sexta-feira, agosto 11

Acerca de ter filhos

Nunca me senti tão pressionada, como agora.

Não que ande alguém atrás de mim, mas a verdade é que à medida que a idade avança, e já vou nos 35, a pressão é maior.

Antes a pressão que sentia era mesmo a própria sociedade, aquilo que incute, parece que é obrigatório só porque sou mulher, ter filhos. 

Depois casei, ainda pior... Família chegada sabe que é um não assunto, logo, ninguém insiste nem pergunta, mas vão falando. Mas acaba por ser a própria sociedade, lá está, que empurra essa "obrigação". Mulher, casada e sem filhos? Ai não, um horror.

Agora sinto que é uma questão de idade. 

"Porque já tens 35, devias congelar os óvulos."

"Ai porque tens 35, já há probabilidade maior de vir com doenças, etc... "

Andarem a assustar, ainda é pior. E com os avanços na medicina, há tanta mulher a ter o 1º filho aos 40 anos, não me sinto assim tão velha, para, se me decidir a ter, tê-lo!

Mas não. Toda a gente dá a sua opinião, toda a gente tem uma opinião! Mesmo sem eu pedir.

Porque falam em doenças, porque falam em maior dificuldade em engravidar, porque falam em exames marados, eu sei lá...

Não vejo ninguém a acalmar, a apoiar, nada...




3 comentários:

J.P. Alexander disse...

Es tu decisión tener hijos. Pero en un mundo con el cambio climático y con tantos problemas. Es algo que yo no haría. Te mando un beso

Anónimo disse...

olá
A decisão é só tua!!
Não tem de haver pressão para ter ou não ter!
ninguém tem de se meter numa decisão tão pessoal....
Se calhar tb não tens a certeza do que ainda pretendes.. o que é normal!

beijinhos

Anónimo disse...

Ui! A quantidade de colegas que tenho sem filhos! Solteiros, casados, homens e mulheres! São mais que as mães, literalmente (devo ser a mãe mais nova e tenho 40 anos). Casa dos 30/40/50 anos.
Se querem/podem ter filhos? Alguns até queriam, outros nem por isso.
Tenho 40 anos e dois meninos (9 e 6 anos).
Já ninguém me chateia pois cumpri a minha "missão" (como se fosse obrigatório). :p A única pressão que sinto é minha. Será que não me vou arrepender por não tentar a menina? Naaaa...
Quanto aos outros, que eu me lembro só o pai passou horas sem dormir e só ele contribuiu para as despesas. Logo só ele poderá opinar.
Decidam como casal. Os outros... que se lixem.
Felicidades!
SM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...