quinta-feira, janeiro 18

5 questões poderosas para transformares a tua vida

Mais uma vez, adoro estas coisas e tenho que começar a estar mais atenta a estas coisas que nos fazem pensar. Vi no LinkedIn e decidi trazer para aqui.

 

1º Quem faz sobressair o melhor em mim? Posso agendar passar mais tempo com essa pessoa? Pode parecer cliché, mas tornamo-nos nas pessoas com quem mais tempo passamos.

Quem faz sobressair o melhor em mim, ainda não sei. Mas começo a entender quem faz sobressair o pior. Mesmo que eu não possa mudar de pessoa, para já, posso tentar mudar a minha reacção às coisas que essa pessoa faz. Dificílimo, mas enfim.

Talvez o melhor em mim saia com uma amiga, colega de trabalho. Agora pensando bem... Ela é super querida e faz-me querer ser querida. É preocupada e gentil e faz-me querer ser mais como ela.


2º Se eu mantiver os mesmos hábitos que tenho mantido até agora, daqui a 5 anos, a minha vida estará melhor ou pior? 

Em termos alimentares, não está mau. Apesar de ter que me controlar a nível de bolachinhas 😂
 
A nível mental, esqueçam. Sinto que não tenho controlo quase nenhum sobre os meus pensamentos e pensamentos ruminantes.
 
Também preciso de acalmar a minha ansiedade, impulsividade, etc. Acreditem, já me anda a prejudicar a nível de saúde!

A nível financeiro, não estando mau, podemos sempre melhorar e neste caso, é em relação às acções. Preciso tomar uma decisão e já ando a fazer por isso.


3º Estão as minhas acções de acordo com aquilo que quero para a minha vida ou só em concordância com aquilo que os outros esperam de mim?

As minhas acções, em parte, estão de acordo com aquilo em que acredito. Com base nos meus valores, nas minhas crenças. Mas há crenças que não são boas e ando a trabalhar nisso.

Mas neste campo, preciso de melhorar algumas acções. Mas penso que nada faço com base naquilo que os outros querem, acho...

 

4º Que áreas na minha vida beneficiariam mais, se eu pusesse limites mais fortes? Se não sabem por onde começar, olhem para as partes da vossa vida que sentem onde têm menos controlo.

Penso que mais a nível pessoal. Impor limites ao que conto, que como vos disse, já reduzi e bem. Deixar de achar que as pessoas se preocupam comigo como eu com elas. Que fazem o mesmo por mim que eu faço por elas. 

Em termos alimentares, ter mais controlo sobre mim. Eu como saudável, mas se vejo uma bolacha, que claramente é a minha perdição, lá vou eu comer. Não que ache que abuse sempre, mas vou abusando. Parece que não tenho controlo sobre mim.

 

5º Que pequenas acções posso fazer hoje, que vão criar um impacto duradouro no meu futuro? Que acção podemos tomar nos próximos 30min que mudasse a nossa vida?

Ter mais pensamentos positivos. Começar a ser mais optimista. Arriscar mais. Não ter tanto medo de tudo. Deixar ir, sem pensar muito nas consequências. Ou deixar ir sem pensar que vai acontecer alguma desgraça. Maior parte das vezes não acontece.



3 comentários:

J.P. Alexander disse...

Te hacen pensar esas preguntas. Te mando un beso.

Natacha disse...

Olha, não sei o que comentar! Mas pronto, depois de pensar um bocadinho, cá vão umas palavrinhas:

As perguntas são poderosas, sim senhora; as tuas respostas são do mais sincero que há, ou pelo menos assim parecem. E os pensamentos circulares e ruminantes são terríveis.

Um beijinho :)

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Vou responder mesmo aqui,
é uma bela maneira de pensar e refletir sobre as questões.

1. Quem me faz despoletar o melhor em mim é também quem faz despoletar o pior, são as pessoas mais próximas de mim, como o namorado e a minha mãe.
E isto, daria pano para mangas claro.

2. Sim, com certeza estará melhor; tenho feito mesmo força para melhorar a minha vida, a minha cabeça, a minha forma de estar na vida. Isto é um processo continuo, e claro que a manter pelo menos a vida atual, não tenho como estar pior.

3. Não faço ideia do que os outros querem para mim, além de claro, os meus próximos, que me querem saúde e felicidade. Quanto à sociedade em geral eu não faço ideia do que as pessoas esperam de mim. Tenho vivido muito centrada no meu núcleo familiar, mais ainda depois da chegada do bebé, e não me arrependo minimamente disso sabes? É um bom filtro de amizades, conhecidos e até familiares.

4. Menos controlo... talvez a vida profissional, é aquilo que não depende de mim. A qq altura posso ser dispensada, não faço ideia mesmo da segurança que vou ter por ex daqui a 5 anos neste aspecto, porque não depende em absolutamente nada de mim.
De resto, vou pondo a mão no que posso. Já me senti muito culpada de chegar à noite à cama e não ter feito a ou b, hoje em dia não sou nada, nadinha assim. Faço o que posso e sei que faço bem o que me compete, se alguma coisa fica para trás, "amanhã é outro dia" e assim vou seguindo. A chegada do bebé também ajudou nesta parte, a priorizar.

5. Ser gentil comigo. Faz muita diferença, julgamentos já temos muitos, a nossa cabeça tem de trabalhar a nosso favor.

Beijinho Cláudia :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...