quinta-feira, janeiro 25

Certificados de Aforro

Vamos lá ver se nos entendemos, pessoal.

Não que interesse ou valha a pena falar disso, pois não vou entrar em pormenores, mas eu já tenho Certificados de Aforro, desde que sou miúda!

Sim, tenho Certificados de Aforro da série B, que nunca vencem e o dinheiro está sempre ali a acumular dividendos.

Tenho um valor que considero bastante agradável de Certificados de Aforro e é lá que coloco maior parte das minhas poupanças. Mas prefiro juntar na conta e quando tenho um valor considerável, passo para lá.

Quando decidi começar a investir em acções, era para, 1º aprender e 2º diversificar.

Já aqui disse várias vezes, eu comecei a investir em acções, não com 1500€ como tenho agora e portanto, o valor que tive de retorno em 2023, os tais 18€, é claro que foi baixo. Eu comecei com 50€. Demorei praticamente 6 meses até começar a investir mais e tudo por "culpa" de uma acção que valorizou imenso e ainda bem, já agora 😂 Mas se não fosse isso, se calhar era provável continuar nos 50€ mensais.

Colocando as coisas de outra forma, eu sei que assim de repente, os Certificados de Aforro me tinham dado mais dinheiro, no curto prazo. Mas as acções, irão dar mais. 

E, além desses 18€ que ganhei, não se esqueçam que existe a tal valorização das acções. 

Portanto e para não acharem que ganhei pouco, vamos colocar as coisas de outra forma...

Se eu vendesse agora, neste momento, os meus 1500€ em acções, de 1 ano de investimentos, que agora em Janeiro ainda não investi, eu não só ganharia os 18€ em dividendos, mas quase mais 200€ de valorizações.

Portanto, posto isto, não, os Certificados de Aforro não rendem mais que as acções.

E mesmo que rendam, não se preocupem. Eu tenho a minha reserva de emergência, a minha reserva financeira e mais reservas que sejam precisas, em Certificados de Aforro.

Quero as acções para diversificar e claro, tentar ganhar ainda mais dinheiro. Se deveria colocar para lá mais dinheiro? Devia. Mas como ainda ando a estudar e vou sempre reforçando com 150€ todos meses, está tudo bem.
 
Ahhh e ainda tenho lá € parado que, espantem-se, me dá 4% de retorno. Mais que os Certificados de Aforro (valores em bruto, atenção). Mas como o medo de passar para lá "muito" dinheiro é imenso, vamos fazendo assim e rezar para que continue tudo a correr muito bem!



2 comentários:

J.P. Alexander disse...

Mucha suerte con tus inversiones. Te mando un beso y es mala la serie de Neflix sobre la caída de la casa Usher. Te mando un beso.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Série B?? Que máximo!!! a taxa a jan de 2024 é de 2,49! fora prémios de permanência e etc (que por acaso não fui ver) só fui ver o valor unitário por curiosidade.
Muito bem, estão a render bem, considerando os 3 em 3 meses :)

Quanto às ações, ainda bem que falaste ai "na venda" esse retorno real da valorização é que faz a diferença. É um mundo mais cauteloso? é, mas tem retornos muito mais vantajosos.

Continua até ganhar mais calo, os 150/mês já são ótimos :)

Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...