terça-feira, junho 16

Hipocondríaca

Directa ao assunto, como lidar com isto?

Da mesma maneira que as pessoas não sabem lidar com a ansiedade e eu tenho que explicar 50 vezes a mesma coisa, eu não sei lidar com isto.

Alguém que sofra ou que conheça alguém que sofra e me possa dar "luzes"?

Estou a falar muito a sério.

A minha irmã vai fazer 23 anos e nunca vi ninguém como ela.
Já temo por ela. Pela cabeça dela.

Tem uma borbulha, é cancro.
Tem uma dor, é um tumor..
Tem ataques de pânico, lá vai ao médico.
Agora tem problemas de pele por causa dos nervos.
No outro dia, não conseguia mexer o braço e lá foi ela ao médico.

Nunca vi nada assim. É uma miúda e eu já não sei o que dizer, fazer, reagir, nada.

Já lhe disse, ela precisa de se distrair mais. Ir fazer desporto para ver se não pensa nas coisas,não sei.
Pintar livros anti stress... Juro que não sei mesmo.

Já não sei se é só do trabalho dela, do qual finalmente se despediu, se é de estar longe de nós, se é de estar no Porto e não conseguir vir para Lisboa por causa do preço das casas... Não sei mesmo.
E isto é de mais.

Quero ajudá-la, tentar distraí-la, mas não sei mais o que fazer e dizer.

Às vezes irrita-me, admito. Porque ela não pode sentir nada que pronto, vai morrer.
Isto não é vida para ninguém, mas muito menos para uma miúda de 23 anos... 😔


8 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia:- A sua irmã precisa de um acompanhamento psicológico. As complicações dela podem agravar-se com o tempo e começar a entrar em depressão o que pode ser grave.
.
Tenha uma feliz Terça-feira
Deixando uma 🌹

Isa Sá disse...

Talvez precise da ajuda de um profissional para ultrapassar esses medos...

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Olá Cláudia,

Uma situação um pouco delicada para se dar opiniões leves, não deve ser fácil acredito... para ela e para quem mais convive com ela. O facto de estar longe de vocês acho que pode piorar a situação sim, porque alem de poder pensar "estou doente e com cancro" ainda acresce o pensamento de " e estou longe de tudo vou passar por tudo sozinha"... É muito nova sim, para andar assim tão centrada nessa questão.

Acho que as tuas ideias são um principio que ela devia de ponderar, o desporto, o fazer alguma actividade que a desligue da rotina como pintar como sugeriste..., mas acho mesmo que o desporto seria a grande diferença, descia-lhe os níveis de ansiedade e ia conseguindo estabilizar aos poucos.

Espero que melhore, um beijinho

Lisa disse...

Claudia infelizmente sou como a tua irma mas o hipocondrismo tem na sua base ansiedade e consequentemente ateques de panico.
Eu tenho medo de fazer exames medicos, cada dor que sinto ou alteracao no corpo fazem-me tremer de medo. Isto comecou por volta dos 13/14 anos por isso ja la vao muitos anos. O que tenho aprendido e que so eu me posso ajudar e quanto mais alguem tenta relativizar a situacao menos ajuda. Eu entendo a intencao de ajudar mas so faz pior acredita.
O que me ajudou a mim foi ter tido a ajuda medica necessaria para aprender a viver com a minha ansiedade. E verdade que nunca foi embora nem vai mas aprendi a reconher o que e ansiedade porque e essa ansiedade que me faz ter sintomas fisicos de doencas. Eu chego a ficar paralisada de um lado do pescoco e tudo so por causa da ansiedade.
Espero sinceramente que a tua irma consiga ter a ajuda necessaria para a ajudar a viver com isso.

Carla Crespo disse...

Querida... se ela tiver interesse o ideal é procurar ajuda profissional, para a ajudar a criar ferramentas para lidar com a ansiedade. Sei que existem terapeutas que fazem consultas a preços mais acessíveis e em principio pode encontrar gratuitamente em universidades (para que os alunos possam ganhar experiência, naturalmente que são vigiados pelos professores).

Um grande beijinho**

Cidália Ferreira disse...

Consigo compreender as duas. Há coisas que não conseguimos ajudar e é frustrante!
Algo diferente para se distrair não era má ideia. Mas não deixa e não ser preocupação para a família!
-
Escrevo ao anoitecer, quando me visitas

Beijos e um excelente dia! :)

O último fecha a porta disse...

Não consigo ajudar, mas quando é exagero, não é bom. :/

bea disse...

E um psiquiatra ou um psicólogo, não resolvem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...