quinta-feira, setembro 8

Crenças erradas ou limitantes

Ontem falei em crenças e realmente aqui, sem dúvida alguma, foi o psicólogo que me abriu os olhos.

Tinha algumas ideias pré definidas acerca da minha pessoa.

Frases que me foram ditas a vida toda e quer queiramos quer não, agarramo-nos a elas com unhas e dentes, muitas vezes para justificar até comportamentos. E passamos a achá-las como normais, como fazendo parte da nossa realidade.


A 1ª frase que sempre ouvi muitas vezes, é que era a maníaca das limpezas.

Comentei isso com o psicólogo e lá chegámos à conclusão que não, não sou maníaca nenhuma. Apenas sou cuidadosa. Gosto de ter as coisas limpas e asseadas. Tudo arrumado. Para mim, são os mínimos.

Porque serei eu a maníaca e não quem me "critica" os desleixados?

Já começaria a roçar o "maníaco" se lavasse cortinados todos os dias, por exemplo. Se andasse constantemente a limpar o pó. Várias vezes por dia aspirar o chão... Isso sim, já poderá ser um transtorno.

 

A 2ª frase que sempre ouvi muitas vezes, é que sou insensível, não tenho sentimentos.

Pois que foi outra crença que se desmitificou. Tenho sentimentos e bastantes e mais ainda, são bonitos. Posso não me saber exprimir, a conversa é outra, mas eles estão cá, pois claro.

Amo como toda a gente, sofro, algumas vezes, mais que muita gente... Cada um com os seus.


A 3ª frase que sempre ouvi muitas vezes, é que era dependente emocional (do marido, por exemplo)

Mais uma vez, ouvia as pessoas a dizerem-me isso e eu comecei a acreditar que sim, até por alguns comportamentos meus... Adivinhem? Não o sou. Ele explicou-me o que é ser, ao certo, dependente emocional e foi mais uma crença que caiu por terra.


Quem diz estas crenças, diz outras que poderemos ter e nem temos noção delas. Se puderem falar acerca das vossas com alguém neutro, façam-no. É o meu conselho.



5 comentários:

Jaime Portela disse...

Se fosse possível vermo-nos como os outros nos veem, não nos reconheceríamos.
Para além disso, cada um dos outros vê-nos de maneira diferente.
Sendo isto uma verdade absoluta, o seu "problema" é outro: é dar demasiada importância ao que os outros pensam acerca de si.
Mas eu não sou psicólogo... digo apenas o que acho e sem qualquer certeza...
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Beijo.

Cidália Ferreira disse...

Cada um é como é. Como se diz; somos todos iguais, todos diferentes. :)
-
Enquanto as ondas dormem no mar...

Beijo e um excelente dia.

Isa Sá disse...

às vezes também de dizem que exagero nas limpezas, mas eu não concordo. Apenas gosto de ver tudo limpo.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

- R y k @ r d o - disse...

Seja sempre como é e não ligue às línguas viperinas.
.
Abraço poético
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Marina Maia disse...

verdade e sao tudo coisas que nos enfraquecem, nos dominam sem razao....eu tenho sofrido muito por situações parecidas, continua assim, bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...