quarta-feira, agosto 23

Heranças

Há vários tipos de heranças que a nossa família nos deixa. Até dívidas, sei quem tenha herdado.

Há coisa de duas semanas, quando fui a casa da minha mãe, fez questão de me dar uma coisa que já queria ter dado há muito. Ela é teimosa, eu disse para ela ficar lá com ele, mas pô-lo ao meu pescoço e nada feito 😂

Estou a falar de um fio. Um fio de ouro, com uma cruz também em ouro.

Era da minha avó. Faleceu já fez 9 anos +/- e a minha mãe, desde então, que mo queria dar.

Mas aqui o interessante, é que este fio tem muitos mais anos e é bem mais antigo que a minha avó. Ele era da avó da minha avó! Por isso, era da minha trisavó.

A minha mãe não sabe se ainda vem mais de trás, mas pelo menos da minha trisavó era. E passou para a minha bisavó, que por sua vez passou para a minha avó e agora, para mim. 

Ela, na altura, disse que o fio era para a 1ª neta que nascesse. Nasci eu primeiro e no dia 13 de Agosto de 2023 cumpriu-se a "promessa".

Tenho lá o fio em casa. Não tenciono andar com ele, devido não só por ser um fio de ouro e não querer ser roubada/perdê-lo como pelo valor sentimental e familiar que ele carrega. Também não o vou vender, como devem calcular.

Andou em pelo menos três gerações de mulheres da minha família! Um orgulho imenso. Um autêntico "peso" ao pescoço.

Só me recordo a partir da minha bisavó, mas não interessa, só por saber que deve ter alguns 80 anos no mínimo, o valor dele (sentimental) aumenta ainda mais.

Como referi, o valor comercial do mesmo nem me interessa.

Só sei que tenho que passar o "legado"... Agora a quem, só a Deus/Alá/Universo/etc, pertence.


 

6 comentários:

J.P. Alexander disse...

Siempre hay cosas que valoramos de nuestra familia además de recuerdos. Te mando un beso.

A teia dos 20 mais x disse...

Que preciosidade, tens sem dúvida um "objeto" de um valor incalculável, pelo que relatas, o passar de geração em geração, ser algo que todas carregaram consigo, com a sua história. É maravilhoso.

Quanto ao valor comercial, tens aí uma mina em valor, sem dúvida.

Beijinho

" R y k @ r d o " disse...

Sem dúvida uma peça super valiosa, tanto material como sentimental.
.
Saudações cordiais e poéticas
.
Pensamentos e devaneios poéticos
.

O ultimo fecha a porta disse...

QUe giro!

bea disse...

Há assim coisas que valem pelo valor estimativo. Não é crível que herde algum dia algum objecto dessa natureza. Mas por vezes peço uma pecinha pequena (um paninho de tabuleiro, uma pega) feita pela pessoa que estimo e já deixou este mundo. Fico com a ideia de que tenho um pouco dela comigo. As provas físicas fazem falta.

Anónimo disse...

Não precisa perguntar a nenhuma entidade especial! Mesmo que não queira mesmo ter filhos tem sempre a sua irmã mas ainda deve faltar muito tempo para se preocupar com isso e entretanto a vida dá muitas voltas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...