quarta-feira, agosto 9

A revolta pelo meu avô

Dizem que há várias fases no luto. A revolta penso ser uma delas, mas acreditem, ainda antes dele falecer, já a tinha!

No fim-de-semana que vos contei que decidimos, entre todos os familiares responsáveis, levar o meu avô para o hospital, a minha revolta para com o lar, tem sido mais que muita.

E só ainda não fiz nada, quer queixa, quer denúncia, quer tudo, porque a minha mãe ainda não mo permitiu.

Ao meu avô, já não posso salvar, mas se conseguir salvar algum outro idoso, assim o farei, se conseguir.

A ideia que passavam era que realmente o meu avô já tinha desistido de viver. O coração estava fraco e por isso mal comia. 

Uma das Srªs do lar, a dizer que lhe dava muita água, que era aquilo que ele mais bebia!

Pois que chegado ao hospital e umas horas depois, soubemos que além da infecção respiratória, tinha infecção urinária! E que estava para lá de desidratado!

Quer dizer, além de terem mentido no que toca a dar-lhes água, mentiram em tudo o resto.

Eu tinha quase a certeza que o meu avô não desistira! Mas não sabíamos se aguentaria o mal que lhe fizeram!

Iam-no deixar morrer à fome e à sede! Cheio de dores e ele sem poder se queixar! Os gritos dele, eram mudos. A expressão era de dor, mas não saía som nenhum.

Chegávamos lá e claro, elas sempre todas muito atenciosas. Diziam para não o alimentarmos porque ele já não conseguia, que se engasgava muito e em vez de o levarem ao hospital, diziam que era ele já a morrer. Até podia ser, mas há dignidade!!

De facto o corpo dele podia já não estar a corresponder, mas só sei que ele foi mal tratado!

Toda a gente tem direito nem que seja a cuidados paliativos! 

Só de imaginar, 3 dias, TRÊS dias, ele sem comer e a beber nada mais que a água que a minha mãe lhe dava!

Filhos da puta!

Já disse à minha mãe que quero uma reunião com o dono do lar e com o suposto "médico" e se eu conseguir, quero um relatório médico a falar da negligência para com ele.

É uma tristeza chegar-se a esta idade e sentir que somos, sei lá, um saco de pancada ou um saco de lixo que podem deixar ali... É um ser humano! Nem uma cama para estar esticado tinha! Mais de 2 semanas acamado e todo encolhido!

E a fisioterapia que disseram que faziam, nunca fizeram nada e ele cada vez se mexia menos! Nojentas estas pessoas!

Não têm pais? Avós? Não têm familiares? Gostavam que lhes fizessem o mesmo aos familiares ou a eles?

Filhos da puta! É a única coisa que consigo dizer.

Mas isto não fica assim, não fica não. Ou eu não me chamo Cláudia!



8 comentários:

J.P. Alexander disse...

Espero que todo salga bien y si es terrible cuando se aprovechan y hacen daño a alguien que amas. Te mando un beso.

Anónimo disse...

Bom dia Claudia! Gostei muito que tivesse lido e respondido ao meu comentário. Obrigada! Quanto ao lar do seu avô, estou consigo: filhos da puta. Se eu tivesse poder, todos os idosos que precisassem seriam tratados com dignidade até ao fim. Consegui ter os meus pais sempre em casa comigo e tenho muito pena de velhinhos doentes, pobres e no abandono nesses lares medonhos. Se eu fosse a si. ia em frente com pedidos de explicações, apuramento de responsabilidades e até denuncia. Pelo seu avô e por todos que podem estar a sofrer por lá. Já não vai conseguir ter o s seu avô de volta, mas vai sentir alívio e serenidade porque fez alguma coisa que possa ajudar outros. No país que temos, é quase certo que nada aconteça, ficam impunes. Mas, pelo menos dá-les trabalho, preocupação e talvez algum cuidado. Faça-lhes a vida negra. Um beijinho.
Prefiro conversar consigo pelo face (mensagens privadas) . Veja se me encontra.: Dulce Dias . É fácil, estou numa foto ao lado do marido, sou de V.N.Famalicão. Vá dizendo se conseguiu.

A teia dos 20 mais x disse...

Que triste me senti a ler as tua palavras. É duro... muito duro imaginar que se ele passou fome e sede o que lhe passava nos pensamentos :(

Um beijinho, nada o traz de volta e todas essas questões tornam o luto mais sofrido, que descanse em paz.

beijinho e abraço para ti

Anónimo disse...

Peça todos os relatórios médicos que conseguir e faça queixa.
A minha mãe foi cuidadora informal da mãe e vi bem o quão difícil é cuidar de alguém debilitado. Foram mais de 10 anos sem férias (e tem irmãos), a mudar fraldas, dar comida/água à boca (mesmo qdo metade ia fora), dar banho com panos, mudar roupa, ...
Um lar deveria ter pessoas preparadas, mas... Mantém-nos presos, calados, medicam e, quando morrer... vem outro.
Força!

Cláudia disse...

Dulce, não consegui encontrá-la... Aparecem muitas mulheres mas sozinhas nas fotos e pesquisei pela localidade também... :/

O ultimo fecha a porta disse...

é isso que me assusta nos lares e que várias vezes chamos a atenção no meu blog. Sou repetitivo mas não consigo ficar indiferente a estas pessoas que têm lares para maltratar, torturar, esbofetear idosos indefesos e cujas famílias não querem ou não conseguem tomar conta deles. Um dia vamos ser nós. Não pode ficar impune.

Anónimo disse...

Faça queixa. Tem todo o direito de o fazer. Isso que alegaram não desculpa nada. Pelo contrário, era mais uma razão para o terem confortável. Nos lares, não dão água suficiente aos idosos para não terem que os levar a casa de banho ou trocar fraldas com mais frequência. Acho muito bem que avance com a queixa.

Tudhttp://eutambemtenhoumblog11.blogspot.com/2023/08/a-revolta-pelo-meu-avo.html?m=1o o resto é desculpa. Tb costum

Anónimo disse...

Concordo com tudo. E quão irónico e, chamar lar a estes sítios…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...