mais um aniversário, junto de nós. 💓
Mais uma vez digo, apesar de todos os problemas que ele tem, próprios da idade, acho-o ainda bastante bem.
A cabeça já não é o que era, repete-se 50 vezes, nunca sabe a que dia está, aniversários, nada. Mas anda bem, com limitações.
Come bem, é doido por doces e pela sua aguardente depois do almoço 😂
Se calhar é isso que o conserva.

Tem uma história de vida do caraças.
Passou fome. Já foi mesmo pobre. A famosa história da "sardinha para três", ele passou por isso.
Andava descalço.
Passou pelo seminário. Foi para a PIDE. Esteve para sair de Portugal para o Canadá quando pensou que eram os comunistas que iam ficar no poder. Foi marinheiro. Sabe código Morse ainda de cor.
Sabia Inglês e Francês muito bem. Tanto, que criou duas gramáticas, até com as pronuncias.
Trabalhou nos correios e na televisão.
Foi o homem dos 50 ofícios. Ainda me lembro do tempo em que ele trabalhava. Há mais de 20 anos, penso.

Já fumou, já teve excesso de peso devido à quantidade excessiva de comida, principalmente pão, que comia.
Já fez imensas viagens, tantas, que envergonham os mais jovens... até a mim 😛

Nunca quis empréstimos. Sempre pagou tudo a pronto. Tinha dinheiro? Comprava. Não tinha? Não comprava/compra. Junta.
Nunca faltou nada em casa, apesar de ter dado uma educação demasiado rígida à minha mãe. Mas era o que ele tinha conhecimento.

Foi mais pai que o meu pai. Ia-me buscar e pôr à escola, estava lá sempre à porta a horas.
Sempre me ajudou nos trabalhos de casa. Até no 1º ano da faculdade, os trabalhos, era a ele que eu ia pedir ideias.

Tem defeitos, muitos. Todos nós temos. Irá mudar agora? Claro que não, apesar de estar mais calmo.

Não posso pedir mais 89 anos avô, mas os que tiverem que vir, que espero que sejam, no mínimo, mais 11, que venham cheios de alegrias, que eu consiga realizar um desejo teu. Que continuemos a conseguir tratar de ti. Que os vivas com saúde e condições básicas. Que o teu corpo responda bem a tudo.


6 comentários:

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Olá Cláudia,

Fiquei emocionada com o teu texto, e deu-me aqui uma vontade de chorar imensa.

Que bonitas palavras, e que homem forte e de carácter tens aí no teu avô/pai :)!

Que a vida lhe seja bonita e ainda breve. Parabéns pelo carinho que lhe tens ;)

Beijinho

Isa Sá disse...

Muitos parabéns para o avó!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

" R y k @ r d o " disse...

Muitos parabéns para esse campeão resistente e para quem o ama e dele cuida.
É de facto uma idade bonita. A minha mãe tem 86 anos e está ali para as curvas.
.
Um dia feliz
Cuide-se

Sandra C. disse...

Tão bom ter um avô assim! Os meus já lá estão... também tinham histórias di arco da velha para contar!!
Parabéns ao avôzinho!!

Beijos e abraços.
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com

Cidália Ferreira disse...

Muitas felicidades para o teu Avó! Que a vida lhe permita festejar os 90, os cem...com muita saude!
Obrigada por partilhares este pedacinho comigo :) 🎂🎉❤
-
Uma estrada vazia, um silêncio no ar

Beijo e um excelente dia! :)

Marina Maia disse...

E sabes...o meu marido também fez anos...o teu avô parece-me um bom tipo de pessoa, tal como o meu marido!!!
Beijinho e muitos anos de vida ao avô!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...